Calor de 42,6°C bate recorde histórico em Porto Alegre

Altas temperaturas continuarão sendo registradas nos próximos dias. Foto: Gilberto Simon - piscina do Grêmio Náutico União, 06/02/2014

Altas temperaturas continuarão sendo registradas nos próximos dias. Foto: Gilberto Simon – piscina do Grêmio Náutico União, 06/02/2014

A máxima registrada pelo Sistema Metroclima na tarde desta quinta-feira, 6, foi de 42,6°C às 17h40min na estação meteorológica localizada na Av. Sertório, zona Norte da cidade.

O novo recorde é consequência da histórica onda de calor que está atingindo a cidade e que desde ontem entrou na sua fase mais intensa. No Menino Deus a máxima foi de 41°C e na Lomba do Pinheiro, 40,7°C. O calor ainda pode se acentuar nesta sexta-feira, 7, que tem potencial para ser mais um dos dias mais quentes da história da cidade.

O Centro Integrado de Comando da Cidade (Ceic) está acompanhando a situação, já que o calor seguirá nos patamares atuais nesta sexta-feira, 07, e no final de semana. No sábado, aumenta a possibilidade de chuva de verão, mas será na próxima semana, sob ar muito quente e úmido, que podem ocorrer frequentes pancadas de chuva de fim de tarde e começo de noite, localmente fortes e até com risco de vendaval e granizo.

A bolha de ar extremamente quente (“heat dome” no jargão dos meteorologistas dos Estados Unidos) está sobre o Sul do Brasil, proporcionado calor extremo e em níveis históricos. No Rio Grande do Sul, a sua atuação se dá mais para o Centro e o Norte do Estado, o que inclui a área de Porto Alegre. As frentes frias não conseguem avançar por um padrão de bloqueio atmosférico e o calor persiste por muitos dias seguidos, tornando esta semana a mais quente até hoje documentada na cidade. Hoje, uma frente fria se encontra estacionada sobre o Uruguai e não vai progredir para o Estado. Confira no link uma análise detalhada do fenômeno pelos meteorologistas do Metroclima.

Para enfrentar este período de calor extremo, as recomendações são: abundante hidratação (com preferência à água e sucos de fruta), evitar exercício físico desnecessário, cuidado especial com pessoas idosas ou de saúde fragilizada, não iniciar fogo ou jogar ponta de cigarro do carro ou em gramados, pois o risco de incêndios em vegetação será alto. Atenção ainda para os índices de radiação UV que vão estar muito altos a extremos, não se recomendando a exposição prolongada ao sol entre o meio da manhã e a metade da tarde.

Confira a previsão para os próximos dias:

Sexta-feira: Potencial para ser mais um dos dias mais quentes da história da cidade, com impressionante desconforto térmico. O sol predomina, mas nuvens aparecem da tarde para a noite. Com o calor em nível fora do comum, não se pode afastar o risco de que se produza chuva muito localizada ou temporal isolado na região. Madrugada muito quente, com mínimas de 27°C a 29°C e até de 30°C em alguns bairros centrais. Máximas de 40°C a 42°C à sombra na maior parte da cidade, superiores em alguns pontos.

Sábado: O sol aparece com nuvens e o calor segue extremo. Da tarde para a noite há possibilidade de chuva isolada de verão ou temporal localizado em razão da temperatura muito alta e um aumento da umidade na atmosfera. Mínimas de 26°C a 28°C na maior parte da cidade, próximas dos 30°C na área central. Máximas de 39°C a 41°C, possivelmente superiores em alguns bairros.

Domingo: Domingo de Gre-Nal de calor excepcional em Porto Alegre. O sol predomina, mas da tarde para a noite formam-se nuvens e não se pode afastar chuva ou temporal de verão isolado e passageiro. O desconforto térmico para quem estiver na rua será extremo com a intensidade do calor. Mínimas de 26°C a 28°C e máximas de 40°C a 42°C. Na hora do começo do Gre-Nal, às 19h30m, se não houver instabilidade antes para diminuir a temperatura, a temperatura no Humaitá pode estar entre 38°C e 40°C. Quem for ao estádio deve hidratar-se abundantemente com água.

Segunda-feira: O calor deve perder apenas um pouco de força, mas segue muito intenso na Capital. O sol aparece com nuvens, mas pode ter chuva isolada de verão da tarde para a noite. Mínimas de 25°C a 27°C na maioria dos bairros e máximas de 37°C a 39°C.

Terça-feira: Outro dia com a presença do sol e algumas nuvens no céu. O calor volta a ganhar força e segue em patamar extremo. Da tarde para a noite não se afasta chuva localizada ou temporal isolado de verão. Mínimas de 25°C a 27°C e máximas de 39°C a 41°C em Porto Alegre.

Quarta-feira: Nada do calor ir embora de Porto Alegre. A quarta-feira deve ser mais um dia de atmosfera escaldante na cidade e segue muito calor, apesar de menos intenso que na véspera. O ar fica mais abafado com a maior umidade, o que pode favorece chuva isolada ou temporal localizado da tarde para a noite. Mínimas de 24°C a 26°C e máximas de 37°C a 39°C.

Prefeitura de Porto Alegre

_____________________

1546412_269809856516348_79618066_n



Categorias:Clima

Tags:, , , , ,

8 respostas

  1. E vai continuar esse inferno mais uma semana? Acho que desse verão eu não passo… hsauhu

    Curtir

  2. Tá um calor de desmaiar Batista!

    Curtir

  3. 42.3 record? Aqui perto tava marcando 47!!!

    Curtir

  4. Giba, o que vc estava fazendo nas piscinas do GNU??
    O predio que eu subi p/ fotografar fica bem de frente, na Joao Obino.

    Curtir

  5. É assim que POA terminará: pelo fogo.

    Curtir

  6. Preciso comprar mais 3 splits: para a cozinha, banheiro e corredor.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: