A participação da presidente Dilma Rousseff (PT) na cerimônia de inauguração da BR 448, a Rodovia do Parque, foi confirmada nesta quarta-feira pelo Palácio do Planalto. O evento, com local ainda indeterminado – poderá acontecer em Canoas ou na Capital –, ocorrerá no dia 20 de dezembro. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) havia informado que a realização do ato dependia apenas da confirmação da presença de Dilma.
A Rodovia do Parque une o município de Sapucaia do Sul a Porto Alegre, passando por Esteio e Canoas. A obra foi dividida em três lotes, que totalizam 22,34 quilômetros de extensão. O investimento de execução, em 2008, foi estimado em R$ 824 milhões. O valor atualizado, referente à construção da rodovia, chega a R$ 1 bilhão.
A vinda de Dilma ao RS para a inauguração da rodovia será a segunda no mês de dezembro. Antes disso, no dia 14, data em que completa 68 anos, Dilma virá à Capital comemorar com familiares. A previsão é que a presidente desembarque na Capital na sexta-feira.
Título original da matéria: Dilma irá participar da inauguração da BR 448 no dia 20
Categorias:Rodovia do Parque
Excelente pro momento, porém, apenas bom para o contexto.
a br-116 como única ligação para região metropolitana era um absurdo sem tamanho.
Espero a RS-118(7 ou 8 anos pra duplicar essa aqui?), ERS-010(projeto deve sair ano que vem pra ajudar na candidatura do Tarso) e aguardo também um incentivo maior ao transporte público.
No mais, congestionamentos gigantescos à vista na freeway.
Ta louco cara!? Não está vendo os caras acima dizendo que quanto mais estradas mais congestionamento? Logo, para resolver o congestionamento da BR temos que fazer o oposto, fechando uma ou duas das 3 pistas. Talvez até fosse melhor fechar a BR, pois aí sim não teríamos mais congestionamento nenhum na própria BR. Seguindo-se a lógica do artigo acima, essa estrada nova vai aumentar EM MUITO o congestionamento na BR.
Cada louco que aparece por aqui…
Na lógica do artigo que eu mencionei acima, a Rodovia do Parque não vai absorver 50% do tráfego atual na BR, porque mais gente estará disposta a usar o automóvel em vez de usar o trem ou ônibus, ou adaptar a sua agenda para evitar o tráfego. Ou seja, podemos esperar que o tráfego na BR 116 reduza um pouco (a curto prazo), mas possivelmente não o suficiente para evitar os atuais congestionamentos padrão paulistano.
Sobre a freeway, ela pode vir a congestionar, certamente. Mas a questão mais interessante é, como a quantidade adicional de automóveis chegando em Porto Alegre pela Rodovia do Parque vai afetar o trânsito em Porto Alegre como um todo. Acho que ninguém vai se arriscar a dizer que a BR-448 não vai influenciar o trânsito na Ipiranga.
Várias dissertações de mestrado poderiam ser escritas sobre o tema.
Isso será ótimo para a região! Finalmente!
Mas até quanto??
Sim, porque agora aqueles que tinham como justificativa o uso de transporte público devido ao tráfego demorado e lento da 116, poderá finalmente comprar seu carro e vir/sair rapidamente a porto alegre!!
Hora de reforçar e motivar ainda mais o transporte público nessas vias…
Senão em 5 anos, teremos novas manchetes e pedidos de novas rodovias pra desafogar as vias…
Quem sabe agora com essa nova rodovia abra-se uma via exclusiva para ônibus, há muitos ônibus intermunicipais indo para a serra que se beneficiariam.
Há motivos (http://vadebici.wordpress.com/2013/02/16/por-que-a-construcao-de-mais-ruas-nao-alivia-os-congestionamentos/) para supor que essa rodovia não vai reduzir muito a quantidade de congestionamentos, nem sequer a curto prazo. Veremos. Seria interessante obter estatísticas para poder fazer uma comparação objetiva do antes e depois.
Seria realmente interessante que tivesse uma faixa exclusiva para ônibus nessa rodovia, assim ela poderia se conectar com a futura faixa de ônibus da Castelo Branco.
Só é uma pena que o projeto da rodovia tenha apenas contemplado a rodovia em si, sem uma linha de trem, monorail ou mesmo BRT, aí sim poderia haver o tal BRT com pontos de ultrapassagem e as suas 4 faixas sem maiores problemas.
Alguém sabe se vão fazer o prolongamento daquele trecho inacabado até o Polo Petroquímico ou uma ponte sobre o rio?
Também fiquei curioso… será a parte que ligará a futura ampliação até Portão????
Se não me engano a proposta do aeroporto 20 de setembro requer a ampliação da 448 até Portão (mas provavelmente será outra década e meia até alguma coisa ser decidida). Também ouvi falar que o pessoal da serra tá “mobilizado” pra que essa ampliação saia independentemente do aeroporto, para que eles possam evitar por completo a 116 e até o trecho mais urbano da 122/240 (que já começa a dar sinais de estrangulamento). De qualquer modo isso só vai ser pauta nas eleições de 2018.
Estou enganado… esta foto se refere a um trevo próximo à arena do grêmio.
Seria uma possível ligação com a BR-116 mais ao sul.
Interessante! Seria uma ligação sul-norte sem passar por Porto Alegre, evitando concentração de veículos próximo à Arena.
5 anos para construir 22,3 km de estradas (+ 1 ponte) deve ser um recorde de agilidade no Brasil, nas últimas década (e não estou sendo irônico). Outro recorde é a obra ter aumentado de preço apenas 25% entre seu anúncio e a conclusão.
Mesmo tempo e distância das ciclovias em PoA 😛
Ai ai
Dói né? É a realidade… Fazer o que?
http://vadebici.wordpress.com/2013/12/11/aconteceu-de-novo-vice-prefeito-marca-reuniao-com-comunidade-e-nao-comparece/
Doi em ti pelo visto. O assunto não tem nada a ver com a BR em discussão.
Que nada, olha a BR 101, apenas uma duplicação, acho que vai passar dos 15 anos.
hahaha
Que maravilha! Vcs tem noção no impacto que isso vai trazer pra região!? … Só falta só nova ponte, pena que virá feia, diferente dessa do Parque!
Que foto linda…
:OO
Que paíseco esse Brasil hein… O presidente tem de vir inaugurar uma merreca de rodovia, gastar R$ 30.000,00 de querosene no mínimo só para fazer presença VIP…
Por favor, não devia nem ter solenidade e sim vergonha de somente hoje e não 10 anos atrás termos uma outra opção de ligaçao com a região metropolitana
Deveriam impedir construções numa faixa de 50 metros pros lados dessa BR.
1. Possivel ampliação no futuro
2. Impedir que se torne uma nova região deteriorada, o que é Canoas hoje.
Canoas uma região deteriorada? Nota-se que você REALMENTE não conhece Canoas. Julgar uma cidade apenas pelo que se vê por onde passa a estrada é muita falta de noção da realidade.
Realmente. Nasci em Canoas e venho acompanhando as mudanças que vem acontecendo na cidade nos últimos 20 anos.
Me refiro exatamente a região que eu passo, a 116. Não estou falando das vias internas.
É deteriorada sim. Ao menos eu conheço lugares melhores para passar.
se for pra guardar espaço em torno da estrada, que se guarde para uma futura linha de trem interurbana.
Melhor ainda. Mas com a boa vontade daqui somado com a puxação de tapetes, nunca teremos um Amtrak da vida.