Estádios da Copa iniciam 2014 em obras e rompem prazo dado pela Fifa

Do UOL, no Rio de Janeiro

O ano de 2014 definitivamente não começou como a Fifa e o governo brasileiro planejavam . Diferentemente do programado, seis estádios que serão usados na Copa do Mundo não foram concluídos em 2013 e iniciam o novo ano ainda ainda em obras para o torneio: Arena da Amazônia (Manaus), Arena das Dunas (Natal), Arena da Baixada (Curitiba), Arena Pantanal (Cuiabá), Beira-Rio (Porto Alegre) e Itaquerão (São Paulo).

Esses seis estádios fazem parte do grupo de arenas brasileiras que não foram usadas na Copa das Confederações, torneio-teste do Mundial. Todos eles tinham até terça-feira, 31 de dezembro, para concluir suas obras. Nenhum , entretanto, conseguiu estar 100% pronto para receber uma partida da Copa dentro do prazo combinado.

O governo do Rio Grande do Norte chegou até a promover uma cerimônia simbólica na noite de terça para marcar o fim das obras na Arena das Dunas. As luzes do estádio de Natal foram acesas às 22h. Contudo, o estádio não está pronto para a Copa do Mundo. Ele ainda precisa de 11 mil lugares temporários para atingir a capacidade mínima de público exigida pela Fifa. Os assentos estarão instalados só em março.

No restante dos estádios, a situação ainda é pior. Atrasos em cronogramas de obras e até acidentes acabaram inviabilizando a conclusão dos trabalhos em 2013. No caso da Arena Amazônia, aliás, onde dois operários morreram trabalhando em dezembro, ainda não há uma previsão oficial de quando o estádio estará pronto.

Confira abaixo a situação de cada estádio em obras:

Arena da Amazônia

arena-amazonia-dez-2013

O trabalho em áreas altas do estádio foi paralisado em 14 de dezembro após a morte de dois operários. Em 18 de dezembro, a Justiça liberou a retomada das obras.

A arena encerrou 2013 com 94% concluída. Não há prazo oficial para entrega do estádio. O governador do Amazonas, Omar Aziz, já afirmou que tem até abril para conclui-lo.

Itaquerão

itaquerao

A queda do guindaste que carregava a última peça da cobertura do Itaquerão, em São Paulo, provocou a morte de dois operários no dia 27 de novembro. Após a tragédia, 5% de toda a área do estádio ficou interditada por cerca de suas semanas.

Isso atrasou a conclusão do estádio. A obra está 94% concluída, segundo último balanço divulgado pela construtora da arena. A Fifa espera o estádio pronto em abril.

Arena Pantanal

arena-pantanal

Denúncia de superfaturamento na compra de cadeiras, cancelamento de contratos com fornecedores, incêndio em parte do estádio, protesto contra a Copa e até assalto com troca de tiros: aconteceu de tudo um pouco na Arena Pantanal, em Cuiabá, nos últimos dois meses.

Por isso, as obras atrasaram. Atualmente, estão cerca de 90% concluídas. O estádio só deve estar pronto em abril.

Arena da Baixada

arena-baixada

A obra da Arena da Baixada é a mais atrasada. De acordo com o último balanço divulgado pelo Atlético-PR, dono do estádio, a reforma está 88% pronta.

Os atrasos são reflexo da paralisação dos trabalhos em outubro por falhas de segurança e uma greve de operários. A arena só deve estar pronta em abril.

Beira-Rio

beira-rio

A instalação da nova cobertura do Beira-Rio, em Porto Alegre, parou em dezembro causa de um protesto de trabalhadores. Por causa disso, a entrega do estádio foi adiada para o próximo dia 15, duas semanas após o prazo final dado pela Fifa.

Arena das Dunas

arena-dunas

A construção da Arena das Dunas, estádio de Natal para a Copa do Mundo, foi concluída, segundo o governo do Rio Grande do Norte. O dado, entretanto, não leva em consideração a necessidade de instalação de 11 mil assentos temporários que a arena precisa ter para pode receber jogos do Mundial.

O governo já abriu uma licitação para contratação uma empresa responsável pela instalação dos lugares temporários. Os assentos estarão disponíveis em março.

Governo e Fifa acreditam nos prazos

Apesar dos atrasos, o governo federal já informou que as seis arenas serão concluídas “no prazo para a realização dos eventos-teste necessários para a Copa”. Já o COL (Comitê Organizador Local) declararam ainda em dezembro que “reconhecem o esforço das 12 sedes e do governo federal na preparação para a Copa do Mundo” e que “têm confiança nos prazos apresentados pelas sedes para os estádios, garantindo a realização de eventos-teste essenciais para a Copa”.

Vale ressaltar que 12 estádios receberão jogos da Copa. Seis deles já foram usados na Copa das Confederações: Arena Pernambuco (Recife), Castelão (Fortaleza), Fonte Nova (Salvador), Mané Garrincha (Brasília), Mineirão (Belo Horizonte) e Maracanã (Rio de Janeiro). Todos estão oficialmente prontos para o Mundial.

UOL COPA

_____________________

Pela foto utilizada do Beira-Rio (sem membranas), nenhuma das fotos deve estar atualizada. UOL está desatualizado.



Categorias:COPA 2014

Tags:, , ,

12 respostas

  1. Foto do Beira Rio esta totalmente desatualizada…

  2. Isso é bem a cara do Brasil mesmo.

  3. Dessas, 3 serão elefantes brancos. E viva o desperdício de dinheiro público.

  4. Alem de toda roubalheira nessa copa, ainda acho que vai dar toda aquela vergonha.

    Agora um comentario sobre o Beira Rio, passei ontem la, ao menos o estacionamento em frente ao estadio não vai tapar tanto quanto eu imaginei, considero isso um lucro.
    haha

  5. O estádio de Brasília custou 1,5bi e já tem até goteiras. Brasil é um país ridículo, não sei como fui nascer nesse c* de mundo, mas acredito que tenha sido um terrível acidente histórico.

  6. Falando sobre os estadios.. estou de cara com meu time,,, quer fazer jogo antes da inauguracao pra que? E quem comprou o ingresso carissimo do jogo contra o Penharol? Sera que a vontade de voltar pro estadio eh tamanha? Acho desnecessaria essa gana de voltar pro estadio inacabado… imagina um jogo mesmo com 10 mil pessoas e o estadio sem entorno e muito menos internamente pronto… tenha do….. E sobre os atrazos isso e Brasil e nunca vai mudar,, aqui tudo se tem jeitinho…..horrivel.

    • Luis, você precisa se informar melhor para não se estressar tanto e não ficar tão de cara com seu time. Tudo que está sendo feito no Beira-Rio, são recomendações da FIFA. Todos os novos estádios terão abertura gradual de público… ou seja, 10, 20, 30 mil pessoas até atingir o público total.
      Tu não acha uma medida temerária reabrir o estádio logo no primeiro evento com quase 60mil pessoas dentro dele?
      Terão sim jogos antes da reabertura oficial (06/abril com o Peñarol) que serão os “eventos-teste” recomendados pela FIFA. Não é gana em reabrir o estádio ou vontade dirigente.

      • Filipe.. desculpe amigo, mas a FIFA recomeda eventos testes APOS A CONCLUSAO do estadio e nao do mesmo EM OBRAS… Se informe melhor amigo. O prazo de conclusao das obras deveria ser em dezembro e digo conclusao tudo… a FIFA estabelece que apartir disso sim tenham testes graduais de publico,, agora se vc leu melhor minha critica eu digo que o estadio vai abrir mesmo com 10 mil pessoas e sem nenhuma estrutura externa pronta, com obras acontecendo e acho isso temerario e burro. Sou socio e acho que estao fazendo uma grande M****@.

  7. André, blogs de times não né.

    • “Quem ataca o argumentador é porque não tem argumento ” . Desde a Grécia antiga . Preferes desqualificar o interlocutor sem entrar no mérito do q é dito. Santa Inquisição no Porto Imagem .

      • Vai começar André ?
        Tu ta cansado de saber que não costumamos permitir clubismos aqui no Blog. Se tens algo a dizer, de forma séria e não clubística, redige um artigo e manda. Terei o prazer de publicar. Mas este tipo de blog, corneta pura, não tem lugar aqui. E tu sabe disso.

Faça seu comentário aqui: