A Fifa nunca mais será a mesma depois da Copa no Brasil

Na sede da Fifa, semana passada, a presidente Dilma Rousseff afirmou que “estádios são obras relativamente simples”. Disse, também, que “haverá todo o empenho para ser a Copa das copas. Isso inclui estádios, aeroportos, portos”.

Essas duas curtas manifestações exibem o tom da ilusão e de como nossa presidente está distante da realidade de eventos esportivos gigantescos e bilionários. Impressiona, também, como seus assessores não a atualizaram sobre o que de fato ocorre nessa trágica preparação brasileira.

Para um país que têm empreiteiras construindo até hidrelétricas, mundo afora, de fato construir estádios é uma barbada. Difícil é fazer isso aqui, principalmente devido à corrupção endêmica e à falta de um órgão gestor central para a Copa do Mundo, eficiente e confiável. Não temos isso.

Ao afirmar que “haverá todo empenho” para realizar a Copa, Dilma Rousseff revela como o governo tratou com desleixo essa questão. Empenho, agora? Conquistamos a sede dos dois maiores eventos mundiais sem elaborar um único plano de formação de atletas, sem que se tenha o esporte como parceiro da atividade escolar, sem vincular o esporte a projetos sociais efetivos e não de caráter emergencial e apelo político. Nada! O material se sobrepôs ao humano, porque daí que sai o lucro superfaturado de muitos.

Aqui, é tão fácil construir estádios quanto destruí-los. Foi o que o próprio governo de Dilma Rousseff permitiu com o velódromo do Rio de Janeiro. E o que dizer do Engenhão, inaugurado há sete anos, mas já inativo, às vésperas da Copa do Mundo? E o estádio de atletismo Célio de Barros, abandonado?

Impressiona que todos os envolvidos nessas barbaridades destrutivas, recheadas de superfaturamentos e corrupção, continuem em seus cargos, tomando decisões e intimamente vinculados à preparação da Copa e Jogos Olímpicos.

Assim como Câmara e Senado, omissos diante dos confrontos sociais. O Legislativo é cúmplice, sim, dos saques oficiais, como as isenções fiscais concedidas à poderosa Fifa. As excelências agiram assim na esperança de receberem convites para os badalados camarotes VIPs da Copa. O órgão fiscalizador transformou-se em cúmplice da bandalheira.

Movimento de rua

Cresce na rede social o movimento “não vai ter Copa”. E não faltam motivos para essa ameaça indignada da população.

O então presidente Lula usou a Copa como apelo para fazer crescer a popularidade de seu partido. Afinal, futebol é a paixão brasileira. Mas o desleixo como o assunto foi tratado inverteu o interesse dos torcedores. Até porque, ir a um jogo do Mundial é exclusivo para quem pode pagar muito por um ingresso de luxo.

O próprio ministro Aldo Rebelo antecipou isso numa entrevista à revista Veja, no ano passado:

“Os novos estádios não foram feitos para o torcedor comum. Em dias de jogos da Copa esses torcedores não vão passar nem na frente deles”.

A irresponsabilidade de nossos dirigentes chegou a esse ponto. Portanto, aguentem as manifestações. Elas chegaram e vão crescer, enquanto a polícia já realiza operação tartaruga anunciando que está disposta a parar. E o futebol, quem diria, está apressando o caos em tempo que seria de muita festa.

A Fifa nunca mais será a mesma depois da Copa no Brasil.

José Cruz  – 27/01/2014

UOL ESPORTE



Categorias:Outros assuntos

28 respostas

  1. como tem gente alienado ,ainda não acordou para realidade ,chega de pão e circo , ,esporte é saúde e amizade como dize esse alienado acima ,mas não no nosso país ,onde falta caráter em nossos políticos , no brasil copa significa oportunidade 06% da população brasileira vai ficar mais rica (corrupção), o país esta crescendo ficando rico somente para esses 06% ,somos o pais em que a população paga mais imposto no universo por que a palavra mundo é pouco para descrever. em vez de ficar preocupando que temos que mostrar um brasil que não existe para o mundo lá fora , vamos mostrar o brasil da verdade , que falta educação ,saúde ,segurança ,moradia , não tô nem ai pra copa do mundo.

    hei você alienado acorda esse é o nosso pais , mas se quisermos isso pode mudar..

    chega de pão e circo

    sou brasileiro e não sou alienado,,,,

    Curtir

  2. Só quero ver a baderna na época da Copa, com o policiamento totalmente omisso pelo poder público a baderna sera geral…
    Já é assim hoje, então aguardo para assistir de camarote a anarquia e a polícia sendo culpada por tentar coibir…
    Só aguardo pelo pior, não tenho como pensar em coisas boas vivendo no Brasil governado pelo PT…
    Essa copa será um estopim de uma grande mudança e logo depois as eleições….

    Vai ser uma vergonha… Já é né…

    Curtir

  3. Ótimo artigo, disse tudo e um pouco mais

    Curtir

  4. Semiografo
    70% do valor da reforma do Beira Rio será financiado pelo BNDS. Aliás a maioria dos investimentos que geram empregos (privatizações, montadoras, estradas, aeroportos, etc) tem linha de financiamento do Banco. Esta é a função de um banco de fomento. Quanto a tua casa, se for valor baixo (até 100 mil acho) tem o “minha casa minha vida” com juros bem camaradas.

    Quanto à denúncia sobre obras do entorno da arena, confio no TCU que sempre cumpriu seu papel. Todo investimento em POA, como shoppings e condomínios, tem que fazer uma contraprestação em obras no entorno. Por que o conjunto habitacional da OAS no Humaitá seria diferente? Ninguém entendeu por que o prefeito Fortunatti abriu mão depois. Mas isso nada tem a ver com a realização da Copa.

    Curtir

  5. Algumas considerações:
    Tem alguns discursos e bandeiras que são fáceis de cair no gosto da galera e se espalhar como rastilho de pólvora. Um deles são os gastos com a Copa do Mundo.

    Todo dinheiro público investido em POA, por exemplo, para a Copa do Mundo são em obras de infraestrutura que beneficiarão toda a população. Desde os viadutos, trincheiras, duplicações e aberturas de novas vias, corredores para BRTs, ampliação do aeroporto (terminal de passageiros e pista) até subestações da CEEE entre outras de pequeno porte. O Beira Rio foi reformado com dinheiro privado.

    A maior parte das obras no Brasil inteiro, ditas para a Copa, são obras necessárias que deveriam ser feitas independente do evento. A Copa funcionou como um indutor.

    Não conheço nenhum dos manifestantes contra a Copa do Mundo. Fora o “time” que já passou, dinheiro já foi gasto e não realizar a Copa só aumentaria o prejuizo, tenho esta outra dúvida. Se tiver algum na minha LT por favor gostaria de saber, objetivamente, qual obra para a Copa não deveria ser feita? Qual é desnecessária para a cidade de Porto Alegre? Se não estou equivocado, a contrariedade é ideológica. Mas aí eu pergunto. Se é contra não bastaria boicotar e não ir? Deixa que curte ir em paz.

    Claro que protestar, manifestar contrariedade faz parte da democracia. Só não concordo com o “Nãovaitercopa” por que eu não quero e pronto. Aí não é democracia. O problema são os estádios que foram feitos com dinheiro público. Porém todos são estaduais e não no RS. Nenhum com dinheiro federal.

    Curtir

    • Você garante que não tem 1 centavo do BNDES a juros camaradas para a construção da Arena e para o Beira-Rio? Eu quero comprar a minha casinha a juros de BNDES. Outro ponto… hoje mesmo foi notícia o rolo entre a Prefeitura e o TCE no sentido de que a prefeitura teria abraçado obras do entorno da Arena que deveriam ter sido feitas pela OAS.

      E por aí vai. É tudo investimento “privado”, mas sem o dinheiro público, não erguiam nem os alicerces. No Brasil, é impossível pensar em qualquer obra de 100 milhões ou mais sem dinheiro público no meio, seja através de financiamentos camaradas, seja através de obras de entorno.

      Acho que a copa deve sair e vai sair a essa altura, mas os protestos servem como manifestação de descontentamento, afinal, essas obras já eram para estar prontas, não é mesmo? Só esses atrasos já mostram desperdício, ineficiência e falta de competência na gestão de projetos. Como o Guilhermee disse, a copa vai sair, não vai ser aquele cartão de visitas do Brasil para o mundo, mas vai ter bons jogos, bons estádios, a imprensa internacional vai chiar com os preços dos hotéis, mas vai ter Galvão Bueno gritando “haja coração” e tudo vai acabar bem.

      Curtir

    • Viadutos e trincheiras? Moro perto da Anita. Há mais de um ano sofremos com o desvio que fizeram para absolutamente nada de obra. Passo todo dia pela obra parada do viaduto da avenida dos estados. A grande obra inaugurada pela Dilma foram os 500m de aeromovel, uma obra genial que liga o trensurb ao aeroporto. Absolutamente genial, se for considerar que a ampliação do aeroporto ficou no papel e que o estacionamento não comporta o fluxo atual de veículos.

      Curtir

    • Concordo que não adianta nada não realizar os jogos agora, mas:

      1- Aposto que muita coisa vai ser superfaturada por causa da pressa, visto que não conseguimos planejar as obras e muita coisa vai ser feita a toque de caixa (aditivos…)
      2- A maior parte das obras de “infra estrutura” aqui em POA para mim são dinheiro posto fora. A subestação da CEEE foi feita para atender a expansão do entorno do estádio e colocada na orla (só em POA mesmo). A maior parte das obras viárias são para transporte individual e logo estarão saturadas mesmo. O novíssimo corredor de ônibus da Pe Cacique vai do nada a lugar nenhum…

      Poderia continuar mas deu preguiça agora 🙂

      Curtir

  6. Camaradas. Só digo uma coisa (que muitos não perceberam):

    Este é o Maracanã da Copa: http://blogs.ne10.uol.com.br/mundobit/files/2013/04/maracana-estadio.jpg

    Vocês estão vendo ali a pista atlética pra 2016?

    Pois é, nem eu.

    Isto é Brasil.

    Curtir

  7. Que a copa vai sair, isso é fato.
    Vamos ver coisas que achávamos absurdas quando falavam de copa na Africa, não teremos obras prontas como na África, alias, nossa situação vai ser bem mais complicada do que por la.

    Mas vai ter todo aquele espirito do país do futebol, vai ter protestos e tudo mais.

    Vai ter coisas que vão dar erradas, outras vão dar certo.

    No final, vai ser uma copa do mundo, não tão boa, mas com bons jogos e um bom publico.
    O que vai acontecer fora dos estádios que vai marcar.
    haha

    Curtir

  8. A COPA DO MUNDO vai sair BEM no BRASIL SIM , e vai ser MUITO BEM FEITA, ou em 50 NAO FOI?? SEMPRE VAI TER pessoas que NAO querem FAZER, REALIZAR, PROGREDIR!!! dificuldades existem e temos que SUPERAR!!! ESPORTE E SAUDE, AMIZADE, U N I A O entre POVOS!!!!! VAMOS NOS UNIR, VAMOS TORCER E APOIAR PARA QUE TUDO SE REALIZE BEM, E QUE NOSSA SELEÇÃO CONQUISTE MAIS UM TITULO !!!!!!! O MUNDO ESTARA VOLTADO PARA O. B R A L !!!!!!! FELIZ SOU EU QUE FAÇO PARTE DESSA H I S T O R I A. !!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

    • Alienado! Coitado!
      Daqueles que só pensa/respira/fala sobre futebol…
      Sequer entendeu o tópico!
      Não se trata de ser contra a copa ou a favor das manifestações.
      Trata-se de ser contra esta propaganda do governo federal vendendo uma país moderno quando sabemos que é exatamente o contrário.
      Teremos uma Copa perfeita dentro de estádios modernos enquanto do lado de fora impera o caos em todas as áreas.
      Acorda, tolo!

      Curtir

      • Tolo e VOCE, LIMITADO!! !!! Gosto sim de futebol e outros esportes, MAS TAMBEM TRABALHO E MUITO amigo!!! quero a COPA E O DESENVOLVIMENTO TAMBEM DE OUTROS EMPREENDIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL !! NAO e só pela Copa que o BRASIL NAO vai desenvolver, TU E CONTRA A COPA SIM !!!!! Tópico !!! VOCE mesmo se CONTRADIZ !!!

        Curtir

  9. O Brasil também nunca mais será o mesmo depois de LuLLa…

    O DESgoverno petista destruiu com a esperança de milhões de brasileiros de terem um país decente.

    Acreditaram que o país estava no rumo certo, que chegaríamos em 2014 com uma infraestrutura digna de primeiro mundo, que teríamos orgulho de ser brasileiro… ts ts …

    Após 11 anos no poder, cresce assustadoramente o assistencialismo, hospitais vão de mal a pior (tanto público quanto privado), transporte público de péssima qualidade, corrupção descontrolada, infraestrutura precária, violência assustadora …

    Que venha a Copa! Quero ver a presidentE ter coragem de mostrar a cara no primeiro jogo e levar uma gigantesca vaia novamente.

    Curtir

  10. Será mais um atestado de incompetência. Mas, no final, existirá alguma desculpa a ser proclamada em rede nacional. Tipo: “desconfiança injustificada” ou “oposição nervosinha”… Vivem em outro mundo.

    Curtir

  11. Repita uma mentira mil vezes que ela vira verdade.

    Curtir

    • Tem uma coisa facílima de se implementar às pressas e que as autoridades não se coçaram para melhorar: transporte público. Daria, em 6 meses (desde a primeira onda de manifestações), para tornar o transporte público mais agradável, mesmo que seja provisoriamente, para acalmar os ânimos. Daria para consertar todos os aparelhos de ar condicionado. Daria para pensar em ampliar as faixas exclusivas (quem sabe até duas pistas exclusivas em alguns locais). Daria para baixar mais o preço da passagem.

      Na boa, tudo isso se resolveria com um canetaço básico. Afinal, é o mesmo canetaço que autoriza diárias de milhares de reais em hotéis de luxo, é o mesmo canetaço que cria milhares de CCs, é o mesmo canetaço que faz escorrer grana para as grandes construtoras.

      Vamos combinar, era barbada. Ainda é barbada. Mas vão esperar as tensões ficarem incontornáveis às vésperas da Copa para fazer alguma coisa. E aí vai ser tarde.

      Curtir

      • Exato, por omissão vão deixar a panela esquentar. E no final muita gente em vez de por culpa em quem tem (o prefeito, o governador, a presidente, etc) vão dizer que sacana é o cara vestido de batman.

        Curtir

  12. Belíssimo artigo!

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: