Tramita na Câmara a mudança de nome da Av. Castelo Branco

Av. Castelo Branco. Foto: Gerson Ibias

Av. Castelo Branco. Foto: Gerson Ibias

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre um projeto de lei que propõe a conversão do nome da Avenida Castelo Branco, do primeiro presidente da Ditadura Militar, para Avenida da Legalidade.

A nova denominação é uma proposta dos vereadores Pedro Ruas e Fernanda Melchionna, ambos do P-Sol. “O epicentro da Legalidade no Brasil foi Porto Alegre, e aqui não tem uma homenagem adequada a um movimento tão importante”, afirma Ruas em entrevista ao Jornal do Comércio.

A nomenclatura é uma homenagem ao movimento liderado por Leonel Brizola, que surgiu em Porto Alegre, em 1961, para assegurar a manutenção da ordem jurídica de sucessão da presidência da República após a renúncia de Jânio Quadros. A linha previa que João Goulart, então vice-presidente, assumisse a posição, no entanto, setores da sociedade temiam que a associação de Jango com o comunismo afetasse a ordem do País. De acordo com o vereador, a Legalidade tratava da busca pela legitimação constitucional do País. Para ele, o movimento é a maior insurreição popular brasileira. “Este foi o maior movimento cívico que o Brasil já teve, o maior levante cívico, eu diria”, frisa.

Affonso Ritter



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

41 respostas

  1. Essa coisa de trocar nome de avenida, derrubar bustos e tal só por ser do regime militar é bem de esquerdinha mesmo. Enquanto isso a cidade cai aos pedaços, e esses dois patetas só se preocupam com sua ideologia. Porque então vocês não radicalizam e implodem tudo que foi construído na época? 70% do Brasil viraria entulho.

    Curtir

  2. O que acontece na mudança do nome de ruas é uma formação ¨planejada da ideologia comunista para gerações futuras. Isso é cientificamente estudado, orientado e executado de acordo com os ensinamentos do comunismo do mundo inteiro.Segundo a cartilha (ABC do Comunismo) do teórico Nicolai Bukharin é quem rege os nossos partidos de esquerda diz; “APAGAR E ERRADICAR A MÉDIO E LONGO PRAZO OS ÚLTIMOS RESQUÍCIOS E VESTÍGIOS DO ANTIGO REGIME …ISSO É O PODEROSO INSTRUMENTO PARA A CRIAÇÃO DE UMA NOVA IDEOLOGIA. Isso é só algo que se ajusta exatamente com os procedimentos dos nossos partidos de esquerda. Note que os nomes de SUBSTITUIÇÃO e implantação de novos nomes de logradouros públicos, são todos relacionados com ditaduras no mundo e personalidades terroristas que foram vítimas da ditadura militar,O nome legalidade é um exemplo. Porque rua com o nome de FIdel Castro?…Porque creche com nome de Che Guevara? Esses homens são maus exemplos de liberdade. foram perseguidores, opressores,,torturadores e mataram também seus inimigos, enfim, tudo que os militares fizeram e eles tão hipocritamente condenam estão homenageando e exaltando com nomes de suas personalidades

    Curtir

  3. Nossos administradores públicos, suas ramificações, nossos políticos e companhia, todos da muito pouca credibilidade, não têm outras coisas melhores a fazer do que inventar com ideologia bolorenta, assuntos como esses de mudar nomes de vias públicas. Pensem em coisas mais racionais, como, a saúde pública, a educação, a segurança, o transporte urbano, a mobilidade no trânsito, entre outras. E todos estão lá em suas cadeiras porque o povo é obrigado a votar, O nome da Avenida Castelo Branco é conhecido além de nossas fronteiras. Por que esses esquerdinhas bolorentos não se transferem para Cuba, já que nada mais são do que peças descartáveis e quase sepultadas?

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: