Fepam emite licença para instalação de fabricante chinesa de caminhões em Guaíba

Filial da Foton Aumark deve gerar 290 empregos diretos

Fepam emite licença para instalação de fabricante chinesa de caminhões em Guaíba Crédito: Divulgação

Fepam emite licença para instalação de fabricante chinesa de caminhões em Guaíba
Crédito: Divulgação

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu, hoje, a Licença Prévia para a instalação da Foton Aumark do Brasil. O empreendimento, ligado à montadora chinesa Foton, vai se instalar em Guaíba, na região Metropolitana

A licença refere-se à autorização da área para futura implantação da atividade de montagem de veículos pesados, visando a uma capacidade mensal de montagem de 1.540 caminhões, entre modelos, leves, médios e pesados. São esperados, segundo o Estado, 290 empregos diretos na empresa.

Ainda assim, a licença só permite acesso à área em questão. As atividades da empresa só poderão começar com o aval do órgão competente, através da concessão da Licença de Instalação. O documento é válido até 27 de janeiro de 2016.

A empresa espera começar a produzir comercialmente no primeiro trimestre de 2016. A Foton prevê importar inicialmente cerca de 3 mil caminhões, com nacionalização progressiva a partir da entrada em operação da fábrica gaúcha, até atender a exigência de 65%, prevista para 2017.

Correio do Povo



Categorias:Economia Estadual

Tags:, ,

5 respostas

  1. Tudo para enganar a torcida quando vem chegando o tal ano eleitoral. O governo deixou o RS perder todos investimentos (corpo mole ou sei lá o quê), agora apresenta esta montadora desconhecida e meio que insignificante né, para fazer uma moral com o povo. Para mim o que acabou mesmo foi a questão da instalação de um parque eólico em Xangri-lá pra produção de energia a fim do funcionamento de uma fábrica gigantesca de veículos em Sumaré, com milhares de posto de trabalho e arrecadação em favor do povo paulista. Literalmente o fim a meu ver, a humilhação derradeira do RS, patrocinada por este governinho atual tri vendilhão.

    Curtir

    • a cada ano a cada governo o RS se deteriora, perde poder politico e economico. Não fosse a lavagem de dinheiro do governo federal em Rio Grande estariamos nos igualando aos estados nordestinos em exportação. Uma vergonha para um estado que já fez a historia deste país mudar de rumo.

      Curtir

  2. Sonhou com a Ford, acordou com a Foton Aumark.

    Curtir

  3. montar, montar, montar.
    É isso, nascemos para montar, não para pesquisar, projetar ou desenvolver.

    Me dá uma pena enorme ver uma turbina eólica viajando na BR101. Somos um Estado com tanto potencial eólico e nada é produzido aqui. Produzimos a energia, que é muito positivo, mas os empregos ficam em SP.

    Curtir

    • Tínhamos a Aeromot que projetava pequenos aviões e planadores. Nem i município nem o estado ajudaram em momento de crise como o governo federal ajudou as montadoras abrindo mão do IPI. Até a BM prometeu um pedido para a Aeromot, que fizeram com que ela investisse, mas desistiram… Até parece sacanagem.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: