Pela cidade

1

Parece que os puxadinhos de paradas de ônibus improvisadas estão aqui para ficar. Mais um, no corredor da Osvaldo Aranha. Os renders com paradas das mil e uma noites dos BRTs vão virar realidade quando? Só perguntando.

Fotos-0005_2

2

Esse monstrinho arquitetônico está no meio da Borges quase com a Salgado Filho. Porque? Essa estaçãozinha de monitoramento do ar(?) não poderia ser removida dali e colocada num canto qualquer?  Quem sabe não é o par de outro monumento que enfeita a Borges, poucos metros abaixo? (segunda foto)

Fotos-0004_2

esquina democratica

3

Passei pela Alfândega, e os chuveirinhos de banheiro fontes da estátua equestre estavam desligados. Normal.

Fotos-0015

4

Para fechar o post numa nota positiva, o cine Capitólio restaurado está ficando uma beleza! Bom gosto nas cores apagaram o carnaval maluco da pintura anterior. Com uma iluminação cênica à noite ficaria um espetáculo!

Fotos-0014



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

24 respostas

  1. Marcelo Bumbel, tu sabes que para colocar esta estação de monitoramento de ar e outras coisas mais foi derrubado um tipo de palmeira rara? (que tinha muitos anos) Muita gente se manifestou contra mas não adiantou, não tiveram nem a capacidade de transplantar para uma praça.
    A Borges de Medeiros nas quadras da Salgado Filho até a Sete de Setembro é uma vergonha.
    Vergonha eu tenho de viver numa cidade assim, é de chorar…..tudo vira estacionamento….
    Eu queria ter o poder de mudar algumas coisas, infelizmente tenho que me recolher a minha insignificância….

    Curtir

    • Juliana, acho que a gente poderia se organizar e criar uma ONG ou uma associação para promover essas mudanças todas que falamos no blog. Acho que umas 10 pessoas já daria para começar algo. Governo medíocre, se não for pressionado, não faz nada de nada mesmo.

      Curtir

  2. mais importante que a estação de monitoramento da qualidade do ar continuar ali, no meio da muvuca, é que ela funcione, o que não ocorre faz um bom tempo.
    Com a degradação da qualidade do ar, muitas doenças respiratórias aparecem na população. Já foi noticiado na imprensa que a nossa qualidade do ar vem paulatinamente piorando, muito em função do aumento da frota automotiva, aliada à baixa dispersão de poluentes que é desfavorecida pela topografia da cidade cheia de morros.
    Urge que as estações municipais voltem a funcionar. É um instrumento de controle e que pode inspirar importantes mudanças, principalmente nos pontos de pior qualidade do ar. Se trabalhar, ganhar dinheiro, fazer a economia girar é importante, mais importante é fazê-lo com qualidade de vida. De nada adianta ganhar dinheiro agora para gastar em remédios depois.
    Com a adoção dos BRTs realmente espero que a qualidaed do ar ali volte a níveis menos dramáticos.

    Curtir

    • Provavelmente os BRT’s ajudarão a reduzir a quantidade de poluentes, afinal, os novos veículos serão além de mais econômicos e menos poluentes, ainda reduzirão a quantidade total de ônibus circulando na cidade, especialmente no centro, além de ter menos perdas pelo menor anda e para, por não ficar parado muito tempo com o motor ligado como acontece hoje.

      Mas medidas que realmente possam reduzir drasticamente os poluentes, como por exemplo, eletrificar o corredor para utilizar trólebus, ou ônibus híbridos e elétricos, que o Brasil já está desenvolvendo ( http://g1.globo.com/carros/noticia/2013/11/primeiro-onibus-eletrico-bateria-brasileiro-comeca-testes-em-sp.html ; http://www.jornalnh.com.br/hibribus/452332/com-30-unidades-curitiba-e-a-primeira-cidade-do-pais-a-produzir-onibus-eletrico.html ), mas nem ao menos falaram em stop-start (desliga o motor do veículo quando ele está a menos de 8 km/h para reduzir emissões e consumo energético e religa ao tocar o acelerador) que é uma tecnologia relativamente muito mais simples de implantar.

      No máximo terão a cara de pau de colocar um adesivo em cima da saída de ar do motor escrito “motor ecológico” por atender as normas do proconve e usar uma porcentagem de biodiesel.

      Curtir

    • Walter, NINGUEM falou que elas não são necessárias, mas ali NAO é lugar. Se pelo menos ela fosse bolada estilosa por um arquiteto, assim poderia-se pensar. Mas aquele monstrego tem que estar BEM ali no meio da Borges?

      Curtir

  3. Nova Iorque:

    Los Angeles:

    http://lh6.ggpht.com/_U9BBAYllUEY/R1ddmFy2-9I/AAAAAAAAAos/pkwKXHD_4eY/cerr%20sculp%20park%20163.jpg?imgmax=640

    Chicago:

    Vocês notam que quase todos esses abrigos de ponto de ônibus não são pagos pela cidade, eles são da JCDecaux, empresa que os faz pela publicidade que tem neles. Pelo contrário, a cidade ganha milhões com isso: http://www.chicagobusiness.com/article/20130727/ISSUE01/307279978/a-chicago-privatization-deal-that-doesnt-suck

    Curtir

  4. Na minha opinião o melhor modelo de parada era esse http://i.imgur.com/vU20p3F.png
    Mas não fazem mais. Só precisavam colocar no poste segura a placa de ponto de ônibus uma plaquinha indicando as linhas e horários, estaria maravilhoso.

    Curtir

    • Estas paradas são a prova de que algo simples pode ser bonito, e duvido que este modelo seja muito mais caro que as paradas “puxadinho” que se alastram por aí, provavelmente a publicidade até pague a diferença.

      Curtir

      • Guilherme, acho que deixaram de colocar essas paradas por que quebravam os vidros. MAS era de se esperar. Porque não fazer com um plástico resistente a prova de vandalismo?

        Curtir

        • Não sei o preço, mas existe uma película que já usam em carros que deixa o vidro mais resistente à pancadas. Talvez o investimento nessa película compensasse em relação às várias trocas que deveriam ser feitas.

          Curtir

        • Digo, trocas a serem feitas devido ao vandalismo.

          Curtir

        • Há alguns anos uma lei impede publicidade (legalizada) nas paradas de ônibus de Porto Alegre e estas paradas pretas eram mantidas pelas empresas anunciantes.
          Com a aprovação da lei anti-publicidade, essas empresas abandonaram a manutenção das paradas antigas e a prefeitura retirou a maioria delas colocando os modelos com telhado de zinco(?) que todos nós amamos (só que não).

          Curtir

  5. Bah e aquela montoeira de fio ali na última foto? Não adianta muito um prédio bonito e com iluminação se tiver aquilo atrapalhando a vista. Será que um dia veremos nosso centro histórico com fiação subterrânea, prédios restaurados e calçamento de qualidade?

    Curtir

  6. nem vou me atrever a falar das paradas de ônibus porque dispensa comentários, embora na lista do que é menos pior, prefiro os puxadinhos do que aquelas paradas horríveis em verde e amarelo ou vermelho e amarelo que são um atentado a leveza e ao bom gosto… mas enfim, com relação ao descaso com os detalhes, o mais surpreendente é a incapacidade de manter um simples canteiro ( seja este da foto ou qualquer outro, da palmeira agonizante no terminal ao lado do mercado público), ou corrigir uma falha na calçada tendo o cuidado de usar a mesma pedra, ou usar defensas de concreto inteiras ao invés de quebradas para encaminhar o trânsito( vide aquelas defensas da entrada do túnel da conceição prá quem vem da osvaldo aranha).
    não posso acreditar que ninguém da administração veja esses detalhes…
    será que não tem uma verba prá manutenção sem que seja necessário esperar pelas grandes obras que nunca acontecem ou demoram anos prá acontecer?
    na minha casa por exemplo, nunca falta dinheiro prá produto de limpeza, nunca falta dinheiro pro jardineiro, nunca falta dinheiro prá retocar um muro que foi pichado, nunca falta dinheiro pra trocar uma lâmpada, prá arrumar o telhado depois de um vendaval… não sei se na capital do rio grande do sul falta dinheiro ou sobra gente relaxada e incompetente…

    Curtir

  7. Que podre!

    Curtir

  8. CICLOVIA BRT GRADIL BRT TRAFFIC CALMING CICLOVIA GRADIL BRT TRAFFIC CALMING CICLOVIA GRADIL TRAFFIC CALMING CICLOVIA GRADIL BRT TRAFFIC CALMING CICLOVIA GRADIL BRT TRAFFIC CALMING CICLOVIA GRADIL BRT TRAFFIC CALMING CICLOVIA GRADIL TRAFFIC CALMING CICLOVIA GRADIL TRAFFIC CALMING CICLOVIA GRADIL TRAFFIC CALMING CICLOVIA GRADIL TRAFFIC CALMING BRT CICLOVIA GRADIL TRAFFIC CALMING. TALOCO. Muda o disco.

    Curtir

  9. Essas paradas são bizarras, e só aumentam.

    E quando fazem algo “decente”, é aquele negocio meio McDonalds, azul e amarelo.
    hahaha

    Pior é que tem gente feliz com isso.

    Curtir

  10. Na Osvaldo Aranha valeria tirar fotos do festival de gradis também. Aquilo é horrível e faz o pedestre se sentir num brete.

    Curtir

  11. Às vezes ligam uma iluminação noturna no Capitólio, discreta mas muito bonita. E que absurdo a parada. Nem sei o que dizer.

    Curtir

  12. Somos a cidade mais resiliente. A cidade está cheia de puxadinhos e nos adaptamos super bem!

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: