Análise interna de árvores começa nesta quarta-feira

Serão analisadas 150 árvores de grande porte da cidade  Foto: Cibele Carneiro/Divulgação PMPA

Serão analisadas 150 árvores de grande porte da cidade Foto: Cibele Carneiro/Divulgação PMPA

Técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT) iniciam nesta quarta-feira, 19, a análise interna das 150 árvores de grande porte selecionadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam). Nesta segunda etapa de avaliação, que deverá durar até o final do mês, os técnicos buscarão deteriorações utilizando o tomógrafo, que fornece uma imagem da região interna da árvore, e o penetrógrafo, uma espécie de broca que ao ser inserida na madeira pode determinar a ausência de materiais e tecidos.

O trabalho, iniciado no início de fevereiro com a análise externa de vegetais, inclui ainda a emissão de laudo probabilístico de ruptura do tronco com orientações para que a Smam tome as medidas cabíveis em relação a cada árvore. Técnicos da Smam estão acompanhando todo o trabalho do IPT para se apropriar da metodologia de avaliação. Além da análise, o Instituto realizará curso de uma semana com cerca de 20 técnicos municipais. A capacitação, que deve ocorrer em abril, tem como objetivo atualizar os conhecimentos sobre avaliação de risco.

Dos 150 vegetais, 86 situam-se na Redenção, 13 na Praça Dom Feliciano, 13 na rua Padre Tomé, 12 na Praça da Alfândega, 11 na Praça da Matriz, dois na Praça XV de Novembro e dois na Guilherme Alves. No Parque Moinhos de Vento (Parcão), na Praça José Comunal e nas vias João Pessoa, Gonçalo de Carvalho, Andradas, Barão do Gravataí, João Alfredo, Teresópolis, Saicã, Felizardo Furtado e Protásio Alves haverá avaliação de um vegetal.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:arborização urbana, Meio Ambiente

Tags:, ,

6 respostas

  1. …e tem que ter escarcéu mesmo…..

    Curtir

  2. Quero ver o escarcéu que vai ser se precisar derrubar alguma árvore…

    Curtir

  3. A matéria não deve ser tratada assim,primeira iniciativa a ser aplaudida da admnistração municipal,uma pena que tenha vindo após um acidente que vitimou uma pessoa. Não é tão simples assim bater na arvore para estar oca. Dependendo do tamanho da arvore o fato de estar oca não quer dizer que vai cair ou causar muito estrago,Muitas arvores aparentemente saudáveis e não ocas podem estar internamente com problemas que só são perceptiveis com análises mais precisas.Há alguns anos a prefeitura de Montevideo teve de fazer algo assim após uma arvora cair e vitimar uma pessoa no bairrro de carrasco.

    Curtir

  4. Isto é uma cientificidade e uma baboseira sem tamanho que só toma dinheiro do contribuinte. para ver se uma árvore está oca é só bater no tronco.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: