Recife cancela Fan Fest da Fifa

Geraldo Julio manda cancelar o Fifa Fan Fest no Recife e economiza R$ 20 milhões

Os protestos de rua continuam moldando a reação do poder público, um ano depois.

Foto: Gabriela López/Especial para o BlogImagem

Foto: Gabriela López/Especial para o BlogImagem

A capital pernambucana será a primeira cidade a anunciar o cancelamento de um evento da Fifa, nesta sexta-feira (14). A Secretaria de Esportes e Copa do Mundo, ligada à Prefeitura do Recife, convocou uma coletiva de imprensa para repassar os detalhes.

O evento estava orçado em R$ 20 milhões e o prefeito Geraldo Julio (PSB) avaliou que os recursos poderiam ser melhor empregados. Os protestos de rua foram levados em conta. Pelas redes sociais e até em movimentos de rua, o bordão é “não vai ter Copa”.

Internamente, a PCR avaliou que a gestão municipal já iria ter os jogos em telões nos polos juninos e que não valia a pena passar 30 dias com o Recife Antigo interditado com a festa.

O prefeito Geraldo Julio disse não temer represálias. “Vamos pagar para ver”, é a orientação.

Para se poupar da exposição frente o cancelamento do evento, Geraldo Julio cumprirá agenda pública na Muribeca. O prefeito vai inaugurar a creche-escola de Bola na Rede, às 11h.

A Fan Fest é uma atração para os torcedores que não vão para os estádios acompanhar os jogos in loco, mas não querem perder um minuto de bola rolando e em clima de festa. Uma estrutura seria montada no Marco Zero da cidade para que o torcedor assistisse a todos os jogos e aos shows que estariam previstos para acontecer. Seria um Carnaval de 30 dias.

Na fase da discussão sobre o evento com a Fifa, a prefeitura apresentou uma proposta para tirar o evento do Marco Zero para a Praça do Arsenal, também na área central da cidade, porém não foi aceito pela entidade que rege o futebol.

Blog do Jamildo

Jamildo Melo é jornalista do Jornal do Commercio, principal jornal de Recife, PE



Categorias:COPA 2014

Tags:, , , , ,

11 respostas

  1. 20 milhões para um evento como este, em um país podraço como o nosso!? Parabéns pela suspensão desta palhaçada!

    Curtir

  2. Aqui de certo vai custar 20 milhões e mesmo botando a filmadora no esqueleto da Praça XV (para ele não aparecer) ainda vai ficar aparecendo a cratera que nunca fecham no largo Glênio Peres. E o chafariz vai estar desligado.

    Curtir

    • Cara, já foi alterado o local da Fan Fest em POA.
      Vai ser realizada (?) no Anfiteatro Pôr-do-Sol.

      Curtir

      • Tem razão, já tinha lido mas esqueci. Ali vai ser difícil esconder o entorno haha.

        Curtir

      • Que é um lugar completamente bizonho né, vamos combinar. O largo Glênio Peres seria muito mais acessível (praticamente qualquer ônibus te deixa perto), tem estrutura melhor (apesar das obras estarem paradas – pelo menos tem calçamento) e, acima de tudo, tem muito mais a ver com a identidade da cidade (mercado público, prefeitura, etc).

        Curtir

      • Bah, invernão em Porto Alegre e a galera no Anfiteatro Pôr-do-sol pegando aquela brisa do Guaíba. Que agradável! Se a ideia era deslocar um pouco do centro, por que não no Gasômetro, ali tem uma área muuito legal e volta e meia montam palcos por aí.

        Curtir

        • Ta louco, lugar feio por lugar feio, acho que o anfiteatro é o menos pior, ao menos tem uma boa vista ao fundo, com prédios modernos e tudo mais.

          Curtir

  3. Faltou um prefeito para bater no peito e dizer que não daria dinheiro pra fifa, e que iria investir naquilo que a cidade realmente precisa!
    A fifa só veio aqui explorar o governo e o povo, porque tem isenções de imposto, vários privilégios, leis própria (claro que amplamente vantajosa a ela e seus patrocinadores) etc.
    Mas esse discurso não dá pra levar adiante, pois é “demagogo” e “de esquerda”…

    Curtir

  4. Merece respeito! Precisamos de pessoas corajosas assim!

    Curtir

  5. 20 milhões para assistir jogos de futebol num telão, não é meio caro, não?

    Curtir

  6. Tapa na cara da Dona FIFA!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: