Após definir o município de Portão como local para a construção do novo aeroporto 20 de Setembro na Região Metropolitana, o Governo do Estado trabalha para acelerar as análises do Governo Federal para realizar o projeto.
Nesta quinta-feira (13), o governador Tarso Genro esteve na Secretaria de Aviação Civil, em Brasília, para entregar ao secretário executivo da pasta, Guilherme Ramalho, documentos para embasar a definição.
Ficou acertado que até abril a Secretaria de Aviação Civil irá definir qual será o modelo de construção, gestão e operação do aeroporto. Além disso, a Secretaria de Infraestrutura e Logística do RS encaminhará as informações sobre as desapropriações e as sugestões de alterações no Plano Diretor de Portão. O ministro Moreira Franco, que estava em viagem e participou da reunião por telefone, reafirmou o compromisso com a obra, concordando com os prazos combinados. Ficou esclarecido, também, que o novo aeroporto será de porte internacional e terá operações paralelas ao Salgado Filho, com capacidade superior principalmente em transporte de carga.
Categorias:Outros assuntos
Não entendo o que faz as pessoas serem contra essa obra de extremíssima importância.
O Salgado Filho é um aeroporto totalmente ultrapassado e saturado, e nenhuma reforma o transformaria em um aeroporto de grande porte, o principal motivo sendo a falta de espaço.
O novo aeroporto terá tudo que um aeroporto europeu de grande porte tem.
Pra quem não sabe, ele gerará dezenas de bilhões de reais a mais para o RS por ano.
É uma obra fundamental.
CurtirCurtir
Concordo contigo, Eduardo. Eu observo o quanto as pessoas rejeitam o novo aqui no RS. Parece que está no DNA da tradição este negócio de querer perpetuar as coisas. Pode ser até que no curto prazo o SF dê conta do recado, mas futuramente será necessário mais ampliações o que será impossível.
É preciso ver que o SF é minguado se comparar a muitos aeroportos europeus ou americanos. Só para exemplificar, o aeroporto da cidade do Porto, Portugal, que atende a uma população bem menor que a da regiao metropolitana de POA é no mínino três vezes maior.
É preciso pensar grande, deixar a mentalidade provinciana de lado. O futuro vai agradecer!
CurtirCurtir
E o aeroporto da serra, vila oliva?
CurtirCurtir
Chorem bairristas porto-alegrenses.
CurtirCurtir
Que piada.
Enquanto isso, o Salgado filho ta ali, sofrendo.
CurtirCurtir
Se é pra transporte de carga, porque não fazem esse aeroporto entre o Vale dos Sinos e Caxias?
CurtirCurtir
Mas já é entre o vale dos Sinos e Caxias!
CurtirCurtir
“principalmente em transporte de carga” significa que o transporte de carga será muito superior que o do Salgado Filho, e não que o transporte de carga será o principal.
CurtirCurtir
Ainda bem que esse governo não vai ser reeleito. Assim essa ideia morre no fim do ano. O problema é que ainda faltam 10 meses… =/
CurtirCurtir
Problema que o zé-povinho ama um PT, e vão reeleger, só aguarda pra ver, infelizmente é isso!
CurtirCurtir
E não desistem dessa bobagem, alguém ta ganhando dinheiro por fora, essa de acelerar o projeto, aí tem!!!
CurtirCurtir
Se essa for a desculpa pra fazer o prolongamento da rodovia do parque… Sem problemas.
CurtirCurtir