Prefeitura e Moovit lançam aplicativo de mobilidade em Porto Alegre

Informações podem ser geradas pelos usuários do transporte público  Foto: Divulgação/PMPA

Informações podem ser geradas pelos usuários do transporte público Foto: Divulgação/PMPA

A prefeitura de Porto Alegre e a startup israelense Moovit lançam oficialmente nesta sexta-feira, 17, o aplicativo de mesmo nome desenvolvido pela empresa de tecnologia voltado à mobilidade urbana. O ato de apresentação acontece a partir das 11h no Salão Nobre do Paço Municipal (Praça Montevideo, 10). A ferramenta, além de se basear nos dados oficiais da Capital, disponibilizados no portal DataPOA, utiliza também informações geradas pelos próprios usuários para construir um mapa de rotas, horários, características de cada linha e veículo e posição geolocalizada dos ônibus com o objetivo de otimizar o uso do transporte público. Com os dados gerados pelos usuários, será possível também à prefeitura avaliar de forma mais global e ao mesmo tempo detalhada a situação do serviço da Capital.

A solução disponibilizada aos porto-alegrenses e visitantes, que pode ser baixada gratuitamente nos sistemas IOS e Android ou acessada pelo computador, permite que usuários do transporte coletivo tracem rotas de ônibus, calculando exatamente quanto tempo o transporte vai demorar para chegar à parada. É com base nas informações dos usuários e o GPS de seus celulares que se chega a estes dados e, portanto, como defendem os idealizadores, quanto maior e mais ativa a participação das pessoas, maior será a eficiência do aplicativo.

Com o aplicativo, explica o prefeito José Fortunati, o usuário terá mais uma ferramenta capaz de reunir informações que certamente permitirão um uso mais racional e eficiente do sistema de transporte público da cidade. “Sem dúvida, essa parceria se soma a outras iniciativas que procuram garantir a moradores e visitantes mais qualidade na experiência de utilização da nossa rede de transportes”, afirmou.

Segundo o CEO do Moovit, Omar Tellez, a chegada a Porto Alegre integra a estratégia de internacionalização da empresa e é tratada como fundamental para a consolidação do serviço no Brasil. “Estamos chegando ao país de forma gradual e entendemos que os resultados obtidos na capital gaúcha serão balizadores para a sequência do nosso projeto. Estamos muito felizes com esse lançamento e animados com a perspecticva de contribuir cada vez mais com a cidade”, explicou.

Para o diretor-presidente da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, a solução desenvolvida pela equipe do Moovit oportuniza ao usuário participar ativamente, passando informações que serão disponibilizadas pelo aplicativo. “A população está ganhando mais uma ferramenta para ajudar na fiscalização do transporte coletivo, uma espécie de pesquisa em tempo real que certamente nos ajudará na qualificação do serviço”, detalhou.

A disponibilização da ferramenta não acarretará custos o município.

Moovit

Criado em Israel em 2011, o aplicativo já está em operação em diversas cidades do mundo como Roma, Madri, Holanda, Nova Iorque, São Francisco, Chicago, Boston e outras cidades norte-americanas. O Moovit investiu mais de US$ 4 milhões no projeto mundialmente e já conta com 1,7 milhão de usuários globais, segundo informações divulgadas pela empresa

Link do vídeo institucional: http://youtu.be/1VehkavG2Xk

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito, onibus

Tags:, ,

10 respostas

  1. Ainda estou aguardando o aplicativo que vai me informar em tempo real a localização GPS de determinado ônibus de determinada linha!
    Isso sim vai reduzir o tempo de espera nas paradas, porque tu sabe onde está o próximo ônibus.

    Curtir

  2. ja quando as startups e organizações porto alegrenses querem fazer coisa parecida, é só tapa na cara…. Vide os adesivos, vide o poabus…

    Curtir

  3. Mas é muita cerimônia de lançamento hein? Parece que só sabem fazer isso…

    Curtir

  4. Lista de coisas que a prefeitura teve que fazer nesse projeto:

    Curtir

  5. cade o link pra play store e pra app store? podiam ter colocado eles na reportagem.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: