Escavações da Smov revelam sítio arqueológico pré-colonial

Smov já havia localizado alicerces da antiga cadeia da cidade  Foto: Anselmo Cunha/PMPA

Smov já havia localizado alicerces da antiga cadeia da cidade Foto: Anselmo Cunha/PMPA

Escavações realizadas em função das obras do trecho 4 da duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva revelaram vestígios de casas construídas no século XIX e material do período pré-colonial. O sítio arqueológico está localizado na Praça Brigadeiro Sampaio, no mesmo trecho que compreende o grupo de obras da duplicação da Edvaldo Pereira Paiva. O secretário municipal de Obras e viação, Mauro Zacher, visita o sítio esta manhã, a partir das 10h30.

As escavações fiscalizadas pelo engenheiro Alander Ceratti Lopes, da Smov, são acompanhadas por equipe de técnicos que monitora a existência de sítios arqueológicos. O trabalho coordenado pelo arqueólogo Alberto Tavares localizou, no fundo dessas casas do século retrasado, materiais de índios que viviam no local, incluindo uma ponta de flecha. Ele explica que isso se deve ao fato das construções terem preservado o sítio.

No trecho, já havia sido encontrado parte do muro da antiga cadeia da Capital (foto), a Casa de Correção, localizada na praça Júlio Mesquita, na confluência das ruas General Salustiano, Duque de Caxias e Riachuelo, próximo ao Aeromóvel. O prédio, construído no século XIX, foi demolido no início da década de 1960.

Prédio, construído no século XIX, foi demolido no início da década de 1960  Foto: Anselmo Cunha/PMPA

Prédio, construído no século XIX, foi demolido no início da década de 1960 Foto: Anselmo Cunha/PMPA

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , , , , ,

27 respostas

  1. ^^ Isso tudo e’ manobra dos grupecos dos contra-tudo pra melarem com o projeto de duplicacao.
    Eles quando nao acionam o MP, enterram ninho de coruja, ponta de flecha, pena de cocar fazem qq coisa pra sabotar o que a eles nao interessa……e tudo isso em nome do bem “do povo”.

    Curtir

  2. Que bobagem, se queriam ter alguma coisa à respeito nem deveriam ter demolido o cadeião. Agora vão ficar procurando caco de pratos e bico de bules. Grandes descobertas arqueológicas, por favor me poupem, me poupem…..

    Curtir

  3. Daqui a pouco vao encontrar o dedo desaparecido do Lula…..

    Curtir

  4. Capital que avança no retrocesso.

    Curtir

  5. E o que que parece esse cara com a roupa toda limpinha e essa pazinha na mão…

    Curtir

Trackbacks

  1. Defender | Defesa Civil do Patrimônio Histórico
%d blogueiros gostam disto: