Porto Alegre registra máxima de 41,1°C nesta quinta-feira

Desconforto com o calor deverá aumentar no RS com intensificação da umidade do ar

Desconforto com o calor deverá aumentar no RS com intensificação da umidade do ar Crédito: Tarsila Pereira

Desconforto com o calor deverá aumentar no RS com intensificação da umidade do ar
Crédito: Tarsila Pereira

As máximas em Porto Alegre chegaram a tórridos 41,1°C até o fim da tarde desta quinta-feira.

O registro ocorreu no bairro Moinhos de Vento. A temperatura chegou ainda aos 40.9°C na avenida Sertório, na zona Norte. Segundo a Metsul Meteorologia, o calor extremo atinge várias partes do Rio Grande do Sul. Teutônia registrou 40,9°C de máxima, enquanto em Santa Cruz do Sul, os termômetros atingiram 40,8ºC.

O aquecimento também superou os 40°C Jaguarão (40,4°C), São Leopoldo (40,0°C) e Canoas (40,0°C). Esse calor não dá trégua até o fim do ano, mas as máximas devem ser menos elevadas. Em compensação, o desconforto pelo calor vai aumentar. Nos próximos dias, à temperatura alta se somará o aumento da umidade do ar. Por isso, as tardes terão enorme desconforto pelo intenso abafamento. E as noites, que até agora vinham sendo relativamente agradáveis, ficarão muito quentes com mínimas muito altas.

Na sexta, o dia será novamente tórrido em Porto Alegre. O sol vai aparecer com nuvens na cidade e a jornada inteira será de temperatura elevada. Mesmo a madrugada será muito quente com mínimas de 23ºC a 25ºC. À tarde, temperatura escaldante com marcas de 38ºC a 40ºC na Capital. Segue muito quente à noite, quando alguns pontos da cidade ainda terão 30ºC.

No sábado, o sol aparece com nuvens, mas espera-se aumento de nebulosidade no decorrer do dia. Não se pode descartar totalmente chuva de verão isolada da tarde para a noite. Madrugada muito quente com mínimas de 23ºC a 25ºC na maioria dos bairros e máxima de 35ºC a 37ºC na maior parte da cidade.

No domingo, O sol aparece com nuvens, mas ocorrem períodos de maior nebulosidade. É maior a possibilidade de chuva de verão da tarde para a noite, recordando sempre que diante das condições de muito calor não se pode afastar a possibilidade da chuva vir acompanhada de temporal. Madrugada com mínimas entre 23ºC e 25ºC na cidade. Faz calor antes da instabilidade com máximas de 33ºC a 35ºC. Forte sensação de abafamento.

Correio do Povo

_______________

A foto de capa do Jornal Metro de hoje, 27/12/2013:

41-graus-porto-alegre



Categorias:Clima

Tags:, , , , ,

17 respostas

  1. pORTO ALEGRE, poderia ser denominada forno alegre se realmente coubesse o adjetivo alegre, pois com o passar das décadas e das administrações públicas observamos é o “forno sujo, inculto, imundo, fedido, inseguro. O pior é quando não se vê mudanças positivas pela frente.

    Curtir

  2. Ao caminhar pela Osvaldo Aranha e ver todos aqueles tocos que um dia foram árvores, derrubados em detrimento de uma fiação aérea… sinto muito calor.

    Curtir

  3. Urge plantar mais árvores frondosas em várias várias várias ruas que ainda não tem árvores. Nesses dias como ficam sem graça os jerivás onipresentes e como faltam as grandes árvores, como exemplifica a Sr dos Passos:

    https://www.google.com.br/maps/preview#!data=!1m8!1m3!1d3!2d-51.223321!3d-30.029178!2m2!1f201.84!2f92.62!4f75!2m9!1e1!2m4!1sFlsgI0meVsk4uTRAKfcdYQ!2e0!9m1!6sRua+Senhor+dos+Passos!5m2!1sFlsgI0meVsk4uTRAKfcdYQ!2e0&fid=5

    Curtir

    • Sim! Parece que na Gonçalo de Carvalho até neva essa época do ano. Amazônia então, só temperaturas negativas.

      Curtir

      • Já esteve na Amazônia? Quando você está em uma região sem árvores, como grandes estacionamento ou avenidas, as temperaturas passam dos 40 C todos os dias e mais úmido que aqui.

        Ao caminhar em qualquer cidade da região norte pode-se sentir claramente a temperatura mais baixa ao passar-se junto a regiões mais arborizadas. Na zona mata, a temperatura não passa de 30 graus, em qualquer horário do dia.

        A ideia não é recriar a zona da mata em Porto Alegre, mas com mais árvores grandes e altas consegue-se baixar a temperatura máxima em mais de 5 graus.

        Curtir

      • Quem vem pela Independência fritando e entra na Gonçalo tem a sensação de que entrou em um ambiente climatizado. Mas pra alguns isso não tem diferença porque devem estar sempre de carro com o ar-condicionado ligado…

        Curtir

  4. Temperatura na Argentina chegou aos 45,5 gruas e sensação de 50 graus.
    http://www.metsul.com/blog2012/

    Curtir

  5. Realmente está muito quente!

    Aposto que hoje a temperatura será superior aos 41.1ºC registrados ontem.

    Curtir

  6. GIlberto, 1 ano após a campanha da calçada sem buracos na cidade baixa. Quase todas as calçadas voltaram para o mesmo estado anterior da campanha (com desníveis, buracos, lajotas soltas/faltando), comprovando a qualidade do material e serviço de reparo.

    Quando é que o pessoal irá aprender que estas calçadas de lajotas de pedra ou cerâmica não deram, não dão e nunca darão certo?

    Curtir

    • Então não frequentamos a mesma Cidade Baixa. Pra mim o nível do calçamento, apesar de não ser o ideal, continua bom. E sou fã das lajotas de basalto, pra mim já são um símbolo de Porto Alegre – e fazem com que a nossa cidade seja a única capital do Brasil que não tem uma salada de frutas de materiais de calçada.

      Curtir

      • Eu não frequento, eu moro na cidade baixa. E as calçadas aqui na volta estão com piso solto, desnivelado ou faltando lajotas. E as ruas estão fétidas por causa dos mijões e da falta de chuva.

        Curtir

  7. Maldito Fortunatti e EPTC com seus gradis e bretes fazendo a temperatura da cidade aumentar. Garanto que se tivesse mais ciclovias a temperatura não passaria de 15 graus no verão.

    Curtir

    • Com menos árvores adultas e mais asfalto, pode crer que a cidade ficará cada dia mais quente.

      Mas nada a ver com os bretes. Os bretes apenas fazem os pedestres terem que caminhar distâncias maiores, o que nesse clima ameno é até agradável (ironia).

      Curtir

      • E os prédios na orla que tanto querem por aqui diminuem a circulação do ar, vai ficar muito mais quente ainda.

        Curtir

  8. me senti no Saara hoje

    Curtir

  9. O pior nem é tanto o calor, mas o fedor de circular pelas ruas (mijadas e cagadas) depois de tanto tempo sem chover!

    Curtir

  10. Alguem tem a informacao de qual foi a sensaçao termica ?

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: