Aeroporto 20 de Setembro será construído em Portão

Localização definitiva do novo aeroporto foi informada pelo Estado

Imagem: Paulo Zarif/Arte Grupo Editorial Sinos

Imagem: Paulo Zarif/Arte Grupo Editorial Sinos

Porto Alegre – Em área de 2.100 hectares e abrangendo as localidades de Boa Vista, Sanga Funda e Socorro, todas na cidade de Portão. Esta é a localização definitiva do futuro aeroporto 20 de Setembro e revelada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Seinfra), ontem, em reunião com representantes de prefeituras e do Comitê Executivo formado pelo governo, que trata das ações relativas ao megaempreendimento. “Nos foram esclarecidos alguns passos para que tornemos a área de interesse público e demarcada em nosso Plano Diretor como destinada ao novo aeroporto”, revela o prefeito em exercício de Portão, Araí Cavalli, presente ao encontro. Segundo ele, a definição por Portão, e não mais em terras divididas com Nova Santa Rita, obedece estudo da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Aeronáutica. “Nessas coordenadas definidas o espaço aéreo do 20 de Setembro não irá entrar em confronto com o espaço aéreo do Salgado Filho e da Base Aérea de Canoas”, explica.

Sobre a visibilidade e valorização do município, que entrará no mapa internacional como cidade do novo aeroporto, Cavalli comemora: “Teremos valorização das áreas, maior procura de empresas e sem dúvida a história de Portão será contada antes e depois do 20 de Setembro”, comemora.

Próximos passos

Diretor geral da Seinfra, Alexandre Stolte diz que a área inicialmente proposta em agosto de 2013, e que compreendia a divisa entre Portão e Nova Santa Rita, acarretaria, segundo a Aeronáutica, em restrições na operação do futuro aeroporto.

Desta forma, a equipe do Departamento Aeroportuário do Estado (Dap) optou pelas alterações para superar as restrições, definindo que a obra será exclusivamente em Portão. Pelo cronograma sugerido na reunião, na segunda quinzena de fevereiro a prefeitura de Portão apresentará o levantamento cadastral da área e o decreto de utilidade pública. Depois, até o final de fevereiro e com o auxílio da equipe do Dap, a ideia é finalizar a minuta do que será o novo plano diretor do município.

Bom para todos

Para a prefeita de Nova Santa Rita, Margarete Simon Ferreti, a decisão apresentada pelo Estado está baseada em critérios técnicos e será acatada pelo município. “O Estado tem sido parceiro da nossa cidade e vemos tudo isso por um lado muito positivo, pois nossos moradores continuarão com nossas terras, que se valorizarão, além de termos a chance de atrair bons investimentos”, citando a rede hoteleira e de logística. Diz que trabalha agora para a ampliação do traçado da BR-448, que passará por Nova Santa Rita. “O que vai incidir em perspectivas de investimentos futuros para nós”, pontua.

Jornal NH

Fiz este mapinha aqui embaixo pra visualizarmos melhor a localização dele:

localizacao-aeroporto-20-setembro



Categorias:Aeroporto 20 de Setembro, Aeroporto Internacional Salgado Filho, Aviação, Meios de Transporte / Trânsito

Tags:, , , ,

33 respostas

  1. O pior vocês não sabem, é uma área agricola e muito valorizada, são moradores antigos com nascente e figueiras centenárias, tem uma igreja antiga e dois cemitérios dos primeiros moradores da localidade. Querem nos tirar daqui sem pagar um preço justo, é tudo uma politicagem, o que penso é que alguém vai lucrar e muito com o aeroporto neste local. Faço um convite, venham, conheçam nossas terras e vejam o absurdo que é colocar um aeroporto aqui. Ninguém é contra o progresso, mas tudo tem um preço, e este nós não queremos pagar, um abraço a todos.

    Curtir

  2. Não sei como postar fotos,,,, portanto vai ae uma proposta que fiz sem conhecimento técnico algum, mas para demonstrar minha discordância de um aeroporto em Portão.

    Curtir

    • essa proposta é totalmente inviável, um aeroporto em eldorado do sul implicaria em uma criação de um espaço aéreo exatamente aonde aeronaves realizam os procedimentos de aproximação do salgado filho, não seria simples dividir o espaço aéreo do circuito de trafego e aproximação do aeroporto da capital com outro. Já basta dividir com a base aérea de Canoas, que já sinal condiciona o circuito de pouso a ser realizado pelas aeronaves ser fora do padrão. desculpa se a resposta for muito longa mas é o menor modo que eu consegui achar para explicar.

      att

      Curtir

  3. Pessoas de POA reclamando de novo/futuro aeroporto de cargas la nos quintos. Podem apostar que vcs não sair de POA para viajar de avião, exceto se vcs estiver em uma carga viva ou fazer uns contrabando e terem q ir lá para receber ou retirar a carga.

    Curtir

  4. O novo aeroporto realmente ficará longe de POA, mas próximo das demais cidades da região metropolitana e serra. Alguns ganharão e outros perderão com isso, mas acho que este novo empreendimento é necessário pois se o SF ja apresenta alguns problemas agora, futuramente será pior. Vai ficar mais desconfortável para quem vem do interior e se dirigirá ao 20 de Setembro, mas se colocarem ônibus executivo entre rodoviária e aeroporto, embora gerando mais custo e tempo para o usuário, a dificuldade será amenizada.

    Só acho que não há demanda para 2 aerportos na região e o SF acabará sendo aposentado. Poderiam transferir a rodoviária para local do SF.

    Curtir

  5. Os moradores de Porto Alegre que vierem de outras cidades com chegada nesse aeroporto vão ter que fazer conexão, pegar outro voo ate o Salgado Filho.

    Curtir

  6. Alguém imagina o horário que terá que sair de casa ( em POA) pela BR 116 congestionada para um voo às 8 horas da manhã ? Se bobear, a pessoa terá que pernoitar na noite anterior para não correr o risco de perder o avião ….

    Curtir

  7. Os mapas de localização do aeroporto não estão claros, apresentam erros. Primeiro, porque a área indicada é montanhosa. Quem vai arcar com o custo absurdo da terraplenagem? Segundo, a Avenida Boa Vista não tem toda esta extensão, e na região assinalada existem indústrias tradicionais, além de uma pedreira com enormes crateras. Novamente, que pagará pela terraplenagem? Terceiro, em outros mapas, de outros órgão de imprensa, a avenida Boa Vista faz intersecção com a avenida Santa Rita no meio desta, quando na verdade, o final da Boa Vista coincide com o início da Santa Rita.

    Curtir

  8. Realmente não consigo entender a necessidade deste novo aeroporto.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: