Fotos: demolição de puxadinhos no Cais Mauá

Estas belas fotos nos mostram  o início da demolição de construções feitas entre os armazéns do Cais Mauá.

É a revitalização começando !!!

Autor das fotos: Norberto Lemos

Data das fotos: 24/01/2014

935147_699118533451727_1912717395_n

1623678_699118473451733_198674230_n

1656200_699118506785063_1999596167_n



Categorias:Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:, ,

25 respostas

  1. Tenho dúvidas também em relação ao refeitório e o A7 serem demolidos. De qualquer modo eles não são prédios tombados pelo patrimônio da cidade. Se houver algum erro, foi neste ponto, a empresa a princípio parece estar respeitando os prédios que são considerados patrimônio.

    Por outro lado, é necessário preservar uma boa porcentagem e fazer novos prédios para atrair a população. Não gosto de shoppings, mas se um shopping, mesmo que de mau gosto, levar à população a ocupar o local, que venha o shopping!!

    Curtir

  2. Quanto mais rápido melhor. Esta cidade precisa de um up, de coisas novas e modernas também para romper com o climão de decadência que paira no ar. Que se faça algo realmente lindo como Porto Alegre merece!

    Curtir

  3. Esta parte que esta sendo demolida não foi nunca um puxadinho. Na parte de cima da imagem, era o local das balanças que foram usadas tanto pelo porto, como pelo comercio de Porto Alegre, pois ela foi por muito tempo a unica da cidade. Ao lado de baixo da imagem onde se vê uma chaminé, ficava o refeitório (Restaurante) do Porto, que muitos trabalhadores alimentou, mesmo não sendo portuários. Passaram por ali, nos tempos que o porto fervilhava de navios com imensas quantidades de mercadorias, que movimentaram a nossa economia. O Porto de Porto Alegre foi o primeiro porto do Brasil a exportar Soja, produzida no estado, este que foi considerado por muito tempo Celeiro do Brasil.
    Este espaço deixou um legado muito grande, que lastimavelmente não foi, e nunca será divulgada, como a maiorias de nossa esquecida historia
    Seria até um ato de respeito, se estes espaço fosse em parte preservado, com a construção de algo como um restaurante ou mesmo um local de bares.
    Digo isto com confiança, pois foi que meu pai me passou, e me deixou como herança de suas memorias. Ele foi um alto funcionário do DEPREC. dos anos 50 aos 80
    Este cais ao ser demolido, vai deixar muita historia ser colocada abaixo, da forma que será feito. Estas obras de revitalização do porto, estão indo ao caminho contrario do Puerto Madero de Buenos Aires, que fez questão de preservar uma historia que ali foi palco.

    Curtir

    • Concordo. Essa revitalização vai demolir o armazém A7 (ao lado do Gazômetro) para construir um shopping. O prédio tem valor histórico e compõe o cartão-postal. Veja a prova aqui: http://ngmadv.com/noticias/tag/porto-cais-maua-do-brasil-sa/

      Ao invés de integrar o Caís com o restante da cidade, essa Arrendatária está isolando e proibindo qualquer pessoa de entrar no Porto. Não se pode mais entrar pelo Portão Central, sequer a pé. Se quiser pegar o Catamarã ou Cisne B., tem que pegar o insalubre túnel do metro, subir escadas e enfrentar o perigo.

      A Revitalização vai ocorrer em pequenas etapas, demorando anos para pretensamente ocorrer. Trocam governos, empresas quebram e enquanto isso um empreendedor isola o local e sequer conseguirá entregar algo para a Copa (como era o plano inicial).

      Curtir

      • Adriano, o Armazém A7 não foi tombado pois foi construído posteriormente em relação aos demais. Vão ser mantidos todos os tombados. Não vejo qualquer problema em demolir algo sem valor histórico para construção de algo moderno e útil. O porto vai manter sua identidade com todos os demais armazéns. Não vamos perder nada. Isso é ser radical. Não se pode demolir nada ?

        Curtir

      • Em relação a não ser permitido entrar no cais, concordo plenamente. Deveria continuar a ser permitido enquanto a obra não chegar neste ponto. Afinal o porto é nosso.

        Curtir

  4. Bom sinal, sinal de que as obras não foram travadas como foi noticiado um tempo atrás.

    Curtir

  5. Bah, gostei de ver que as opiniões estão construtivas !

    Curtir

  6. O que tinha ali antes, exatamente? Era um prédio igual aos armazéns ou algo diferente?

    Curtir

  7. Muito bom a retirada destes puxadinhos. Parece-me que vão cosntruir uma praça no local. Interessante seria se substituissem a parte do muro que confronta este espaço, por muro de vidro temperado, se é possível isso, assim poderíamos ter uma pequena vista para o Guaíba.

    Curtir

  8. Convênio UniRitter e Cais Mauá do Brasil
    Projeto de revitalização da área central do porto de Porto Alegre terá registro fotográfico e histórico por quatro anos com desenvolvimento e pesquisa dos alunos da UniRitter

    A UniRitter e o consórcio Cais Mauá do Brasil, responsável pelas obras de revitalização do Cais Mauá, no Centro de Porto Alegre, assinaram nesta sexta-feira (17/01) um convênio exclusivo que vai gerar uma série documental fotográfica de todos os passos do projeto de revitalização e obras de um dos maiores cartões postais do Rio Grande do Sul, o Cais Mauá.

    A partir do acordo, os estudantes dos cursos de Design, Arquitetura, Jornalismo e Publicidade e Propaganda poderão ter acesso, por quatro anos, ao andamento das obras de restauro dos armazéns, reforma e inovações dos espaços de interação urbana. O objetivo é o registro fotográfico e histórico, bem como geração de conteúdo de análise e estudos acadêmicos das diferentes áreas envolvidas no projeto.

    mais detalhes aqui: http://www.uniritter.edu.br/?noticia=4013

    Curtir

    • A questão é que em Porto Alegre tudo é assim, meio faraônico quando se trata de uma obra pública. Nossos projetos nunca apresentam simplicidade é tudo muito rebuscado . Depois de pronto o que que acontece? Fica tudo largado, sem manutenção, sem orçamentos prevendo manutenções futuras, etc, etc. Basta vermos o corredor da III Perimetral, por exemplo. Quando foi feito, foi motivo de orgulho, fotos em sites e revistas internacionais, paradas de ônibus diferentes, modernas, escadas rolantes, elevadores. Pois bem, vejam hoje o estado em que se encontram. Infelizmente, aqui é sempre assim.

      Curtir

      • Faraônico?

        Onde?
        haha

        A 3 perimetral é uma coisa basica que qualquer cidade deveria ter, e assim como qualquer cidade tem, deveria ser mantida.

        Curtir

  9. Bah, to tendo orgasmos……….so de pensar que a Cavedon e a corja de amigos devem estar espumando de enfurecidos!!
    hahahahaaahahhahaahaaaaa…………

    Curtir

  10. Bem que Porto Alegre poderi ter tipo uma comissão de trabalho permanente encarregada pela prefeitura para urbanizar a orla do Humaitá até a Zona Sul, pensando em concessões especiais em certos pontos que poderiam resultar em contrapartidas em outros pontos de modo que formássemos uma imensa orla utilizável. Isso certamente viraria Porto Alegre do avesso. Mas teria que ser um órgão projetado para sobreviver à diferentes administrações empregando pessoas responsáveis por projetos arquitetônicos e modelo de negócios de viabilidade. Algo de longo prazo. Enfim, sonho meu…

    Curtir

  11. Essa obra chegará até o espaço de embarque das lanchas do Gremio Nautico União? Pelo que estive vendo, não chegará até lá, por isso não entendo o porque da proibição de estacionar naquela parte desativada do cais para os frequentadores do clube náutico e muito menos a retirada do Cisne Branco do seu local.

    Curtir

  12. O pior é aquele muro, ja que nao da pra demolir porque não diminuem a altura. Bom seria se esses caras que protestam por ai fossem protestar derrubando o muro ao estilo de Berlin.

    Curtir

  13. Agora é esperar para ver o que vão colocar no lugar. A expectativa é alta.

    Curtir

  14. Muito legais essas fotos! Olhando rápido nem parece Porto Alegre.

    Não tinha notado que havia estacionamento à direita na Mauá. Precisa? Não atrapalha mais o trânsito do que ajuda um ou outro que estaciona alí?

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: