Inter estuda multar AG por atraso em obra do Beira-Rio

Reforma no estádio pode não ser concluída até 31 de dezembro

Contrato prevê multa para atraso Crédito: Shaun Botterill / Divulgação Getty Images South America / CP

Contrato prevê multa para atraso
Crédito: Shaun Botterill / Divulgação Getty Images South America / CP

Publicamente, os dirigentes colorados ainda mantém o discurso confirmando a reabertura do Beira-Rio nos primeiros dias de janeiro. Ou seja, creem — ou fingem — que ele estará pronto no dia 31 de dezembro, prazo estipulado no contrato assinado com a construtora Andrade Gutierrez. No entanto, internamente, movimentam-se para reestudar o contrato. Advogados já foram mobilizados para examinar as penalidades previstas no documento para o caso de atraso na entrega da obra.

O presidente Giovanni Luigi está sendo pressionado por colegas dirigentes e, principalmente, por conselheiros. Na última reunião do Conselho Deliberativo, quarta-feira, ele foi inquirido sobre o assunto. “Perguntaram sobre o atraso na obra, que parece evidente, e a possibilidade de multa. O Luigi respondeu com todas as letras que mandará um ofício para a construtora no dia 2 de janeiro, assim que o atraso se consumar”, informou um conselheiro.

Fontes consultadas pelo CP confirmam a existência de multa no contrato. Divergem, porém, sobre a forma que a penalidade pode ocorrer. Alguns dizem que ela pode ser aplicada a cada jogo que o Inter é impedido de realizar no Beira-Rio após o dia 31 de dezembro. Outros garantem que a penalidade incide por dia de atraso.

Depois de pronto, o Inter precisa — é incumbência dele, não da construtora — obter todas as liberações legais antes de usar o estádio. O primeiro jogo do clube pelo Gauchão como mandante é no dia 18 de janeiro, diante do São Luiz de Ijuí.

Correio do Povo



Categorias:COPA 2014, Reforma do Estádio Beira-Rio

Tags:,

19 respostas

  1. E outra, até onde eu sei o prazo da Fifa foi prorrogado para fevereiro de 2013 por conta de outros estádios que estão muito atrasados e por conta do atraso no Itaquerão por causa da tragédia. Com este prorrogamento de prazo, certamente os operários diminuíram a intensidade ma velocidade na obra, e com isso agora podem finalizá-la com mais calma e cuidando dos mínimos detalhes. Ganha o Inter, ganha Porto Alegre e ganha a copa com isso.

  2. Hahahaha, tá brincando que esse pessoal acha que mesmo as obras do Beira Rio adentrando 2014 elas não ficarão prontas a tempo pra copa? Só podem estar de brincadeira né? Se terá multa ou não para AG, isso cabe apenas ao clube e a construtora.

  3. Quando é a prefeitura que atrasa uma obra ninguém poupa nas críticas. Quando é o Inter, por exemplo, aí não se pode criticar.

  4. Claro… demonstrar capacidade de organização, de honrar compromissos assumidos, de promover mundialmente a cidade e o Estado, nada disso tem importância não é mesmo? A perda de divisas oriundas do turismo não é nada comparado a isso. Mas tudo bem, sou cachaceiro, piadista, mas pelo menos não tenho uma visão limitada como alguns.

    • O estado está perdendo turistas permanentemente por muitos outros motivos, muito mais importantes do que futebol. Ademais, a parceria com a Andrade Gutierrez surgiu de exigências da FIFA, pois o Inter queria fazer a obra por conta própria e só depois disseram que não podia. Ainda veio a ladainha que precisava de “fiador” pra garantir que a AG tinha dinheiro pra bancar a obra. Toda essa história, atrasou quase 1 ano o começo das obras.

  5. Sem dúvida a Copa das Confederações com os seus 2 ou 3 jogos, e quem sabe, numa previsão muito otimista, uns 50 mil turistas, iria salvar a combalida economia gaúcha. Dá até pra dizer q a Copa das Confederações iria movimentar mais dinheiro e gerar mais empregos que a GM e a Ford juntas. Parece que acabaram-se todas as favelas de Salvador e Recife, com a grana gerada pela Copa das Confederações.
    Parem com essa cachaça, por favor.

    • Fortunatti,foi ele quem disse que iria lutar para que o time de coração,o Grêmio,sediasse 50% dos jogos da copa do mundo em Porto Alegre na Arena.Esse indicio de fraude é uma facilitação do Fortunatti,e não da ”Prefeitura em si”,com a OAS.

  6. Vazou desde o inicio do mês de dezembro,que as obras do Beira rio seriam entregues somente em 28 de fevereiro de 2014 e que já estavam de acordo o conselho colorado e AG.
    Alguma coisa não ”cheira” bem,tanto é que o clube do povo não será prejudicado.
    As obras atrasaram,porque,quiseram que atrasassem.
    O projeto já está definido,e a cidade perdeu com o atraso.O S.C.Internacional não perderá.

  7. Quando nenhuma outra empresa apareceu pra fazer a obra eles correram atrás da AG que nem umas cadelas. Agora querem multar por atraso na obra que só não está pronta por causa da incompetência da direção pra definir o projeto.

  8. Pra pagar o calçamento. rs

  9. …e o Inter deveria pagar multa a prefeitura pelo atraso na assinatura do contrato que culminou na perda da Copa das Confederações.

    • Exato! Esse atraso sim trouxe um imenso prejuízo para a cidade.

    • E a prefeitura paga multa pra quem, por não ter terminado as obras de mobilidade a tempo da copa das confederações e pior ainda, até a copa do mundo? Se Porto Alegre tivesse com as obras de mobilidade pronta, quem sabe desse pra sediar a Copa das confederações na Arena, afinal, é um estádio padrão Fifa e está pronto desde o fim de 2012.

      • Boa pergunta. Em qualquer obra há multas por atraso. Mas obras públicas não… Quem sabe os políticos poderiam perder em minutos no horário político ou nos repasses de verba para campanha.

    • Que piadista esse Maicon Sartori…

  10. Óbvio que não fica pronto nem em dezembro e nem em janeiro, vamos supor que fique, como os torcedores chegarão ao estadio? Land Rover? Nunca a EPTC vai liberar transito na região, imagina o caos que irá causar.

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: