Aeroporto 20 de Setembro será construído em Portão

Localização definitiva do novo aeroporto foi informada pelo Estado

Imagem: Paulo Zarif/Arte Grupo Editorial Sinos

Imagem: Paulo Zarif/Arte Grupo Editorial Sinos

Porto Alegre – Em área de 2.100 hectares e abrangendo as localidades de Boa Vista, Sanga Funda e Socorro, todas na cidade de Portão. Esta é a localização definitiva do futuro aeroporto 20 de Setembro e revelada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Seinfra), ontem, em reunião com representantes de prefeituras e do Comitê Executivo formado pelo governo, que trata das ações relativas ao megaempreendimento. “Nos foram esclarecidos alguns passos para que tornemos a área de interesse público e demarcada em nosso Plano Diretor como destinada ao novo aeroporto”, revela o prefeito em exercício de Portão, Araí Cavalli, presente ao encontro. Segundo ele, a definição por Portão, e não mais em terras divididas com Nova Santa Rita, obedece estudo da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Aeronáutica. “Nessas coordenadas definidas o espaço aéreo do 20 de Setembro não irá entrar em confronto com o espaço aéreo do Salgado Filho e da Base Aérea de Canoas”, explica.

Sobre a visibilidade e valorização do município, que entrará no mapa internacional como cidade do novo aeroporto, Cavalli comemora: “Teremos valorização das áreas, maior procura de empresas e sem dúvida a história de Portão será contada antes e depois do 20 de Setembro”, comemora.

Próximos passos

Diretor geral da Seinfra, Alexandre Stolte diz que a área inicialmente proposta em agosto de 2013, e que compreendia a divisa entre Portão e Nova Santa Rita, acarretaria, segundo a Aeronáutica, em restrições na operação do futuro aeroporto.

Desta forma, a equipe do Departamento Aeroportuário do Estado (Dap) optou pelas alterações para superar as restrições, definindo que a obra será exclusivamente em Portão. Pelo cronograma sugerido na reunião, na segunda quinzena de fevereiro a prefeitura de Portão apresentará o levantamento cadastral da área e o decreto de utilidade pública. Depois, até o final de fevereiro e com o auxílio da equipe do Dap, a ideia é finalizar a minuta do que será o novo plano diretor do município.

Bom para todos

Para a prefeita de Nova Santa Rita, Margarete Simon Ferreti, a decisão apresentada pelo Estado está baseada em critérios técnicos e será acatada pelo município. “O Estado tem sido parceiro da nossa cidade e vemos tudo isso por um lado muito positivo, pois nossos moradores continuarão com nossas terras, que se valorizarão, além de termos a chance de atrair bons investimentos”, citando a rede hoteleira e de logística. Diz que trabalha agora para a ampliação do traçado da BR-448, que passará por Nova Santa Rita. “O que vai incidir em perspectivas de investimentos futuros para nós”, pontua.

Jornal NH

Fiz este mapinha aqui embaixo pra visualizarmos melhor a localização dele:

localizacao-aeroporto-20-setembro



Categorias:Aeroporto 20 de Setembro, Aeroporto Internacional Salgado Filho, Aviação, Meios de Transporte / Trânsito

Tags:, , , ,

33 respostas

  1. Só vejo uma explicação para o cara ser a favor desse aeroporto na PQP?

    Ser dono dessas terras.

    Curtir

    • Ele tbm pode ser dono das terras em volta do Salgado Filho, que valorizarão se o aeroporto sair dali. Mas claro que tem megalomaníacos que acham que POA tem demanda pra dois aeroportos. Tão se achando NY, Buenos Aires, São Paulo…

      Curtir

      • Bom, uma coisa é fato, é um milagre pensarem no futuro, certamente um dia vamos precisar.

        Mas acho um absurdo fazer um aeroporto la na uta que fariu.

        Se ao menos tivesse um transporte publico para levar e trazer as pessoas de la, até mesmo um bom aeromove.

        Curtir

        • Olha, POA cresceu populacionalmente apenas 0,3% na última década. O RS cresceu a população em 3,7% no mesmo período. Só se for num futuro muito distante pra precisar de dois aeroportos. A ampliação do Salgado Filho tava de bom tamanho e nem isso são capazes de fazer.

          Curtir

  2. Mas o salgado filho continua …..certo?

    Curtir

  3. Porto Alegre copiando Belo Horizonte, com aeroportos distantes das capitais? Coisa de louco. Um absurdo.

    Se é pra ter um aeroporto longe e que só serve pra quem tem carro, é preferível ficar com o Salgado Filho mesmo…

    Curtir

    • Porto Alegre copiando das grandes metrópoles do mundo todo com aeroporto longe da capital…

      Curtir

      • Tem coisa melhor pra copiar de metrópoles do mundo. Urbanismo, transporte coletivo, coleta de lixo, orla… vamos ter capim na orla, lixo de transporte coletivo, ciclovias toscas, lixo espalhado por tudo, nada de metrô… mas teremos aeroporto longe!! Que ótimo! Ainda bem q eu sei que nada disso vai adiante.

        Curtir

  4. A localização é boa: entre a Serra, o Centro-Norte e a RM, priorizando quem realmente alavanca o RS.

    PoA, ultimamente, anda na direção contrária. Sad, but true.

    Só espero que tenha um terminal de carga com C maiúsculo, do contrário o Salgado Filho (com as devidas melhoras) estaria de bom tamanho.

    Curtir

  5. Vai ser a primeira vez que irei torcer para o Brasil ser mais Brasil do que nunca. Que a obra atrase, que falte recurso, que tenha tribo indígena na área. Não quero que POA se espelhe em BH e tenha um Aeroporto a 50km de distância da cidade.

    Curtir

    • E o interior? Caxias? Gramado? Rio Grande do Sul não é só Porto Alegre. Não fala isso, por favor.

      Curtir

  6. Não há dinheiro nem pra fazer uma ampliação fuleira do terminal e da pista do Salgado Filho vai ter pra construir outro aeroporto?

    Curtir

    • Ricardo, dinheiro tem, e sempre teve. As obras de ampliação do terminal 1 ja começaram. A pista e a ampliação do terminal vão ficar prontos em 2016. Me lembro bem qdo o governo federal liberou 345 milhões de reais para a ampliação do terminal. Por que não saiu na época? Nunca fiquei sabendo. Mas dinheiro há.

      Curtir

  7. Sempre novos projetos….

    Curtir

  8. Acho que na situação atual é totalmente fora de questão. Com a execução do projeto de expansão da Rodovia do Parque talvez seja viável. Ainda assim acho que uma conexão com o trensurb seria extremamente necessária, o único problema é que seria uma linha de 2h pra chegar lá, o certo seria fazer um trem direto, ou que parasse pouco, o que requere novos trilhos.

    Curtir

    • Existe um desvio entre as estações Fátima e Canoas/LaSalle que não só vai em direção à Uruguaiana mas passa por Nova Santa Rita. Poderiam utilizar parte desse traçado para levar uma linha até lá.

      Curtir

  9. patético

    Curtir

  10. Que comecem o mimimi!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: