Essa semana deve ser a mais quente da história de Porto Alegre

Tardes serão de calor extremo na Capital, com temperaturas de 40°C  Foto: Joel Vargas/PMPA

Tardes serão de calor extremo na Capital, com temperaturas de 40°C Foto: Joel Vargas/PMPA

Os meteorologistas do Metroclima, Sistema de Previsão Climática do Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic), alertam que esta semana deve ser a mais quente já registrada em Porto Alegre desde que tiveram início os registros meteorológicos em 1910. Ontem já foram registrados 38,9ºC no bairro São João, e a previsão para esta terça-feira, 04, é que a tarde fique ao redor dos 40ºC novamente.

Este período de temperatura muito acima do normal pode fazer que fevereiro seja o mais quente da história climática da Capital, batendo o recorde mensal de 1984 e 2010. Vão ser vários dias seguidos com máximas muito perto ou acima dos 40ºC e serão superadas marcas históricas recentes. Não são descartas máximas de 41ºC ou 42ºC à sombra. 

O fenômeno é causado por uma corrente com ar bem mais seco e muito mais quente, que provoca acentuada elevação da temperatura, forte insolação e risco menor de temporais de verão. No decorrer da semana, a bolha de ar extremamente quente (“heat dome” no jargão dos meteorologistas dos Estados Unidos), estará sobre o Sul do Brasil, proporcionado calor extremo e em níveis históricos. A semana será de tempo seco com muito sol, mas devido ao ar muito quente, não se pode descartar formações muito isoladas de instabilidade da tarde para a noite capazes de gerar chuva e temporal. Mas as chances são pequenas e a maioria dos dias da semana não deve ter chuva, com exceção de sexta-feira e sábado, quando há aumento da umidade na atmosfera.

Com essa previsão, renovam-se as recomendações sobre cuidados que devem ser tomados durante período de calor extremo:

– abundante hidratação (água e sucos de fruta);
– evitar exercício físico desnecessário;
– evitar exposição prolongada ao sol, pois os índices de radiação UV estão em níveis muito altos;
– cuidado especial com pessoas idosas ou de saúde fragilizada;
– não desperdiçar água potável;
– não jogar pontas de cigarro pela janela do carro ou em gramados, em vista do alto risco de incêndios decorrente da seca.

Confira a previsão para os próximos dias:

Quarta-feira: Segue o calor extremo e o dia será ainda mais tórrido na Capital. O sol predomina, mas nuvens se formam da tarde para a noite com ocasional chuva e/ou temporal muito isolado na região. A temperatura não cede e, pior, sobe mais e atinge níveis ainda mais fora do normal. Mínimas de 25ºC a 27ºC (mais altas na área central) e máximas de 40ºC a 42ºC.

Quinta-feira: Outro dia com a presença do sol, mas nuvens aparecem no céu da Capital. Segue opressivo o calor com marcas extremas e de incrível desconforto térmico. Mínimas entre 25ºC e 27ºC, mais elevadas nos bairros centrais da cidade, e máximas em geral de 39ºC a 41ºC na cidade, ocasionalmente superior. Não se pode afastar chuva localizada ou temporal isolado na segunda metade do dia.

Sexta-feira: Dia de calor excepcional e marcas potencialmente históricas com impressionante desconforto térmico. O sol predomina em Porto Alegre, mas nuvens aparecem da tarde para a noite. Com o calor em nível fora do comum, não se pode afastar o risco de que se produza chuva muito localizada ou temporal isolado na região. Madrugada muito quente com mínimas de 26ºC a 28ºC e perto de 30ºC em alguns bairros mais centrais. Máximas de 40ºC a 42ºC à sombra na maior parte da cidade, superiores em alguns pontos.

Sábado: O sol aparece com nuvens em Porto Alegre o calor segue extremo. Da tarde para a noite há possibilidade de chuva isolada de verão ou temporal localizado em razão da temperatura muito alta e um aumento da umidade na atmosfera. Mínimas de 26ºC a 28ºC na maior parte da cidade, próximas dos 30ºC na área central, e máximas de 38ºC a 40ºC, possivelmente superiores em alguns bairros.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Clima

Tags:, , ,

14 respostas

  1. Todos nós aprendemos na escola que POA e o RS têm clima subtropical, assim sendo, cidades como São Paulo e Florianópolis têm o mesmíssimo clima de POA (o que sabemos ser totalmente falso). Essa definição é baseada nas tabelas de Koppen, que são consideradas ultrapassadas, generalistas e cheias de erros.

    . Uma dissertação de mestrado (que vai virar tese futuramente) de uma aluna de Geografia da Ufrgs contesta a classificação de Koppen e diz que temos aqui, majoritariamente, clima temperado (extremos de calor no verão e extremos de frio no inverno), além de uma infinidade de outros climas dentro do RS. Li no ano passado no blog da Metsul. Ela se baseia em dados minuciosos colhidos durante décadas para afirmar isso. Assim, é óbvio que é ótimo que tenhamos muitas árvores na cidade (e devemos plantá-las ainda em maior número, SEMPRE), mas a verdade é que o inclemente clima gaúcho é assim e pronto (e não porque alguém cortou arvores e construiu um prédio, etc). É claro que aglomerações urbanas SEMPRE serão mais quentes no verão que áreas rurais, por efeito das ilhas de calor., mas não a ponto de transformar o clima de uma região de subtropical (ou temperado) para tropical, como têm alardeado certos “ecologistas”. . Isso não existe. Aliás, alguns recordes de calor do RS foram em anos muito remotos, como 1918 e 1943.

    Curtir

  2. Ah, vamos todos pegar uma brisa na orla…………ooops, esqueci, a cidade nao tem “orla”.

    Curtir

    • Claro que a cidade tem orla Gerson LDN, só falta o vento.

      Alguém por acaso lembra que precisamos plantar mais árvores para termos mais frescor……

      Curtir

  3. “não jogar pontas de cigarro pela janela do carro ou em gramados, em vista do alto risco de incêndios decorrente da seca.”

    Isto é educação básica, não era nem para estarem pedindo. Aliás… como ficou aquela lei que multaria quem faz isto?

    Curtir

  4. Ricardo,
    O calor que POA está tendo é anormal ou, como preferem os meteorologistas, muito acima do normal. Austrália, EUA e Espanha, países de “primeiro mundo” registram temperaturas iguais ou muitíssimo maiores – infinitamente mais altas – que aqui em praticamente todos os seus verões…. Isso não é comparativo de nada. E uma das maiores ondas de calor que se tem notícia ocorreu na civilizada França, com intermináveis dias batendo nos 44, 45 graus em 2003 (e milhares de mortes). A cidade mais quente da Europa fica em Portugal (no continente!) e registra 47 graus à sombra, coisa que jamais tivemos. Se calor fosse sinônimo de subdesenvolvimento, Melbourne, Sydney, Wellington, Atlanta, Las Vegas, Austin, Washington DC, Los Angeles, San Diego, Phoenix, Dallas, St Louis, Denver, Nova Iorque, Sevilha, Lisboa, Marselha, que registram usualmente temperaturas muito mais altas que POA no verão e por período longos não seriam o que são. É bom lembrar de Singapura, Hong Kong, Miami e Shangai tb, que se não registram extremos de calor como nos locais citados e como aqui, nunca têm frio, pois estão em regiões tropicais e/ou equatoriais. Algumas das cidades mais modernas da África estão na desolada Namíbia… Não pode condicionar clima a subdesenvolvimento, isto é um conceito antigo, a não ser que tu tenhas usado de ironia. Aí, é outra história.

    Curtir

    • Nos dias mais quentes ele aparece. El diablo cazador de hombres. Ele vem para fazer troféus dos Homens. O Predador.

      Curtir

  5. Só pedala quem aguenta 🙂

    Curtir

  6. País de Terceiro Mundo, clima de Terceiro Mundo.

    Curtir

    • Vamos instalar uma redoma na cidade e refrigerar ela inteira, daí o RicardoUK vai se sentir mais sofisticado em POA… hahaha.

      Curtir

      • Aí os militantes do PT e PSOL do forum diriam que estão privatizado o sistema de ar da cidade. Não daria certo.

        Curtir

        • E alguns aqui iam reclamar que estão pagando ar condicionado para a marginália que usa o dia de passe livre para invadir a cidade.

          Curtir

        • E então surgiriam outros dando lição de moral e sendo chatos/cegos, como certos por aqui.
          risos

          Curtir

  7. Então, vou comprar mais 3 splits…, falta nos banheiros e na cozinha.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: