Inventário identifica serviços turísticos no Centro Histórico

Estudo foi desenvolvido pela Fargs, em parceria com a Secretaria de Turismo

A Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) recebeu da Faculdade Estácio (Fargs) o resultado da pesquisa sobre os atrativos, equipamentos, serviços turísticos e infraestrutura de apoio ao turismo existentes no Centro Histórico de Porto Alegre. Resultado de parceria entre as duas instituições, o inventário foi realizado por alunos do Grupo de Iniciação a Pesquisa e Extensão e da disciplina de Planejamento e Organização dos cursos de Hotelaria e Turismo, e apresentado na noite desta quarta-feira, 4, em encontro na Estácio (Fargs).

Participaram da coleta dos dados de forma voluntária 54 alunos, que realizaram pessoalmente entrevistas nos estabelecimentos do Centro Histórico. Foram pesquisados 33 atrativos culturais, como museus, biblioteca e monumentos; 38 serviços e equipamentos de hospedagem; 124 serviços e equipamentos de alimentos e bebidas, como bares, restaurantes, cafeterias, confeitarias e lanchonetes; 22 serviços e equipamentos de lazer, como praças; 19 agências de turismo, entre outros serviços.

O estudo também apresenta informações como os números relativos às opções nos sistemas de saúde e comunicação da área e um diagnóstico de sustentabilidade dos meios de hospedagem, levantando questões ambientais. Dos 38 hotéis inventariados, 26 também apresentaram informações sobre a otimização do uso de energia e do consumo de água, gerenciamento dos resíduos, aspectos de responsabilidade social, programa de qualificação ambiental, preocupação com fauna e flora local, controle do uso de materiais tóxicos nas atividades, medidas de apoio à valorização da cultura local, entre outros itens.

Representando a SMTUR no evento de apresentação do trabalho, o coordenador da Informação Turística, Guilherme Peglow Klum, diz que depois de analisadas, as informações levantadas servirão para o órgão municipal atualizar seu banco de dados que serve de fonte de informação às ações de planejamento da pasta. O inventário também é fonte de informação para empresários, estudantes e pesquisadores por permitir a análise do significado econômico do Turismo e seu efeito multiplicador no desenvolvimento municipal.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:TURISMO

Tags:,

1 resposta

  1. Falta agora opções turísticas para levar o pessoal de fora para conhecer.

    Ai sim…

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: