Apresentação completa do projeto da orla do Guaíba está atrasada

IAB-RS cobra Prefeitura e Câmara

Órgãos se comprometeram em audiência pública de apresentarem as 600 pranchas e os 24 projetos complementares da proposta.

O Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB RS) está cobrando a Prefeitura de Porto Alegre e a Câmara de Vereadores do município pela apresentação do projeto completo de revitalização dos seis quilômetros da Orla do Guaíba. O comprometimento da apresentação pública das 600 pranchas com detalhes da proposta, além dos 24 projetos complementares foi feito pela Prefeitura no dia 14 de outubro, durante uma audiência pública que contou com a presença do arquiteto Jaime Lerner.

De acordo com o presidente do IAB-RS, Tiago Holzmann da Silva, não havia tempo nem ambiente para que os questionamentos fossem respondidos pela equipe de Lerner durante a audiência. “Temos visto que é uma prática recorrente fazer obras sem a participação da sociedade”, critica o presidente, dizendo ainda que os projetos mais importantes da cidade estão blindados à publicização. “Sabemos pela imprensa que a implantação da etapa prioritária do projeto da Orla vai custar R$ 60 milhões, segundo a Prefeitura, mas ainda não tem data para início”, complementa Silva.

Ele lembra ainda que em duas vezes anteriores (em maio de 2012 e junho de 2013) a entidade solicitou à Prefeitura uma apresentação pública do projeto, mas sequer obteve resposta. “O IAB desde o início foi crítico ao critério do “notório saber” para escolher o projetista, e que o atual prefeito, José Fortunati, quando secretário do Planejamento, se comprometeu a fazer um concurso público para escolher um projeto para a orla”, enfatiza o presidente, fazendo referência também ao recém lançado Concurso Público Nacional para a Orla de Vitória no Espírito Santo.

Saiba mais em http://www.concursoorlanoroeste.com.br

______________

Vale a pena ver alguns concursos de arquitetura acontecendo pelo país:

Enviado pela Assessoria de Imprensa do IAB-RS



Categorias:Projeto de Revitalização da Orla

Tags:, , ,

9 respostas

  1. Para mim, ANTES de um concurso público, a prefeitura deveria fazer um projeto de mobilização para ouvir a população.
    Nem que fosse colocar urnas espalhadas pela cidade para que os cidadãos respondam um pequeno questionário.
    Eu estaria pedindo demais se fossem feitas audiências pré-projeto, mobilizações com escolas, e etc durante UM ANO, para pegar o CONCEITO do que quer a população.

    A partir daí, com as diretrizes, partiríamos para a fase do projeto, por concurso e anuncio do vencedor (6 meses).
    Poderiam ser feitas ainda algumas ultimas audiencias para dar aquela refinada (3 meses).

    E se licitaria a obra (4 meses para fazer aquela licitção bem feita).

    Vejam que o processo demoraria ao todo 25 meses, menos do que esse processo não- transparente está levando, e que poderá gerar um resultado que talvez não tenha legitimidade entre os cidadãos.

    Curtir

    • Aos que adoram se palestrar sobre os EUA e biriri-bororó. Fica o link desse interessantíssimo projeto em Chicago que tratou, veja só, de criar a Chicago do futuro, a partir da visão das pessoas com, PASMEM, participação popular. A capital do orçamento participativo parou na década de 90 em inovação social. Se na nossa capital, alguns pensam que participação social é coisa de “”””petralha maconheiro””””, em Chicago é o mínimo que se pode pensar em termos de planejar a cidade.
      http://www.cmap.illinois.gov/about/2040

      Por favor, um pouco mais de razão e menos de emoção na hora de pensarmos na nossa cidade.
      Lendo esse blog tenho certeza que temos os governantes que merecemos.

      Curtir

  2. Onde estavam os arquitetos em todos esses anos em que nada se propunha para a revitalização da orla por medo dos eco**********?

    Curtir

    • Se você pesquisar, irá ver que pelo menos dois concursos públicos já ocorreram para o cais, inclusive com vencedores e premiações. Mas os projetos, com essa lerdeza doentia dos nossos representantes, foram desconsiderados com o tempo.

      Curtir

  3. … E tem este outro concurso também: ESTAÇÃO ANTÁRTICA COMANDANTE FERRAZ
    PROMOÇÃO: Marinha do Brasil – ORGANIZAÇÃO: IAB
    Vejam o calendário:
    22/01/2013 – Ministério da Marinha lança concurso
    15/04/2013 – Anúncio do resultado
    26/06/2013 – Contratação dos vencedores
    09/10/2013 – Estúdio 41 entrega projeto executivo da nova Estação Antártica
    Então???

    Curtir

  4. Já teria dado tempo de fazer o concurso para a Orla em um processo público e aberto ao acompanhamento de todos, que consumiria menos recurso do que o divulgado que foi pago ao arq. Jaime Lerner, e pelo menos já teríamos um projeto pronto…

    Curtir

  5. Se puderem, olhem a orla de Santos, 72 km de orla, considerada pelo Guines a mais extensa do mundo. É o cartão de visitas, tem até um Aquário que eu gostaria que fizessem no nosso Litoral… Desculpem, estou sonhando alto…

    Curtir

  6. Que projeto não atrasa no paralelo 30 ?

    Curtir

    • A notícia “obras de revitalização da orla começam hoje” me surpreenderia muito mais do que essa. É uma pena que os governantes de Porto Alegre (e de qualquer esfera Brasileira) tornem a população cada vez mais incrédula em relação à melhorias na cidade, estado ou país. Daqui a pouco mudam todos os santos padroeiros para São Tomé.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: