Escritório dos EUA em Porto Alegre começa a operar em março

Centro de atendimento irá agilizar concessão de visto a turistas gaúchos   Foto: Luciano Lanes / PMPA

Centro de atendimento irá agilizar concessão de visto a turistas gaúchos Foto: Luciano Lanes / PMPA

O prefeito José Fortunati recebeu na tarde desta quinta-feira, 27, o ministro conselheiro da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman. Ele está em Porto Alegre para acertar os últimos detalhes sobre a abertura do Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto, que começa a funcionar em março (as datas e o local ainda não foram divulgados). Acompanhado da cônsul que assumirá a representação na Capital, Erin McConaha, o diplomata disse ao prefeito que o escritório representa o primeiro passo para os grandes investimentos que o governo norte-americano devem fazer na cidade e no Estado nos próximos anos.

“Esse centro vai permitir que os moradores do sul do Brasil encaminhem a documentação para a solicitação do visto sem precisar ir duas vezes até São Paulo. Só terão que ir até o consulado para a entrevista. Quem for renovar o visto poderá fazer todo o processo sem sair de Porto Alegre. É uma ação estratégica, um grande investimento que estamos fazendo na cidade”, afirmou Todd Chapman. O ministro informou que a estimativa é de que 30 mil pessoas utilizem os serviços do escritório nos primeiros 12 meses.

Para o prefeito, a parceria com os Estados Unidos é muito importante para atrair investimentos e movimentar a economia. “Vamos dar todas as condições e apoio para a instalação deste escritório, e futuramente do consulado, em Porto Alegre. A volta da representação norte-americana para a Capital significa criar as condições para estreitarmos laços culturais e econômicos” destacou Fortunati. Todd Chapman ressaltou que os norte-americanos têm interesse em estimular negócios, acordos comerciais e a vinda de turistas ao Estado. “Vocês verão cada vez mais gringos por aqui”, concluiu.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, o procurador geral do município, João Batista Link Figueira, e o coordenador de relações internacionais da prefeitura, Rodrigo Corradi.

Copa de 2014 e Carnaval

Durante a visita oficial, o ministro perguntou sobre os preparativos para a Copa de 2014 e elogiou os investimentos em obras de mobilidade. Também disse ao prefeito que tirou oito dias de férias e vai passar esse período no Rio Grande do Sul. Como fica até sábado em Porto Alegre, foi convidado por Fortunati a prestigiar o desfile das escolas de samba do grupo especial do Carnaval de 2014.

Reabertura do consulado

Em outubro de 2013, Fortunati recebeu a futura cônsul dos Estados Unidos em Porto Alegre, Erin McConaha. Na ocasião ela afirmou que irá se dedicar à abertura do Consulado Geral dos EUA na capital, o que deverá ocorrer em 2015. A nova representação possibilitará aos gaúchos o encaminhamento do visto de viagem sem deslocamentos a outras capitais, como a ida a São Paulo, o consulado mais procurado pelos gaúchos.

O novo prédio fica na Avenida Assis Brasil, zona Norte da Capital, e será adaptado para cumprir as exigências de segurança e funcionalidade da diplomacia norte-americana. O Consulado norte-americano em Porto Alegre funcionou de 1918 a 1996 e foi fechado durante o governo de Bill Clinton.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , ,

12 respostas

  1. Na Assis Brasil ou na Carlos Gomes???

    Curtir

    • O Consulado será na Assis Brasil, próximo ao viaduto Obirici, onde era o prédio do supermercado Nacional.

      Curtir

  2. Sejam bem vindos os gringos nas nossas terras

    Curtir

  3. Foi um erro estratégico dos EUA terem fechado o Consulado em 1996, erro este agora corrigido.

    Curtir

  4. Até que enfim….

    Curtir

  5. hhahaahahaa…….tem gente negativando os comentarios.
    Deve ser a corja que quer visitar Venezuela e Coreia do Norte.

    Curtir

    • De certa forma me surpreende que o consulado tenha voltado a POA. Levando em conta a mentalidade terceiromundista anti-americana de uma parte da população..

      Curtir

      • De uma mini minoria de loucos ligados ao pstu e psol

        Curtir

        • Mentalidade anti-americana, e a favor de Cuba, Coréia do Norte (receberam até manifesto de apoio) e etc…
          E o pior é que não é só de parte da população ( e até aí tudo bem, pois cada um pode pensar o que quiser, mesmo que seja a volta de um sistema que faliu e não deu certo em lugar nenhum). É só ver onde andam os nossos governantes e aonde eles botam dinheiro.
          E no ano passado, eles já não foram estúpida e gratuitamente, ou será que tal qual os “manifestantes”, também estão recebendo dinheiro e lanchinhos para isso ? quebrar e depredar o escritório dos EUA ?
          Vou te dizer, no Brasil nem isso funciona. Quando se pensa que os caras estão nisso por pura ideologia, se descobre que muitos deles na verdade estão recebendo dinheiro…
          Por isso que os 2 únicos “socialistas” que eu respeito são o Chaves e o Olívio “Galo Missioneiro” Dutra. Chaves, quando descobriu que estava com câncer, poderia ter vindo ao Sírio Líbanês, tal qual fizeram Lula, Dilma, Mercadante, Genoíno e tantos outros que pregam moral de cueca. Mas preferiu se tratar em Cuba, tomando chá de barbatana de tubarão. Morreu, mas como um verdadeiro revolucionário.
          E o tio Olívio, foi dep, federal constituinte, Prefeito, Governador e continua andando de ônibus e morando no mesmo ap da Assis Brasil.

          Curtir

  6. Meu primeiro visto para os EUA foi tirado no consulado dos EUA em Porto Alegre. Ficava na Borges de Medeiros perto da Ponte de Pedra, naquele primeiro edifício envidraçado escuro, à esquerda de quem vem do viaduto em direção ao centro. É bom ter o consulado de volta, vai poupar muito dinheiro de quem quer tirar o visto. Fora o fato de que quanto mais representações consulares em Porto Alegre, melhor! Welcome back!

    Curtir

  7. Aleluia irmão.
    Não vejo a hora, meio do ano me toco pros Eua.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: