Avenida Beira-Rio poderá ser fechada nos fins de semana

edvaldo-pereira-paiva

 

Jornal Metro Porto Alegre – 03/12/2013



Categorias:Outros assuntos

Tags:, ,

39 respostas

  1. Mais uma ideia sem qualquer embasamento técnico e estudo de uso: quando a Av. Beira Rio funcionava como somente uma via de trânsito faria sentido bloqueá-la para o lazer da população. Agora, com 3 pistas, ela, além de via de acesso, é também local de ESTACIONAMENTO (permitido nos finais de semana). Ou seja, bloqueá-la ao tráfego significa RESTRINGIR o acesso à orla nos finais de semana. Mais um tiro no pé do Legislativo Municipal.

  2. A ideia é linda, super legal, muito bonita, mas inviável. PELO MENOS tem que terminar a Padre Cacique. Talvez poderia se pensar em fechar um lado da pista e transformar em duas mãos o outro lado, como era antigamente. Antes disso é loucura e vai trazer muitos transtornos para todos cidadãos que vão tentar se deslocar da Zona Sul para Norte e vice versa. Medida que visa agradar apenas “aquele” grupo, pequeno, mas barulhento que de uns tempos pra cá faz gritaria para qualquer obra nessa cidade.

    Ah, e medida é impraticável em dia de jogo do inter.

    • Também acho, só deveria entrar em vigor depois do fim das obras.

      Honestamente acho que poderia se fazer como tu falaste até terminarem a Tronco (essa sim vai demorar), e daí sim tentarem fechar os dois sentidos.

  3. Realmente, poderiam usar os corredores para isso, seria mais util, ate por que nos finais de semana não tem tanto transito, os onibus poderiam tranquilamente circular com os carros.

    Mas só em algumas avenidas pô.

    Na 3 perimetral ate em dia de semana o pessoal usa.
    haha

    • Hein?? Já existe uma lei destinando os corredores para lazer nos fins de semana. É graças a ela que corredores totalmente segregados como o da 3ª perimetral e o da aureliano/erico ficam bloqueados no domingo.

      • Dessa lei eu não sabia.

        Por isso mesmo que eu disse, os corredores poderiam ser usados, ja que nos finais de semana ficam desertos, sem onibus.

        Mas isso nunca vai substituir um local decente na orla, ou praças bem cuidadas.

  4. Ao passar pela Orla num domingo desses (na altura do Parque Marinha), qual foi minha surpresa ao ver que nenhuma das pistas estava destinada para lazer. Resultado: pessoas andando de skate, bicicleta, patins, no meio dos carros que volta e meia passavam por ali.
    Me peguei pensando na tal da “revitalização da orla”, onde não há unzinho equipamento previsto para qualquer dessas modalidades de forma a dar vazão às demandas já existentes.
    Ao ler essa notícia fiquei pensando naquele decreto que fala que a pista estará destinada ao lazer. Desde o alargamento, perdemos o espaço como pedestres daquela região. Há os que queiram nos mandar para a beira do Lago, há os que queiram nos mandar para o meio do Marinha. Ora, por que não podemos ficar ali, onde a infraestrutura dos carros nos favorece como praticantes de esportes sobre rodas? Por que a cidade tem que ser sempre lugar de passagem e nunca de permanência? As pessoas que ficam lá, ficam por horas a fio, enquanto alguns apenas querem passar o mais rápido possível, não querem desfrutar do espaço. Isso que estamos mendigamos APENAS que no fim de semana se destine ao lazer, até porque durante a semana trabalhamos e pagamos nossos impostos como qualquer outro cidadão. Já que para muita gente pagar imposto é sinal de ser cidadão, onde ficam os anseios dessa parcela da população?
    Quanto ao corredor da Carlos Gomes ser sub-utilizado para lazer, sugiro fortemente que a pessoa passe ali e veja quantos pais ensinam seus filhos a andar de bicicleta, dar as primeiras pedaladas ou as primeiras patinadas. É realmente bonito de se ver. Eu mesmo aprendi a andar de bicicleta ali, faz pouco tempo. Estamos no direito de ocupar as ruas tanto quanto as praças, afinal, ambos são espaços públicos, ainda mais quando é fim de semana e não há urgência alguma em viver com pressa.

  5. A ideia é idiota porque:

    1) tranca uma das poucas ligações entre a zona sul da cidade e o centro, redundando em congestionamento e dificuldade de mobilidade.
    2) a orla está virada num matagal danado. se é pra fazer área de lazer, que se faça no local óbvio: junto ao Lago Guaíba.
    3) outras áreas fechadas da cidade estão sempre sub-utilizadas, como o corredor da Carlos Gomes e o da Aureliano.
    4) o projeto tem o selo Sgarbossa de demagogia.

    • Corredor da aureliano sub-utilizado?? Sub-utilizada é a rua inteira, aos domingos sempre tem muitas pessoas aproveitando a sombra no corredor, inclusive crianças brincando. Alias, à noite, é melhor caminhar pelo corredor que é o único lugar iluminado da avenida.

    • Para resolver a mobilidade podiam ampliar as linhas de ônibus.

      Tu discordar não transforma em demagogia.

  6. Mais uma vez o nobre vereador “jogando para a torcida”.
    Mas a suprema ironia e o parodoxo insuperável é que a Ciclovia da Ipiranga está sendo executada (a passos muito lentos) pelo governo Fortunatti e pior, paga (como contrapartida) pelo Shopping ( o paraíso dos médio-classistas e carrocentristas) Praia de Belas e pelo Zaffari, um dos maiores grupos empresariais do RS, capitalista da gema, donos do Moinhos Shopping e do Sheraton (prédio) e que apesar disso, patrocina o “Sul21″….

    • Não entendi, nenhum vereador tem como acelerar as obras do executivo. Tipo, ele devia propor uma lei para que a ciclovia seja feito rápidamente?

  7. Tem um matagal de frente pro guaiba, por que não fazer isso ALI, ONDE DEVERIA SER?

    Palhaçada.

    • Concordo contigo, Guilherme.
      Se falta espaço para a população aproveitar, é por que a prefeitura não está investindo onde deveria.
      Sou contra o fechamento da avenida. Tem espaço de sobra para ser aproveitado entre a avenida e o rio/lago.

  8. Os corredores de ônibus de uma via como a 3ª Perimetral ser fechada no final de semana é uma coisa, mas a Beira-Rio ser fechada totalmente ao trânsito é outra completamente diferente. Ela foi idealizada para ser uma importante via de ligação do centro com a zona sul e de repente fecha? Sou contra. Totalmente descabida a ideia do vereador.

  9. O Sgarbossa podia manifestar o desejo dele duma vez e mandar matar todos os motoristas. Assim a cidade ficaria bem tranquila, com só 40% da população. Seria um traffic calming bem efetivo, pra usar o termo que eles gostam. Aproveita e manda todos os restantes virarem veganos também. Porto Alegre seria a primeira cidade totalmente vegana do mundo. Seria proibido ter pressa também, a qual seria considerada coisa da “época dos carros”.

    • Que exagero cara… Para que ser tão radical?

      • Radical, eu? O cara quer fechar totalmente uma avenida que é uma das poucas ligações com a zona sul dois dias por semana. Eu pelo menos sou apenas irônico.

        Na real o Sgarbossa sabe que esses e outros projetos jamais seriam aprovados, mas assim ele está sempre na imprensa.

        • se tu leu a matéria, pode ver que existe um decreto que determina o fechamento já em grande parte. O impacto do projeto dele é ínfimo. Logo, tua raiva deveria ser recanalizada para outra pessoa.

        • Vocês vão ganhar um viaduto e a avenida tronco ali no entorno. Mas o Adriano quer todo espaço disponível para a opção de vida dele, nem pensar em compartilhar espaços.

    • muito bom, muito bom. “epoca dos carros”, bem bolado, bem bolado.

  10. Com o Barra consolidado, acho meio complicado. Moro entre o Barra e o Beira-Rio e, há alguns anos, quando é fechada a Edvaldo nos sábados e domingos, no fim da tarde a Padre Cacique sempre enfrenta congestionamentos maiores que em qualquer dia de semana. Isso é anterior às obras. Todo sábado e domingo é assim, as filas são piores que no pico da manhã nos dias de semana. Além disso, para agravar, nesses dias as tabelas horárias dos ônibus são reduzidas e o catamarã ainda não funciona naquela região, o que estimula mais ainda o uso do carro. Com três faixas por sentido e por pista, sugiro o bloqueio de uma das pistas, não as duas simultaneamente,

    • Quem sabe durante o final de semana os ônibus deveriam ter suas tabelas ampliadas para incentivar o uso do transporte coletivo, além disso, geralmente não temos horário final de semana e queremos conhecer lugares novos curtindo o caminho.

    • Vai ter um viaduto que remove uma sinaleira ali, e no futuro a avenida Tronco. E concordo com o Pablo.

  11. Bem, ao menos aos finais de semana vamos ter um espaço para lazer junto do centro e da orla! \o/

  12. Mais uma das tantas idéias luminosas de nossos administradores públicos. De todos quanto infestam o nosso país.

  13. Quem sabe no dia em que os amigos ecoxiiitas do Sgarbosa deixarem urbanizar a orla, nao precisaremos esperar que fechem a avenida para podermos passear junto ao lago.

    • Uau, tem agente que ainda acredita que manifestante mantém aquela orla abandonada? Quem mantém ela abandonada é o descaso. Se eu aprendi algo com as árvores do gasômetro é que se a prefeitura quer ela vai lá e expulsa a gurizada na madrugada, na covardia mesmo.

Faça seu comentário aqui: