Falta de segurança impede liberação de alça da Rodovia do Parque

EPTC alegou que não há condições de infraestrutura na conexão com Porto Alegre

Foto: Magerson Bilibio – via Flickr

Foto: Magerson Bilibio – via Flickr

Mesmo com o anúncio de entrega das obras, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou nesta quinta-feira que não vai liberar a circulação na alça da BR 448 (Rodovia do Parque), que dá acesso ao bairro Humaitá, nas imediações da Arena do Grêmio. Conforme o órgão, não há condições razoáveis de infraestrutura e segurança viária na conexão com Porto Alegre, com riscos de acidentes e atropelamentos.

A Prefeitura da Capital encaminhou diretrizes para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em que ressalta que deveria estar prevista na rodovia uma conexão de chegada no bairro Humaitá, em ambos os sentidos (entrada e saída), permitindo integração e continuidade com o futuro traçado da 4ª Perimetral, já definido pelo Plano Diretor.

Para garantir maior segurança na circulação, o Executivo municipal destacou que medidas emergenciais deverão ser executadas, como a correção geométrica da conexão com a avenida Leopoldo Bretano, a implantação da sinalização viária, a colocação de dispositivos para a redução da velocidade e que impeçam as travessias em locais impróprios.

A participação da presidente Dilma Rousseff (PT) na cerimônia de inauguração da BR 448, foi confirmada pelo Palácio do Planalto. O evento, com local ainda indeterminado – poderá acontecer em Canoas ou na Capital –, está marcado para o dia 20 de dezembro.

Correio do Povo



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17 respostas

  1. Reduzir velocidade. A EPTC nunca ouviu falar de lombadas e outras formas de redutores?

  2. O descaso da prefeitura de Poa em não liberar a alça de acesso ao bairro Humaitá mostra com certeza a falta de preparo e planejamento dos gestores municipais. É realmente uma falha e desconhecimento da questão por parte do município. Nota ZERO.

  3. Desde quando já foi decidido o traçado da nova 4ª perimetral?

  4. “Tem que ter garantia de redução de velocidade. Os veículos vão chegar de uma via rápida e ingressarão em um bairro residencial, que quando não tem eventos na Arena, tem muito pouco movimento. Crianças caminham na rua, jogam bola na calçada naquele local. A velocidade precisa ser reduzida para 50 km/h no ingresso para a área urbana. A EPTC se disponibiliza a dar lombadas eletrônicas, mas o resto da estrutura tem que ser de responsabilidade do DNIT”, disse ao G1 o Vanderlei Capelari, diretor-presidente da EPTC.

  5. EPTC pensando em atropelamentos?

    Risos.

  6. Já imaginava que isso fosse acontecer …

  7. Prevejo gradis toscos no entorno.

  8. Sem mostrar como vai ficar, nenhuma foto ou desenho mostrando o problema fica difícil julgar…

  9. Não vou culpar partido nenhum, porque falta de planejamento é marca registrada de qualquer partido político brasileiro. PQP, perto de todo o projeto da rodovia, o acesso ao humaitá seria a coisa mais simples a se fazer e é justamente o que vai impedir a plena utilização da via?

    Isso é uma prova de que a prefeitura ou qualquer outro órgão não favorece aos carros, simplesmente jogou asfalto em cima de terra por anos pois era o meio mais barato de garantir a locomoção urbana. Não existe planejamento para nada.

  10. Onde esta o planejamento…..que incompetencia…..resumindo que burrice……estes PETRALHAS sao mesmo incompetentes….

  11. (EPTC / Fortunati / PDT != PT) = População se ferra.
    Infelizmente por disputa política o governo Fortunati tenta melar a obra do PT.

    • Esse papo de PT, PT, PT já ta meio velho. Coisa de quem lê revista veja. Essa ligação deveria existir desde a época do FHC.
      É tudo uma imundice. Do PT ao PSDB.

    • Estranho, em toda minha vida foi o contrario.
      haha

      Mas se liberassem, iriam reclamar que é obra pra carro, que os ciclistas e os pedestres iriam morrer, que era o fim do mundo chegando.

      No final, sempre vai ter alguém pra reclamar.

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