A prefeitura de Porto Alegre, por intermédio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Secretaria de Governança, debaterá via Orçamento Participativo (OP) e Audiência Pública, o edital de licitação das linhas de transporte coletivo da Capital.
Na noite de terça-feira, 11, a partir das 19h, o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, apresentará os dados ao Conselho do OP (COP). Os conselheiros levarão o tema para debate nas 17 regiões e seis temáticas e devolverão os estudos até a última semana de fevereiro. Além da consulta referente à revisão da planilha tarifária, será realizada mais uma audiência pública sobre o tema, no Plenário da Câmara de Vereadores, no dia 27 de fevereiro, às 19h. Um dos principais pontos a ser debatido com a população será o ar-condicionado nos ônibus. Segundo análises realizadas pela EPTC, com este equipamento em toda a frota, o custo adicional a tarifa seria de R$ 0,10.
“A população sempre nos cobra uma redução nos custos do transporte coletivo. Não somos contra a instalação, queremos que as pessoas debatam, pois para instalar o ar-condicionado em toda a frota, será necessário aumentar a tarifa em 10 centavos. Por isso, acreditamos que é importante consultar a população, para ver se realmente há interesse em pagar mais pela tarifa”, afirmou Cappellari.
Licitação do transporte coletivo – A equipe técnica da prefeitura – envolvendo profissionais da EPTC, das secretarias de Gestão e Fazenda e da Procuradoria-Geral do Município – trabalha há mais de um ano na elaboração de edital de licitação para o transporte coletivo na Capital, também presente nas resoluções do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A proposta completa para qualificação do serviço previa integração com o metrô e o sistema BRT, por isso a necessidade de estudos complementares para efetivar a licitação.
Diante da decisão judicial que definiu o lançamento do edital em 30 dias, a partir de ação movida pelo Ministério Público no final de janeiro, o prefeito determinou a publicação do edital no dia 5 de março, como prevê o prazo. “Estávamos trabalhando com transparência no melhor edital possível, prevendo uma integração dos ônibus com o metrô e os BRTs, projetos que ainda estão em desenvolvimento. Mas vamos cumprir a decisão judicial, ouvir a população e lançar o edital, buscando fazer o melhor que está ao nosso alcance”, manifestou Cappellari.
Comissão Especial de Licitação – O prefeito José Fortunati, determinou nesta segunda-feira, 10, a constituição de comissão especial de licitação para concessão do serviço de transporte coletivo por ônibus. A comissão será presidida pela Secretaria da Fazenda e conta com servidores designados das Secretarias dos Transportes, de Gestão e da Empresa Pública de Transportes e Circulação. A Portaria será publicada nesta terça-feira, 11, no Diário Oficial de Porto Alegre.
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Legal é que não se fala em racionalizar as linhas;
Mas ELEVADOR para acessibilidade os caras querem. Aquela engenhoca que demora 5 minutos a cada vez que é acionada, de cara manutenção e serve para contribuir com a poluição sonora dentro do bus. Por que não rampas de acesso como tem nos onibus da Carris? A maravilha da engenharia do século VI a.C.! Basta adequar as calçadas das paradas de ônibus para tal. O custo-benefício certamente se mostrará a favor dessa solução.
Guilherme eu já acreditei neste orçamento participativo pois tinha a opinião que se a população participasse mais, seria dona de seu destino.,ledo engano, é como você falou o orçamento é dominado pela politicagem barata e o pior é que eles jogam pobre contra pobre. O PT fazia isto e os que estão ai fazem a mesma coisa pegam um valor quase infimo do orçamento da prefeitura e chegam nas vilas pedindo para as pessoas decidirem se comem ou bebem pois os dois juntos não dá. As pessoas tem de ter idéia que a maior parte do orçamento da Prefeitura é para pagar pessoal e o que sobra serve para pagar dividas e fazer um pouco de assistencialismo.Obras de maior porte que as vilas precisam mesmo só com financiamento da caixa ou banco mundial.Agora se o negocio é em área nobre aadministração rasga as leis de edificação e pega a grana da compensação e aplica onde mais lhe convier.Não possuimos pessoas visionárias administrando Porto Alegre faz muito tempo e tenho a impressão que se alguem se candidatar com boas idéias vai acabar afundando neste pantano que é a burocracia nesta cidade.
nunca deixamos de esperar pelo salvador da pátria. E quando anunciarem sua chegada, seremos mais uma vez ludibriados.
A experiência que eu tive com “Orçamento Participativo” aconteceu quando eu estudava em uma escola pública na zona sul de Porto Alegre durante os anos do PT, e a professora disse que tínhamos que chamar os nossos pais para a reuniáo do OP pois a reforma da nossa escola estava concorrendo com o asfaltamento de um bairro pobre e um caminhão de bombeiros para a unidade do nosso bairro. No fim das contas ganhou o asfaltamento do bairro pobre. Lembro que na época, mesmo com 12 anos achei que esse tipo de escolha não fazia muito sentido. Hoje eu tenho certeza. Hoje eu sei que o OP é dominado por “lideranças” do bairro que tem forte ligação com os candidatos e acaba manejando o sistema de acordo com o que ambos acha melhor, fora que isso é uma forma do legislativo lavar as mãos, ou seja, não precisava existir então, pois o trabalho deles deveria ser eleger prioridades. Tá tudo errado. E isso não vai funcionar, não vai dar em nada essa do OP para licitação, se alguem (eu ou qualquer um de vocês) que tem interesse e conhecimento sobre o assunto for numa dessas reuniões não conseguirá falar e/ou sustentar a sua idéia, e como foi falado, o próprio Capellari já falou que mesmo que saia algo, não haverá tempo hábil para mudança. A minha esperança é que o Fortunati tenha colocado o bode na sala, dizendo que não haveria a/c, e na semana seguinte diga que fez um esforço hercúleo com os empresários assegurando a/c nos ônibus e posando como o grande conciliador, mas acho essa possibilidade remota.
Não estariam usando a questão de ter ou não ar condicionado em todos os ônibus com o propósito de que a licitação sofra um atraso? Alguém com um mínimo de inteligência acredita que a população seria contra o ar condicionado nos ônibus com um custo de R$0,10 a mais na passagem?
Licitar o transporte publico como ele funciona hoje e só discutir preço de tarifa não vai mudar nada na cidade,pois atualmente existem uma infindavel linhas de onibus que andam em fila indiana nos corredores e o transporte não flui.Provavelmente a licitação deve ser nestes termos e quem ganhar vai prestar este serviço ruim e vai alegar que esta dentro da lei inclusive a prefeitura.
Ninguém aguenta mais ouvir falar de ônibus.
Tô começando a achar que essa história do AC é só para criar polêmica numa coisa simples e mascarar outras coisas tão importantes quanto.
A questão de ter uma base de tarifa (tarifa mínima) de R$ 2,80 é uma, não terem falado sobre os critérios de desempate é outra, e por aí vai!
False flag. É bem isso.
É possível, quando sair o edital tem que ser lido.
“A população” que escolha: passagens mais caras com a AC, ou não.
Mas vai ter sempre quem prefira a fantasia.
Tem mais um problema: uma coisa é o ônibus ter o ar condicionado. A outra é ter o ar condicionado e estar com ele sempre LIGADO. Fora os ônibus da Carris, há anos canso de ver ônibus que tem o equipamento, mas está com ele desligado. Quero ver quem vai fiscalizar isso…
Esse tipo de coisa a própria população tem que denunciar. Mas vamos reclamar para quem? A ATP, a EPTC?
Na Zona Norte, a máfia da SOPAL q incrustou um CC na EPTC tem ZERO ÔNIBUS com ar condicionado aos domingos .
Fantasia para mim é fazerem um edital já dizendo que a passagem vai aumentar. De certo já sabem que vai ganhar.
Eu ouvi de manhã o Capellari falando na Band que o teto da passagem era 2,80… e ele frisou bem “no máximo 2,80 o valor”.
Mas a parte do quem vai ganhar eu concordo… já deve ser sabido. Até porque o Sr ATP falou que se eles acabassem não ganhando, iam entrar na justiça pra pedir ressarcimento de prejuízos, algo assim.
Oi, ameaça.
Empresas ilegais reunidas em uma máfia usando a justiça? Surreal!
Interessante, não é o que eu tinha lido por aí… mas que bom que vai ser o máximo.
Ameaça é o modus operandi deles.
Exato, 2,80 ou 2,90 (com AC) seria o teto da tarifa. Não está proibido de alguma empresa oferecer 2,80 com ar, ou mesmo 2,70.
Essas coisas de dizer que não haverá a/c em pleno calorão, visível inação durante a greve e chamar a população para o OP… Qual é a lógica?
Talvez seja uma jogada de mestre da prefeitura em inflamar a população contra a máfia e assim conseguir romper os tentáculos. Será?
Hmmm, não, não acredito. Acho que é jogo de cartas marcadas mesmo.
Acho é a jogada é botar a culpa na população.
A verdade é que simplesmente decidiram não por ar, o que já está definido desde a administração do Fogaça que achava que ônibus não precisa de ar. Mas depois de ser obrigado a fazer a licitação (pois ia empurrar o problema para o próximo) está tentando botar a culpa do serviço ruim em setores da população.
E muita gente vai comprar.
Ao mesmo tempo ele afirma que a audiência (marcada para dia 27) não serve para nada, veja:
“Cappellari, afirmou que, mesmo com a consulta à população, não haverá tempo para grandes mudanças no edital – a lei prevê que o documento seja publicado 15 dias após a audiência. “Não temos capacidade para alterar o edital substancialmente após o dia 27, pois a abertura determinada pela Justiça deve ocorrer até o dia 5 de março.”
http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=518273
Audiência para inglês ver, como sempre. Provavelmente será feita em horários em que só estudante e politiqueiro consegue estar presente. Eu mesmo, nem sei onde é o OP no centro da cidade, nunca vi um cartaz de divulgação no bairro, nem no site da prefeitura. Teremos finalmente uma licitação para legitimar os atuais operadores. Bom para eles. Interessante é que ninguém fala nas também necessárias revisões das concessões de táxi e lotação (cadê o lotação RESTINGA???).
A audiência será na câmara, tem um evento para debater sobre o assunto no face: https://www.facebook.com/events/632562233482052/
Capellari com cegueira seletiva: “A população sempre nos cobra uma redução nos custos do transporte coletivo”
E a frase “não é só por 20 centavos”?