Prefeito sanciona amanhã nova Lei Geral dos Táxis

Nova lei restablece regras para o funcionamento do serviço  Foto: Bruno Almada Solaro/PMPA

Nova lei restablece regras para o funcionamento do serviço Foto: Bruno Almada Solaro/PMPA

Nesta sexta-feira, 21, o prefeito José Fortunati sanciona a nova Lei Geral dos Táxis. O ato de assinatura acontecerá às 14h30, no auditório da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), e contará com a presença do diretor-presidente da empresa, Vanderlei Cappellari, e de representantes da Câmara de Vereadores, do Ministério Público do Estado, do Ministério Público de Contas e das entidades representativas dos taxistas, além dos profissionais de tal serviço público.

A Lei Geral dos Táxis, já de acordo com a Lei Federal 12.587/12, estabelece as novas regras para o funcionamento do serviço de transporte individual, revogando a Lei 3.790 / 73. Destacam-se, no texto da lei, temas como a impossibilidade de transferência da permissão, salvo por direito hereditário, e a necessidade de licitação para a delegação de novas permissões. A nova lei define o táxi, ainda, como um serviço público essencial, de titularidade da Prefeitura, que delegará as permissões por 35 anos, exclusivamente para as pessoas físicas, garantindo que mais taxistas sejam permissionários, evitando o acúmulo de prefixos nas mãos de pessoas que não desenvolvem efetivamente o serviço.

“Foi um trabalho conjunto, realizado desde 2011, com intensos estudos e debates técnicos envolvendo Ministério Público do Estado e de Contas, Câmara de Vereadores, taxistas e prefeitura. O resultado é essa nova legislação, que acreditamos ser a mais adequada para a categoria e os usuários de táxi. Temos a convicção que o serviço ganhará em qualidade“, declarou Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC.

As próximas novidades no Modal Táxi serão a licitação de 85 novos táxis dotados de acessibilidade, para o atendimento de pessoas com deficiência, e o monitoramento de toda a frota via GPS, que garantirá um melhor atendimento à população e mais segurança à categoria. O uso do GPS, além de garantir maior segurança na rotina diária do profissional, permitirá efetuar o dimensionamento preciso de toda a frota, atualmente composta por 3.922 veículos.

O edital de licitação para os novos com acessibilidade está previsto para ser publicado até a metade do ano. Antes disso, está programado o lançamento do edital para implantação dos equipamentos do monitoramento da frota de táxi.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:, , , ,

7 respostas

  1. Que frotinha mixuruca esta de Porto Alegre, pobreza de carrinhos véios! Coisa que nem no interior rola.

  2. Quando cheguei na parte “direito hereditário”, achei que estivesse lendo algo sobre o absolutismo francês do século XVI, dinastia Valois, algo assim…

  3. permissões por 35 anos?!?!? Acho que deveria ser permissões por 5 anos! A cada 5 anos abre-se uma nova concorrência com testes psicológicos, idiomas, direção, avaliação das multas e pontos na carteira, índice de reclamações… que ganhe o melhor.

    • É, meu amigo. Em Londres os taxistas fazem curso (ou seria graduação?) de 4 anos antes de conseguirem a permissão. Mas lá os taxistas são seres humanos como os passageiros, e não os malandros daqui.

  4. Porto Alegre é uma vergonha, cheia de lixo por todo lado.
    Taxistas criminosos, mal educados, grosseiros e que se acham acima das leis de trânsito.
    Dá vergonha morar nessa cidade.
    Aliás, mal e porcamente tem táxi, tenta achar um as 18h.

Faça seu comentário aqui: