Avenida Beira-Rio poderá ser fechada nos fins de semana

edvaldo-pereira-paiva

 

Jornal Metro Porto Alegre – 03/12/2013



Categorias:Outros assuntos

Tags:, ,

39 respostas

  1. Ao passar pela Orla num domingo desses (na altura do Parque Marinha), qual foi minha surpresa ao ver que nenhuma das pistas estava destinada para lazer. Resultado: pessoas andando de skate, bicicleta, patins, no meio dos carros que volta e meia passavam por ali.
    Me peguei pensando na tal da “revitalização da orla”, onde não há unzinho equipamento previsto para qualquer dessas modalidades de forma a dar vazão às demandas já existentes.
    Ao ler essa notícia fiquei pensando naquele decreto que fala que a pista estará destinada ao lazer. Desde o alargamento, perdemos o espaço como pedestres daquela região. Há os que queiram nos mandar para a beira do Lago, há os que queiram nos mandar para o meio do Marinha. Ora, por que não podemos ficar ali, onde a infraestrutura dos carros nos favorece como praticantes de esportes sobre rodas? Por que a cidade tem que ser sempre lugar de passagem e nunca de permanência? As pessoas que ficam lá, ficam por horas a fio, enquanto alguns apenas querem passar o mais rápido possível, não querem desfrutar do espaço. Isso que estamos mendigamos APENAS que no fim de semana se destine ao lazer, até porque durante a semana trabalhamos e pagamos nossos impostos como qualquer outro cidadão. Já que para muita gente pagar imposto é sinal de ser cidadão, onde ficam os anseios dessa parcela da população?
    Quanto ao corredor da Carlos Gomes ser sub-utilizado para lazer, sugiro fortemente que a pessoa passe ali e veja quantos pais ensinam seus filhos a andar de bicicleta, dar as primeiras pedaladas ou as primeiras patinadas. É realmente bonito de se ver. Eu mesmo aprendi a andar de bicicleta ali, faz pouco tempo. Estamos no direito de ocupar as ruas tanto quanto as praças, afinal, ambos são espaços públicos, ainda mais quando é fim de semana e não há urgência alguma em viver com pressa.

    Curtir

  2. A ideia é idiota porque:

    1) tranca uma das poucas ligações entre a zona sul da cidade e o centro, redundando em congestionamento e dificuldade de mobilidade.
    2) a orla está virada num matagal danado. se é pra fazer área de lazer, que se faça no local óbvio: junto ao Lago Guaíba.
    3) outras áreas fechadas da cidade estão sempre sub-utilizadas, como o corredor da Carlos Gomes e o da Aureliano.
    4) o projeto tem o selo Sgarbossa de demagogia.

    Curtir

    • Corredor da aureliano sub-utilizado?? Sub-utilizada é a rua inteira, aos domingos sempre tem muitas pessoas aproveitando a sombra no corredor, inclusive crianças brincando. Alias, à noite, é melhor caminhar pelo corredor que é o único lugar iluminado da avenida.

      Curtir

    • Para resolver a mobilidade podiam ampliar as linhas de ônibus.

      Tu discordar não transforma em demagogia.

      Curtir

  3. Mais uma vez o nobre vereador “jogando para a torcida”.
    Mas a suprema ironia e o parodoxo insuperável é que a Ciclovia da Ipiranga está sendo executada (a passos muito lentos) pelo governo Fortunatti e pior, paga (como contrapartida) pelo Shopping ( o paraíso dos médio-classistas e carrocentristas) Praia de Belas e pelo Zaffari, um dos maiores grupos empresariais do RS, capitalista da gema, donos do Moinhos Shopping e do Sheraton (prédio) e que apesar disso, patrocina o “Sul21″….

    Curtir

    • Não entendi, nenhum vereador tem como acelerar as obras do executivo. Tipo, ele devia propor uma lei para que a ciclovia seja feito rápidamente?

      Curtir

  4. Tem um matagal de frente pro guaiba, por que não fazer isso ALI, ONDE DEVERIA SER?

    Palhaçada.

    Curtir

    • Concordo contigo, Guilherme.
      Se falta espaço para a população aproveitar, é por que a prefeitura não está investindo onde deveria.
      Sou contra o fechamento da avenida. Tem espaço de sobra para ser aproveitado entre a avenida e o rio/lago.

      Curtir

  5. Os corredores de ônibus de uma via como a 3ª Perimetral ser fechada no final de semana é uma coisa, mas a Beira-Rio ser fechada totalmente ao trânsito é outra completamente diferente. Ela foi idealizada para ser uma importante via de ligação do centro com a zona sul e de repente fecha? Sou contra. Totalmente descabida a ideia do vereador.

    Curtir

    • Aliás como todas propostas por ele até o momento.

      Curtir

    • Ainda mais durante as obras na Padre Cacique, é loucura. Qual o outro meio de acesso à zona sul? A 3ª perimetral, talvez algumas pequenas ruas na azenha que desembocam na 3ª também.

      Curtir

    • Legal, estás de acordo desde que o espaço fechado seja do transporte coletivo.

      Curtir

      • Negativo. Eu falei isso por que o transporte coletivo na 3ª Perimetral é ínfimo. Claro que se fosse numa outra avenida com corredores movimentadíssimos como a Protásio, por exemplo, eu não teria dito isso.

        Curtir

        • Ele ser pouco utilizado é um problema, deveria ser mais utilizado. A beira rio não tem tanto trânsito assim no final de semana também. Isso que agora estamos em regime de exceção por causa das obras.

          Curtir

        • Agora me dei conta, continuaste mencionando corredores de ônibus. Tem alguma rua que achas que pode ser fechada?

          Curtir

    • Se se bloquea-se só a metade da Avenida já seria um avanço, porém os motoras nao respeitam e andam alí a mais de 80 km/h

      Curtir

  6. O Sgarbossa podia manifestar o desejo dele duma vez e mandar matar todos os motoristas. Assim a cidade ficaria bem tranquila, com só 40% da população. Seria um traffic calming bem efetivo, pra usar o termo que eles gostam. Aproveita e manda todos os restantes virarem veganos também. Porto Alegre seria a primeira cidade totalmente vegana do mundo. Seria proibido ter pressa também, a qual seria considerada coisa da “época dos carros”.

    Curtir

    • Que exagero cara… Para que ser tão radical?

      Curtir

      • Radical, eu? O cara quer fechar totalmente uma avenida que é uma das poucas ligações com a zona sul dois dias por semana. Eu pelo menos sou apenas irônico.

        Na real o Sgarbossa sabe que esses e outros projetos jamais seriam aprovados, mas assim ele está sempre na imprensa.

        Curtir

        • se tu leu a matéria, pode ver que existe um decreto que determina o fechamento já em grande parte. O impacto do projeto dele é ínfimo. Logo, tua raiva deveria ser recanalizada para outra pessoa.

          Curtir

        • Vocês vão ganhar um viaduto e a avenida tronco ali no entorno. Mas o Adriano quer todo espaço disponível para a opção de vida dele, nem pensar em compartilhar espaços.

          Curtir

    • muito bom, muito bom. “epoca dos carros”, bem bolado, bem bolado.

      Curtir

  7. Com o Barra consolidado, acho meio complicado. Moro entre o Barra e o Beira-Rio e, há alguns anos, quando é fechada a Edvaldo nos sábados e domingos, no fim da tarde a Padre Cacique sempre enfrenta congestionamentos maiores que em qualquer dia de semana. Isso é anterior às obras. Todo sábado e domingo é assim, as filas são piores que no pico da manhã nos dias de semana. Além disso, para agravar, nesses dias as tabelas horárias dos ônibus são reduzidas e o catamarã ainda não funciona naquela região, o que estimula mais ainda o uso do carro. Com três faixas por sentido e por pista, sugiro o bloqueio de uma das pistas, não as duas simultaneamente,

    Curtir

    • Quem sabe durante o final de semana os ônibus deveriam ter suas tabelas ampliadas para incentivar o uso do transporte coletivo, além disso, geralmente não temos horário final de semana e queremos conhecer lugares novos curtindo o caminho.

      Curtir

    • Vai ter um viaduto que remove uma sinaleira ali, e no futuro a avenida Tronco. E concordo com o Pablo.

      Curtir

  8. Bem, ao menos aos finais de semana vamos ter um espaço para lazer junto do centro e da orla! \o/

    Curtir

  9. Mais uma das tantas idéias luminosas de nossos administradores públicos. De todos quanto infestam o nosso país.

    Curtir

  10. Quem sabe no dia em que os amigos ecoxiiitas do Sgarbosa deixarem urbanizar a orla, nao precisaremos esperar que fechem a avenida para podermos passear junto ao lago.

    Curtir

    • Uau, tem agente que ainda acredita que manifestante mantém aquela orla abandonada? Quem mantém ela abandonada é o descaso. Se eu aprendi algo com as árvores do gasômetro é que se a prefeitura quer ela vai lá e expulsa a gurizada na madrugada, na covardia mesmo.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: