BR-448 inaugura dia 20, com a presença da presidente

Rodovia terá custo aproximado de R$ 1 bilhão Crédito: Divulgação / CP

Rodovia terá custo aproximado de R$ 1 bilhão
Crédito: Divulgação / CP

A participação da presidente Dilma Rousseff (PT) na cerimônia de inauguração da BR 448, a Rodovia do Parque, foi confirmada nesta quarta-feira pelo Palácio do Planalto. O evento, com local ainda indeterminado – poderá acontecer em Canoas ou na Capital –, ocorrerá no dia 20 de dezembro. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) havia informado que a realização do ato dependia apenas da confirmação da presença de Dilma.

A Rodovia do Parque une o município de Sapucaia do Sul a Porto Alegre, passando por Esteio e Canoas. A obra foi dividida em três lotes, que totalizam 22,34 quilômetros de extensão. O investimento de execução, em 2008, foi estimado em R$ 824 milhões. O valor atualizado, referente à construção da rodovia, chega a R$ 1 bilhão.

A vinda de Dilma ao RS para a inauguração da rodovia será a segunda no mês de dezembro. Antes disso, no dia 14, data em que completa 68 anos, Dilma virá à Capital comemorar com familiares. A previsão é que a presidente desembarque na Capital na sexta-feira.

Correio do Povo

Título original da matéria: Dilma irá participar da inauguração da BR 448 no dia 20



Categorias:Rodovia do Parque

Tags:, ,

26 respostas

  1. Excelente pro momento, porém, apenas bom para o contexto.
    a br-116 como única ligação para região metropolitana era um absurdo sem tamanho.
    Espero a RS-118(7 ou 8 anos pra duplicar essa aqui?), ERS-010(projeto deve sair ano que vem pra ajudar na candidatura do Tarso) e aguardo também um incentivo maior ao transporte público.
    No mais, congestionamentos gigantescos à vista na freeway.

    Curtir

    • Ta louco cara!? Não está vendo os caras acima dizendo que quanto mais estradas mais congestionamento? Logo, para resolver o congestionamento da BR temos que fazer o oposto, fechando uma ou duas das 3 pistas. Talvez até fosse melhor fechar a BR, pois aí sim não teríamos mais congestionamento nenhum na própria BR. Seguindo-se a lógica do artigo acima, essa estrada nova vai aumentar EM MUITO o congestionamento na BR.

      Cada louco que aparece por aqui…

      Curtir

    • Na lógica do artigo que eu mencionei acima, a Rodovia do Parque não vai absorver 50% do tráfego atual na BR, porque mais gente estará disposta a usar o automóvel em vez de usar o trem ou ônibus, ou adaptar a sua agenda para evitar o tráfego. Ou seja, podemos esperar que o tráfego na BR 116 reduza um pouco (a curto prazo), mas possivelmente não o suficiente para evitar os atuais congestionamentos padrão paulistano.

      Sobre a freeway, ela pode vir a congestionar, certamente. Mas a questão mais interessante é, como a quantidade adicional de automóveis chegando em Porto Alegre pela Rodovia do Parque vai afetar o trânsito em Porto Alegre como um todo. Acho que ninguém vai se arriscar a dizer que a BR-448 não vai influenciar o trânsito na Ipiranga.

      Várias dissertações de mestrado poderiam ser escritas sobre o tema.

      Curtir

  2. Isso será ótimo para a região! Finalmente!
    Mas até quanto??
    Sim, porque agora aqueles que tinham como justificativa o uso de transporte público devido ao tráfego demorado e lento da 116, poderá finalmente comprar seu carro e vir/sair rapidamente a porto alegre!!
    Hora de reforçar e motivar ainda mais o transporte público nessas vias…
    Senão em 5 anos, teremos novas manchetes e pedidos de novas rodovias pra desafogar as vias…

    Curtir

    • Quem sabe agora com essa nova rodovia abra-se uma via exclusiva para ônibus, há muitos ônibus intermunicipais indo para a serra que se beneficiariam.

      Curtir

    • Há motivos (http://vadebici.wordpress.com/2013/02/16/por-que-a-construcao-de-mais-ruas-nao-alivia-os-congestionamentos/) para supor que essa rodovia não vai reduzir muito a quantidade de congestionamentos, nem sequer a curto prazo. Veremos. Seria interessante obter estatísticas para poder fazer uma comparação objetiva do antes e depois.

      Curtir

    • Seria realmente interessante que tivesse uma faixa exclusiva para ônibus nessa rodovia, assim ela poderia se conectar com a futura faixa de ônibus da Castelo Branco.

      Só é uma pena que o projeto da rodovia tenha apenas contemplado a rodovia em si, sem uma linha de trem, monorail ou mesmo BRT, aí sim poderia haver o tal BRT com pontos de ultrapassagem e as suas 4 faixas sem maiores problemas.

      Curtir

  3. Alguém sabe se vão fazer o prolongamento daquele trecho inacabado até o Polo Petroquímico ou uma ponte sobre o rio?

    Curtir

    • Também fiquei curioso… será a parte que ligará a futura ampliação até Portão????

      Curtir

      • Se não me engano a proposta do aeroporto 20 de setembro requer a ampliação da 448 até Portão (mas provavelmente será outra década e meia até alguma coisa ser decidida). Também ouvi falar que o pessoal da serra tá “mobilizado” pra que essa ampliação saia independentemente do aeroporto, para que eles possam evitar por completo a 116 e até o trecho mais urbano da 122/240 (que já começa a dar sinais de estrangulamento). De qualquer modo isso só vai ser pauta nas eleições de 2018.

        Curtir

    • Estou enganado… esta foto se refere a um trevo próximo à arena do grêmio.
      Seria uma possível ligação com a BR-116 mais ao sul.
      Interessante! Seria uma ligação sul-norte sem passar por Porto Alegre, evitando concentração de veículos próximo à Arena.

      Curtir

  4. 5 anos para construir 22,3 km de estradas (+ 1 ponte) deve ser um recorde de agilidade no Brasil, nas últimas década (e não estou sendo irônico). Outro recorde é a obra ter aumentado de preço apenas 25% entre seu anúncio e a conclusão.

    Curtir

  5. Que maravilha! Vcs tem noção no impacto que isso vai trazer pra região!? … Só falta só nova ponte, pena que virá feia, diferente dessa do Parque!

    Curtir

  6. Que foto linda…
    :OO

    Curtir

  7. Que paíseco esse Brasil hein… O presidente tem de vir inaugurar uma merreca de rodovia, gastar R$ 30.000,00 de querosene no mínimo só para fazer presença VIP…

    Por favor, não devia nem ter solenidade e sim vergonha de somente hoje e não 10 anos atrás termos uma outra opção de ligaçao com a região metropolitana

    Curtir

  8. Deveriam impedir construções numa faixa de 50 metros pros lados dessa BR.
    1. Possivel ampliação no futuro
    2. Impedir que se torne uma nova região deteriorada, o que é Canoas hoje.

    Curtir

    • Canoas uma região deteriorada? Nota-se que você REALMENTE não conhece Canoas. Julgar uma cidade apenas pelo que se vê por onde passa a estrada é muita falta de noção da realidade.

      Curtir

      • Realmente. Nasci em Canoas e venho acompanhando as mudanças que vem acontecendo na cidade nos últimos 20 anos.

        Curtir

      • Me refiro exatamente a região que eu passo, a 116. Não estou falando das vias internas.
        É deteriorada sim. Ao menos eu conheço lugares melhores para passar.

        Curtir

    • se for pra guardar espaço em torno da estrada, que se guarde para uma futura linha de trem interurbana.

      Curtir

      • Melhor ainda. Mas com a boa vontade daqui somado com a puxação de tapetes, nunca teremos um Amtrak da vida.

        Curtir

%d blogueiros gostam disto: