Rio Grande do Sul prestes a produzir fibra ótica

Primeiro passo foi dado em conversas com a maior empresa do mundo na área

*Nelson Matzenbacher Ferrão

Foto: Nelson Matzenbacher Ferrão/GES-Especial

Foto: Nelson Matzenbacher Ferrão/GES-Especial

China – A missão política empresarial brasileira à China, que já passou por Pequim e hoje está na cidade de Wuhan, na província de Hubei, obteve mais um avanço importante para o desenvolvimento tecnológico do Estado.

Depois da carta de intenções encaminhada entre a Hanergy, a maior empresa chinesa em soluções para geração de energia limpa, e o Tecnosinos, ontem foi a vez de ser comemorado um contato promissor com a Yangtse Optical Fiber and Cable Company – YOFC, que deve evoluir em breve, para a instalação no Rio Grande do Sul de um centro de desenvolvimento e até mesmo uma fábrica de fibras óticas.

O governador Tarso Genro acredita que, com a assinatura de um memorando de entendimento entre o Estado o Rio Grande do Sul e a província chinesa de Hubei, também feita ontem, as perspectivas são muito boas. Com ele concorda o professor Eduardo Giugliani, assessor de Projetos da Tecnopuc, que participou das negociações.

Segundo ele, a YOFC tem 8% do mercado chinês, 20% do mercado mundial e sofre restrições para entrada na Europa. Os executivos da empresa chinesa veem o Rio Grande do Sul como uma porta de acesso ao Brasil e ao mercado da América Latina.

Ontem, em Hubei, foi um dia de agenda lotada com compromissos ligados à tecnologia. O primeiro deles foi a visita feita do Parque Tecnológico do Lago Leste, que está localizado na Universidade de Wuhan. Esta instituição de ensino, fundada em 1893, tem uma longa história de realizações. Após o conflito com o Japão, em meados do século passado, ela já tinha seis faculdades: Artes Liberais, Direito, Ciências, Engenharia, Agricultura e Medicina. Atualmente ela abriga 50 mil estudantes, 18 mil deles matriculados em programas de pós-graduação. Destes, 2,3 mil são estrangeiros.

Agenda de hoje

A sexta-feira da missão política empresarial gaúcha começa com uma visita à Dong Feng Motors Corporation. À tarde está marcado um encontro com o Conselho Chinês para a Promoção dos Negócios Internacionais.

*Enviado especial à China

Diário de Canoas



Categorias:Outros assuntos

Tags:, ,

4 respostas

  1. Muito bom.

    Curtir

  2. Pior que o Tarso Genro, apesar de ser bem articulado e coerente nas suas ideias, é a prova viva do discurso mentiroso do PT e seu pseudo-esquerdismo.
    O cara não para de viajar pro exterior pra trazer investimentos pro RS. Por que essa inclinação ao livre mercado se o partido dele é protecionista?
    Enfim, tá fazendo a coisa certa…

    Curtir

    • Sim, se não fizer isso perde as eleições,e sem um mandato, o PT não consegue desviar dinheiro (não digo que o Tarso seja um dos que desviam, acho que não), fazer propaganda politica e enganar o povo.
      haha

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: