Terceira maior montadora de veículos chinesa quer investir no RS

DongFeng foi visitada na manhã desta sexta-feira por missão gaúcha na China

dongfengChina – O governador Tarso Genro e a comitiva gaúcha visitaram na manhã desta sexta-feira a montadora de automóveis Dong Feng. Terceira maior montadora da China, a Dong Feng estuda abrir uma fábrica no Brasil. O secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnk, considerou a aproximação bastante positiva. Foi necessário dar detalhes de como funciona o InovAuto, programa do governo brasileiro que exige pelo menos 60% da produção no País.

Apesar do interesse inicial em exportar, a montadora chinesa se mostrou interessada em ter uma nova estratégia e expandir a produção para o Brasil e a direção da empresa prometeu visitar o Brasil em breve, em um roteiro que deve começar pelo Rio Grande do Sul. “Nós tentamos esclarece-los que isso é uma coisa boa para o Brasil”, informou Knijnik. “Eles falaram que estavam tendo muita dificuldade em entender nosso sistema tributário. Eu disse para eles que também tenho e que não é fácil. Mas reforcei que nós temos um grupo de especialista que irão ajudar vocês”, relatou o secretário a respeito dos impostos brasileiros.

Segundo Mauro, está sendo feito tudo dentro da lei, o máximo possível para atrair essas empresas. “Estamos fazendo de tudo para atrair essas fábricas de ponta. A que estamos visitando hoje, por exemplo, já tem ônibus elétrico, tem carros híbridos e tem uma tecnologia muito avançada e reconhecida no mundo. Então essas empresas nós temos que fazer um grande sacrifício para levarmos para o Rio Grande do Sul”, finaliza Mauro.

Diário de Canoas



Categorias:Economia Estadual

Tags:,

22 respostas

  1. O que me preocupa não são negociações dentro da lei e sim negociações fora da lei.

    Curtir

  2. Chega a ser absurdo o quanto se comenta sem ler a matéria e como se xinga não só o partido como seus partidários e a moderação deixa.

    Mas enfim, o importante na matéria, a meu ver, foi menos o fato de ser uma montadora de carros chinesa, mas sim que esta montadora tem linhas consolidadas de “ônibus elétrico, tem carros híbridos e tem uma tecnologia muito avançada e reconhecida no mundo”. Ou seja, é tecnologia e o futuro da automação.

    Ninguem acredita seriamente que vamos deixar o carro de lado. Vamos acabar só buscando formas menos poluentes e baratas de propulsiona-los.

    E quanto ao comentários sobre o Tarso só ir para a China, só digo que se até os EUA estão “mendingando” no mercado chinês, para que visitar o mendigo ao invés do doador?

    Americanos e europeus buscam emprego na China: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/787274-americanos-e-europeus-buscam-emprego-na-china.shtml

    Maior credora dos EUA, China segue comprando títulos do tesouro norte-americano – See more at: http://www.bahiamercantil.com.br/?p=187#&panel1

    Curtir

    • Eu li a notícia. Porém, discordo do modelo chinês e acredito que uma fábrica de carros chineses no RS seria boa, porém o mesmo partido que corteja a China já expulsou a Ford, queira ou não, Olívio sempre foi contra a instalação da montadora em Guaíba. É um posicionamento muito contraditório.

      Vale lembrar que, em uma possível crise na China, pode haver a retirada de investimentos e com isso fica só o esqueleto de fábrica aqui.

      Eu acredito no melhor para o Rio Grande. No entanto não acho que seja a melhor alternativa para o Estado.

      Curtir

      • Não sei se está lembrado, mas a Ford foi condenada a devolver valores ao RS. Ou seja, ficou comprovado que a FORD foi quem não queria ficar no RS.

        E qual a diferença de uma crise na China ou qualquer outro país? Só eles abandonariam um projeto? Não sejamos ingênuos de acreditar que as empresas chinesas são melhores ou piores que as de qualquer lugar do mundo nesse ponto.

        Curtir

      • A ida da Ford para a Bahia teve apoio até do governo federal que criou uma MP para facilitar o negócio. Essa história é muito mais complexa do que foi divulgado:

        http://rsurgente.opsblog.org/2009/06/15/memoria-como-a-ford-foi-mandada-embora-do-rs-i/

        Óbvio que o site do link acima não é neutro mas nenhum é.. foi o primeiro que achei no Google.

        E de qualquer maneira, temos que ver o que é melhor para o estado agora.

        Curtir

  3. Já repararam que todo comentário contra o PT aqui no blog tem mais “Dislikes”? Deve ter petista que vem aqui só pra negativar…

    Curtir

  4. Se o Tarso fosse mais inteligente, poderia trazer uma filial da nova Gurgel que se instalou lá no MS para cá. Ela está importando triciclos e empilhadeiras chinesas utilizados para a agricultura. Ou seja, poderia servir para os pequenos agricultores do nosso estado… aí até podia fazer uma parceria com o Banrisul dando linhas de crédito. Não vamos fazer carro pra exportar, vamos focar no produto que o Rio Grande produz.

    Mas é fato o pensamento desse governador: carro chinês OK. Carro dos EUA não, não, não, coisa de ianque!!!

    PT, PT…

    Curtir

  5. Ano eleitoral à vista gente! Agora ele resolve correr atrás, mas atrás mesmo, quando até o Nordeste tem altas montadoras fortes por lá instaladas; que o RS mais uma vez perdeu a oportunidade de ter uma montadora de ponta e ficou sem a Volks e a produção do UP carro mundial; que será gerada energia eólica em Xangri-lá para abastecer a nova fábrica da Honda em São Paulo (apropriação absurda mas consentida), vide: https://portoimagem.wordpress.com/2013/10/31/honda-comeca-a-construcao-de-parque-eolico-em-xangri-la/ , agora então ele resolve na louca ir até a China mendigar algum investimento e imaginemos o tipo de negociações ou melhor negociatas que devem estar rolando…

    Curtir

  6. Uma pequena aula sobre o que muitos não entendem: compartilhar o espaço público. http://www.ted.com/talks/enrique_penalosa_why_buses_represent_democracy_in_action.html

    Curtir

  7. Ué, nenhum comentário sobre como isso é importante para a economia? Ah, claro, só partidarismo, como só queremos negócio com os EUA…

    Curtir

    • Partidarismo?
      Hahaha, piada.

      Ou tu não conhece o mercado de carros brasileiro.
      Importante para a economia, trazer uma fabrica que vai produzir produtos que provavelmente vão ficar encalhados?

      E tudo indica que em breve vai ter uma crise no ramo automotivo, vai piorar as coisas, no final vai ter um galpão abandonado no RS, nada mais que isso.

      Isso que eu não sou preconceituoso com carros chineses, mas conheço bem o pensamento podre do brasileiro que acham que carros são apenas as latas velhas da VW, GM, e FIat.

      Curtir

      • Se falar em cuba e amigos comunistas não é partidarismo tu que não sabes o que é partidarismo. Sem falar em criticar os carros chineses (mesmo com a aparecimento da Chery) , falar que o mercado em crise e choramingar pela Ford.

        O consumidor brasileiro não é chato, gosta é de pagar caro por veículos de qualidade mediana como se fossem artigos de luxo.

        Curtir

        • Eu não critiquei os carros chineses, até os defendo.

          Critiquei o consumidor brasileiro, carros chineses não vendem tanto como outras marcas.
          Alias, nem carros Japoneses vendem tanto, a Nissan ta se matando pra conseguir vender bem, e claro, ta conquistando o publico.

          Chery não vende tanto, a Jac ta melhor.

          Não sou contra, tanto é que comentei que investimentos são sempre bem vindos, apenas não entendo o por que de lutar tanto por fabricas chinesas, quando existem varias outras muito superior e que venderiam muito mais tentando vir para o Brasil.

          Consumidor brasileiro é burro, pagam caro por lixo, mas não aceitam novidade.

          Olha quanto tempo demorou para os motores 16 valvulas chegarem ao Brasil?
          Ainda foram queimados pela falta de inteligencia do brasileiro que acha que tudo é Fusca, que basta banha de porco para lubrificar.

          Até hoje se ve gente babando pelos motores ap (anos 80) e os tambem antigos da GM.

          Sobre a Ford, dei como um exemplo…
          Poderia ter se esforçado um pouco pela BMW, Land Rover, entre outras que vieram para o Brasil.
          Lembrando que apesar de serem marcas de luxo, estão vendendo bem (não tanto quanto as chinesas, que ainda vendem pouco), mas vão fabricar carros para o mundo inteiro.

          Curtir

        • Se não me engano o estado entrou na negociação pela BMW mas perdeu, não foi o caso?

          Eu acho que o que precisamos é mais competição no mercado automotivo, então quanto mais marcas melhor.

          Sobre o preconceito contra carros chineses, eu não me referia a ti, mas ao comentarista que falou “carros chineses sao um lixo”.

          Curtir

  8. Enquanto isso o Tarso aproveita para confraternizar com o partido comunista chinês.

    Curtir

    • Queria saber por que tantos comentários negativos?
      Nem todo burro é petista, mas todo petista é burro.

      Curtir

  9. Como eu ja perguntei, por que querer tanto essas montadoras chinesas?

    Investimento é sempre bom, mas pra que chinesa?
    Produtos que o povo não confia, o brasileiro é um consumidor chato, cheio de preconceitos, as vendas vão ser baixas, e caso eles desistam do mercado nacional, vai ficar uma fabrica abandonada em algum canto do estado.

    Tsc tsc tsc….

    Deve ser por que a Ford era americana, ele não deve querer isso na Nova Cuba..

    Curtir

    • Alguém já viu o Tarso nos EUA? Deve ter poucos negócios a se fazer com eles, melhor tentar os “amigos” lá do outro lado do mundo…

      Curtir

    • 1) Carros chineses são um lixo.
      2) Carros são o passado. Não tem mais onde trafegar com carro. Mais uns 5 anos e acaba a farra da venda de carros. Bem quando a tal montadora for começar a vender. Melhor buscar uma fabrica de lambretas. Isso sim vai vender feito água.

      Curtir

      • 1) Carros chineses nem sempre são um lixo, já temos carros chineses ganhando 5 estrelas em testes de impacto como o EuroNCAP, fora que grandes fabricantes como os Grupos Volkswagen, General Motors, Ford, Mercedes-Benz, BMW e Fiat-Chrysler fabricam lá.
        Realmente, tem fabricantes chinesas que são uma bela porcaria, mas não dá para generalizar, ainda mais com a Dongfeng que é parceira de Honda, Peugeot, Citroën e Ford.
        2) A “farra” das vendas de carro com certeza vai acabar, mas um mercado como o Brasil dificilmente vai decair vertiginosamente, ainda mais agora que está deixando de comprar carros de apenas 4 fabricantes e diversificar a frota.

        Curtir

        • Acredito que acontecerá uma migração na preferência, diminuindo a parcela para as marcas tradicionais VW, Ford, GM, Fiat e aumentando para marcas chinesas. Isso já aconteceu nos eletrônicos, brinquedos…

          Curtir

      • Não tão lixo quanto os carros brasileiros.

        Não, carro é uma paixão de muitos, e um bem de consumo, ainda vai ter muito carro pela frente.

        Curtir

%d blogueiros gostam disto: