Estudo analisa viabilidade de linha turística até Itapuã

Estado e empresa planejam passeio de catamarã de Porto Alegre a Viamão para a Copa do Mundo

Estudo analisa viabilidade de linha turística até Itapuã Crédito: Juliana Ramiro / Divulgação Setur-RS / CP

Estudo analisa viabilidade de linha turística até Itapuã
Crédito: Juliana Ramiro / Divulgação Setur-RS / CP

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a empresa CatSul, realizou uma viagem experimental, por água, até o Parque Estadual de Itapuã. O teste foi feito para analisar as possibilidades de inserir uma linha de turismo partindo do Cais do Porto até o parque em Viamão. O passeio, em um catamarã, serviu para verificação do tempo estimado do percurso de 57 quilômetros, feito a 40 km/h. A linha será uma nova atividade de lazer, oferecida aos moradores da Capital e aos turistas no período da Copa do Mundo.

Para a implantação, será necessário construir um píer no antigo Porto das Pombas. “Estamos fazendo esse passeio para mensurar a distância, o tempo e a estrutura que precisamos construir. Pretendemos reconstruir o cais para que a atividade possa ser iniciada com segurança e sem atingir o ecossistema do local”, explicou o secretário estadual do Meio Ambiente, Neio Lúcio Fraga Pereira. Uma das principais preocupações, segundo o secretário, é manter a preservação do ecossistema. “Precisamos fazer com que as pessoas conheçam o parque. Só assim podem começar a preservar. Essa linha é uma forma de reforçar esse contato”, afirma.

O catamarã passou pelas praias da Pedreira, do Araçá e do Sítio, Prainha até a ponta do farol, que divide o Guaíba com a Laguna dos Patos. O tempo de viagem é de 1h e 15min até o parque, mais o retorno. A chefe da Divisão de Unidades de Conversação, Márcia Correa, afirma que a proposta objetiva contribuir também para a exploração dos potenciais da área. “É o parque que está mais próximo de uma concentração urbana. Poderemos nos aproximar as belezas naturais sem agressão.”

Correio do Povo



Categorias:Catamarã, Meio Ambiente, TURISMO

Tags:, ,

10 respostas

  1. Excelente iniciativa.

    Mas é óbvio que os ecoxiitias vão espernear. Acho que, no final das contas, isso não vai sair.

    Curtir

  2. Bem que alguém poderia fazer uma linha turística de Porto Alegre até São Lourenço, Pelotas ou Rio Grande. Já fiz esse passeio de barco e é muito bacana navegar na Lagoa dos Patos, coisa que muita gente nunca fez nem teria como fazer se não numa linha turística,

    Curtir

  3. Esse lugar poderia ser uma salvação para Viamão, imagina o que poderiam gerar de turismo por la?

    Mas não pode nada, infelizmente.

    É um belo lugar, pena que no RS não pode nada.

    Aaaa se fosse em Gramado/Canela.

    Curtir

  4. Tem que melhorar a estrutura do Parque…

    Curtir

  5. Melhor noticia relacionada a copa de 2014 para porto alegre!!!!

    Curtir

  6. Como europeu não tem essa mania que gaúcho tem de achar que vive num clima tropical, pode ser um sucesso =)

    Curtir

  7. Tomara que façam permanentemente além do período da Copa pois tal passeio será um produto turístico rico que explorado de forma organizada e sustentável, tem tudo para ser um sucesso.

    Curtir

  8. Muito bom mas sem importancia para a copa pois sera em pleno inverno e em itapua quem vai querer ir la com o frio e chuvas em junho e julho?

    Curtir

    • Frio é algo meio subjetivo, o turista europeu está acostumado com invernos mais rigorosos que os nossos. O problema será só a chuva mesmo.
      Mas ainda assim, é bom ver o nosso estado explorando mais as nossas belezas. Temos um potencial tão grande, pena que é tão pouco explorado. Assim o pessoal vê que através das nossas águas temos mais do que o pôr do sol no Guaíba.

      Curtir

    • Tu obviamente nunca foi ao parque estadual de itapua pra fazer uma afirmaçao dessas renan…

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: