Cidades atrasadas ‘escondem’ estádios em apresentações no Sauípe

Cuiabá exibe apenas projeção da Arena Pantanal e provoca risos de estrangeiros; Curitiba não manda representante e São Paulo pede apoio após tragédia

Estande de Curitiba vazio durante a apresentação das cidades-sedes (Foto: Alexandre Lozetti)

Estande de Curitiba vazio durante a apresentação
das cidades-sedes (Foto: Alexandre Lozetti)

Um dia depois de serem alertadas publicamente pela Fifa por conta de atrasos, sobretudo nos estádios, para a Copa do Mundo de 2014, as cidades de Curitiba, Cuiabá e São Paulo participaram de evento em que as 12 sedes tinham de se apresentar em cinco minutos. Elas tiraram o foco de seus estádios, com agravante para a capital paranaense, única a não ter enviado um representante à Costa do Sauípe.

Cuiabá se apresentou antes, seguindo a ordem alfabética. Falou rapidamente da Arena Pantanal, mas usou a imagem de um desenho no telão para dizer que 90% das obras estão concluídas, e que ela será totalmente concluída até o fim deste mês. Neste momento, jornalistas estrangeiros deram risada.

Diogo Carvalho, assessor da Secretaria da Copa no estado do Mato Grosso, reiterou o compromisso de inaugurar a Arena em janeiro, e realizar eventos-teste entre março e abril. As cadeiras ainda não foram colocadas no local, que terá capacidade de 41.390 pessoas na Copa do Mundo, e 44.003 depois.

Logo em seguida foi a vez de Curitiba, sede mais atrasada para o Mundial. O apresentador do evento disse que o representante da cidade não conseguiu chegar a tempo de fazer a apresentação, mas mandou um vídeo sobre as belezas locais. Enalteceu a educação com suas universidades, a limpeza das ruas, as áreas verdes e políticas públicas.

No final de novembro, Arena Pantanal ainda estava preparando plantio do gramado (Foto: Robson Boamorte)

No final de novembro, Arena Pantanal ainda estava preparando plantio do gramado (Foto: Robson Boamorte)

Mas a Arena da Baixada, estádio do Atlético-PR que será palco da Copa, nem sequer foi citada. Na véspera, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, havia ressaltado o atraso das obras no local, assim como na Arena Pantanal e na Arena Corinthians, por conta do acidente com o guindaste, na semana passada, que deixou duas pessoas mortas.

A cidade de São Paulo foi a última a se apresentar. Antes de iniciar, a assessora de ações para a Copa, Elizabeth Tortolano, lamentou a morte de duas vítimas no palco de abertura do Mundial, agradeceu as mensagens de solidariedade e pediu apoio para que a obra possa ser retomada e entregue em tempo de receber a abertura no dia 12 de junho.

– Temos plena confiança que São Paulo, junto com o Brasil, vai superar essa dificuldade e abrir a Copa do Mundo. Contamos com o apoio de todos e isso nos renova em termos de força e confiança.

Situação atual da Arena da Baixada: estádio não é citado em apresentação de Curitiba (Foto: Divulgação)

Situação atual da Arena da Baixada: estádio não é citado em apresentação de Curitiba (Foto: Divulgação)

Elizabeth também disse que o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, fará uma visita à Arena Corinthians na próxima segunda-feira. Nesta quarta, o estádio recebeu técnicos da Fifa e do COL. Nenhuma imagem da Arena foi exibida na apresentação no Sauípe.Talvez pelo “apelo”, a capital paulista teve boa vontade da apresentação do evento, já que não foi interrompida como outras. O vídeo de Recife, por exemplo, foi paralisado antes do fim. Outras sedes, como Porto Alegre e Salvador, abriram mão de exibir o material preparado pelos governos estaduais para não estourarem o tempo.

GLOBO ESPORTE



Categorias:COPA 2014

Tags:, ,

10 respostas

  1. Porto Alegre é uma cidade linda. Precisa urgentemente de uma coisa, MANUTENÇÃO (que é o que sempre digo).
    Precisa também que os porto alegrenses cuidem da frente da sua casa, cuidem da sua calçada e da árvore plantada em frente a ela.
    Precisa que os empresários de qualquer quilate também cuidem de suas fachadas e calçadas.
    Precisa que os comerciantes adotem praças mas não a adotem apenas para colocar aquela placa da SMAM é sim para cuidar.
    Uma cidade precisa de todos, é tão simples é só cada um fazer a sua parte e deixar de ser egoísta.
    Porto Alegre e o Rio Grande do Sul precisam ser um só povo porque só assim voltaremos a ser o que fomos….

    Curtir

    • Concordo com 100%. A grenalização de tudo acabou com o Rio Grande do Sul. É preciso união DE FATO. E um governo sério e que realmente queira o crescimento do Estado.

      Curtir

  2. Breno em Poa infelizmente no pensamento da maioria dos porto-alegrenses é que ” a grama do vizinho é mais verde”

    Curtir

  3. Isso é marca registrada de Curitiba. Digo isso porque moro nesta cidade.

    A única coisa de que Curitiba pode se orgulhar é de ser a capital do marketing. A cidade é um caos no transito, transporte público superlotado, planejamento urbano que tende a fazer a cidade entrar em colapso (que já começou) se crescer demais, ruas extremamente sujas e fedorentas, universidades péssimas, políticas públicas fracassadas, altíssima desigualdade social, excesso de moradores de rua, alto índice de violência, assaltos e tráfego de drogas (em pleno movimentadíssimo centro), além de grandes favelas semelhantes às do Rio e SP.

    E ainda dizem que Curitibano é fechado. Digo com propriedade que é mentira. Na verdade são mal educados e a maioria é praticamente analfabeta. Sim. Aqui as pessoas falam e escrevem muito errado. Mais uma prova de que curitiba mascara sua realidade para aparecer bem em rankings.

    Desculpe a siceridade, mas é a realidade. A maioria dos turistas nem percebe isso. Mas quem mora aqui e está atendo à fontes de notícias diferentes da RPC (RBS do Paraná), cuja emissora “implanta” na cabeça das pesoas uma cidade perfeita, sabe que é verdade o que eu disse.

    Curtir

    • Falando nisso. Outro dia visitei Porto Alegre. O centro, mais precisamente. Foi uma visita rápida e, confesso, fiquei extremamente decepcionado. Sim, decepcionado. Pois fiquei atento ao que li aqui sobre a sujeira e mendigos pela cidade. E fiquei chocado com o que eu vi.

      Sinceramente, a cidade de Porto Alegre que eu vi é bem diferente do que é descrito aqui geralmente. Óbviamente há o que se pode melhorar. Mas passa longe da cidade suja e cheia de mendigos que eu pensei que iria encontrar.

      Tudo bem. Sejamos sinceros. Havia muitos mendigos debaixo daquele viaduto antigo, muito bonito por sinal, mas nada demais.

      Sugiro aos Porto Alegrenses que aproveitem um fim de semana e visitem outra capital e aprendam a valorizar a sua. Pode ser Curitiba, por exemplo, e observem os seguintes pontos:

      1. As calçadas de Porto Alegre são infinitamente melhores e possuem muito mais acessibilidade.

      2. Limpeza das ruas. Sim, as ruas daqui são mais sujas.

      3. A densidade de moradores de rua em Curitiba por metro quadrado é beeem maior que em Porto Alegre.

      Curtir

      • Pelo visto, os moradores tem pior visão de onde moram do que os visitantes. Eu sou de POA, e a única vez que visitei Curitiba, achei tudo ao contrário. Não vi um toco de cigarro no que vocês chamam de Setor Histórico, a praça em frente à Universidade do Paraná era muito bem cuidada com várias fontes funcionando, vi canteiros de flores na Rua das Flores, vi o Passeio Público e achei extremamente bem conservado, muito mais que a nossa Redenção. Meu passeio foi em 2008, e andei a pé mais pelo centro. Fora do centro andei no ônibus turístico (aliás, que tinha um funcionamento muito melhor que o de POA, podendo descer e subir em vários pontos, com freqüencia de meia hora). Curitiba não é uma cidade perfeita, e certamente não vi nem 10% da cidade. Deve ter seus problemas, mas achei mais conservada, principalmente o centro, do que POA.

        Curtir

  4. Interessante Porto Alegre abrir mão para outras apresentações (mesmo de gente que não estava lá) ocorrerem. Diz muito.

    Curtir

  5. O logotipo criado para a Copa do Brasil está provando ser mais do que adequado!

    Curtir

  6. Falem bem de Curitiba, falem. Hahaha!

    Curtir

  7. Se serve de consolo, no momento Porto Alegre não é a pior cidade na preparação.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: