Porto Alegre é reconhecida como cidade resiliente pela Fundação Rockefeller

Diretor do projeto (E) disse a Fortunati que a Capita pode tornar-se modelo  Foto: Cristine Rochol/PMPA

Diretor do projeto (E) disse a Fortunati que a Capital pode tornar-se modelo Foto: Cristine Rochol/PMPA

Porto Alegre foi reconhecida como cidade resiliente pela Fundação Rockefeller, dos Estados Unidos. Isso coloca a capital gaúcha entre as 100 cidades do mundo que estão melhor preparadas para voltar à normalidade após a ocorrência de algum desastre natural e melhor equipadas para a superação de tragédias coletivas. “Vamos trabalhar para que milhares de cidade no mundo adotem Porto Alegre como modelo de cidade resiliente”, disse Michael Berkowitz, diretor do projeto. Ele acredita que acredita que Porto Alegre possui grande potencial para se tornar cidade resiliente modelo.

A Fundação Rockefeller programa o investimento de US$ 100 milhões ao longo dos próximos três anos no desenvolvimento de resiliência urbana nas 100 cidades escolhidas pelo mundo. A oficialização da seleção de Porto Alegre foi feita nesta quinta-feira, 12, em reunião do prefeito José Fortunati com o diretor do projeto e a vice-presidente de relacionamento da instituição, Bryna Lipper.

No Brasil, apenas Porto Alegre e o Rio de Janeiro foram selecionadas para participar do Desafio Centenário das 100 Cidades Resilientes. Conforme o prefeito, com o apoio da Fundação Rockefeller, Porto Alegre pretende desenvolver um plano de resiliência que seja modelo para outras cidades do país. “Queremos que seja feita uma construção coletiva que realmente possa ajudar a nossa cidade e contribua para melhorar a qualidade de vida da população”.

O plano se concretizará por meio de ação integrada entre organizações da sociedade civil, universidade e lideranças comunitárias para capacitar moradores. O projeto envolveu o Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa), a Secretaria de Governança Local e a Defesa Civil, a ONG Ciupoa (Centro de Inteligência de Porto Alegre), e o geógrafo e professor da Ufsc e Ufrgs, Masato Kobiyama.

Após a audiência com o prefeito a delegação da Fundação reuniu-se com as equipes técnicas que coordenaram o projeto no Centro Integrado de Comando (Ceic).

Prefeitura de POA

Leia mais, inclusive sobre o conceito de cidade resiliente, clicando aqui.

Link diretos na Rockefeller Foundation:

AS 33 CIDADES RESILIENTES ESCOLHIDAS:

33-cidades-resilientes



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , , , , , , , , , , , ,

23 respostas

  1. Hoje conversei com um colega que me esclareceu a questão.
    Porto Alegre não foi e nunca será reconhecida pela Rockfeller Foundation como cidade resiliente. Acontece que a Fundação escolheu 100 cidades para investir em projetos que ajudem a cidade a melhorar a reação a desastres. Serão 100 milhões de dólares distribuídos entre as 100 cidades, de acordo com a exigência de cada local e com a existência de projetos. Cabe a cidade trabalhar para aproveitar os recursos que vierem.

    Já, o marketing da prefeitura foi forte e tirou notícia do que não havia. Enganação da mais pura.

    Curtir

  2. Vamos e venhamos…Se Porto Alegre é considerada cidade resiliente esses caras da Fundação Rockfeller jamais puseram os pés aqui, só mandaram emissários…A defesa civil e os bombeiros desta cidade são inoperantes. Só sabem isolar locais e fazer rescaldo. Qdo, recentemente, o Mercado Municipal pegou fogo, numa noite de chuva, todo mundo pode ver pelos vídeos a disposição, que os bombeiros apenas olhavam o fogo devorar o segundo andar enquanto ficam de lá para cá como patas chocas! A prefeitura local, comandada por um perfeito burgomestre de aldeia rural está nas mãos de Deus, em caso de alguma catástrofe.Mas, como nada nunca acontece por aqui, estamos a salvo! E vcs queriam que foto para representar a cidade? Um por do sol batido e comum no Guaíba, com a indefectível chaminé do gasômetro? A ponte pênsil sobre um rio, feia de doer? O estádio do Beira Rio desmembranado? A Arena torta? O arroio Dilúvio? A entrada do Shopping Iguatemi? O moinho de vento do Parcão? O mercado público salvo do incêndio?

    Curtir

  3. A CIDADE NÃO SÓ SOBREVIVERÁ AO ATUAL GOVERNO MAS TAMBÉM RECUPERAR-SE-Á. ISTO É RESILIÊNCIA.

    Curtir

  4. Resiliência é a capacidade que uma população tem de reagir proativamente diante de situações adversas. Quando se diz que uma cidade tem alto grau de resiliência, se está falando da sua população, não do governo ou do ambiente físico em si. Não é o prefeito que é resiliente, são os cidadãos que aqui moram, atuam e vivem. O prefeito é um camaleão, é outro coisa. 100 milhões nas mãos da Secretaria de Governaça pode significar mais um atentado contra nossa resiliência!

    Curtir

  5. Curitiba recebeu da ONU: chupa Porto Alegre! hehehe http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-recebe-da-onu-certificado-de-cidade-resiliente/31438

    Na boa, que valor tem esses títulos?

    Curtir

    • A geografia de Curitiba não permite grandes catástrofes como deslizamentos ou enchentes. Mas qualquer chuvinha alaga tudo. Até o centro e as maravilhosas canaletas com asfalto irregular e concreto rachado.

      Aliás, há alguns dias atrás, na esquina oposta ao shopping Estação – uma das esquinas mais movimentadas de cidade – parecia que havia estragado um cano e, sem exagero, estava muito alagado e assim permaneceu por mais de um mês.
      Quem caminhava por ali tinha de se cuidar para não tomar um banho quando passavam carros.

      Se a questão é competência para receber estes títulos, Curitiba não merecia.

      Curtir

  6. Não entendi essa escolha, Quando fomos resilientes? Ou é potencial para o sê-lo?…

    Curtir

  7. Rockefeller não é o cabeça dos Iluminatis, segundo aquela conspiração sobre Nova Ordem Mundial e tal?

    Curtir

  8. Chupa Curitiba!

    Curtir

  9. “Possui um governo local competente, inclusivo e transparente que se preocupa com urbanização sustentável e investe recursos necessários ao desenvolvimento de capacidades para gestão e organização municipal antes, durante e após um evento adverso ou ameaça natural.”

    Tá de brincadeira né?

    Curtir

  10. Resiliente? Qualquer chuva já vira um caos, imagina se acontecesse uma tragédia.

    Curtir

  11. Rio de Janeiro é resiliente? Esses tempos choveu lá e os morros desabaram com a favela junto, comoção nacional…

    Curtir

  12. O Fortuna, nesta foto, está com aquela cara típica de político populista, desconfiado, algo como : será que essa m .. vai me render votos !?!

    Curtir

  13. Não sei se entendi bem.
    Mas se vier dinheiro, já ta bom.
    haha

    Curtir

  14. Não gostei da imagem escolhida para representar a cidade….

    Curtir

    • idem.
      Mas não foge muito da nossa realidade, infelizmente.

      Curtir

    • Será que foi divulgação da Prefeitura? Realmente, com tanta imagem mais bonita da cidade, por quê foram escolher justamente esta? Reparem que na maior parte das cidades contempladas a imagem divulgada valoriza o que elas tem de melhor, tipo skyline, ou um lago, ou ambos. mas aqui é Porto Alegre, né? A cidade da pobreza mental.

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: