Porto Alegre vista da Estação Espacial Internacional – dezembro / 2013

Duas imagens sensacionais de Porto Alegre, vista da ISS, Estação Espacial Internacional.

Data das fotos: 19/12/2013.

As fotos foram um pouco melhoradas e diminuídas  por mim, mas baixo coloquei os links para as originais, que tem 6.048 x 4.032 pixels – 24 MP.

Nota-se a extensa movimentação de terra nas proximidades do Aeroporto Salgado Filho. Empreendimento tipo condomínio industrial sendo construído assim como a ampliação do Terminal 1 do aeroporto e o novo terminal de cargas, também em construção.

porto-alegre-vista-iss-dezembro-2013-01

porto-alegre-vista-iss-dezembro-2013-02

Os links para as originais, do site da NASA:



Categorias:Fotografia

Tags:, , , , , , ,

11 respostas

  1. Curtir

  2. Pode deixar, já descobri como achar…

    Inclusive achei umas outras interessantes

    Curtir

  3. Como é que acharam essas fotos no site da NASA??? Estou procurando lá mas no mapa, na área de POA, não está listada nenhuma foto da ISS038!!

    Curtir

  4. UaaaaaaaaaaaaaaaUUUUUUUU…

    Curtir

  5. Belo trabalho, Gilberto!

    Pablo, a imagem corta justamente a parte populosa da zona norte. Além daquela ser uma integração um tanto óbvia com a região metropolitana, mas concordo no ponto da escolha da Av. Farrapos e não uma paralela mais dentro da cidade. Talvez seja essa a aposta que se faz para revitalizar o Distrito.

    Curtir

  6. Muito legal! Dá para ver como a cidade se espalhou a partir do centro… Olhando a “big picture” da cidade fica claro que fazer uma linha de metrô pela Farrapos não faz sentido algum… Teria que ser pela Ipiranga, Protásio ou no mínimo Independência…

    Curtir

    • Pra se fazer uma linha de metrô não se pode pensar apenas geometricamente, mas também deve haver um estudo de demanda para tal.
      Lembro-me que há um tempo atrás alguém tinha dito que Porto alegre deveria seguir o exemplo de São Paulo, e as duas primeiras linhas deveriam cortar a cidade de Norte à Sul e de Leste à Oeste. O problema é que se isso fosse feito geometricamente a linha NS sairia do Lami e chegaria no Aeroporto Salgado Filho e a segunda começaria na Lomba do Pinheiro e terminaria no Barra Shopping. Duvido que houvesse demanda e ainda assim deixaria a congestionada Zona Norte sem metrô.

      Mesmo que fosse uma linha pela 3ª perimetral e outra em Y pela Protásio dividindo-se no fim em direção à Alvorada e à Viamão, ainda deixaria de fora a Zona Norte, e hoje, é la que se concentra a maior demanda para a linha 2, que futuramente pretende ser circular e atender áreas como a Bento (onde substituiria o BRT, que poderia acontecer também na Protásio) e a Antônio de Carvalho.

      Curtir

      • Sim, a cidade não está orientada de acordo com os eixos cardinais. Entretanto a demanda do metro pela farrapos só existe para o lado leste, pois o lado oeste há poucas residencias, empresas, colégios…. E é atendida pelo trensurb.

        Por falar em estudo de demanda, eu nuca vi um estudo de demanda comparando diferentes trajetos. Isso seria o básico.

        Curtir

  7. Acredite se quiser, mas achei meu prédio nas imagens originais.
    haha

    Agora deveriam divulgar essas imagens, quem sabe assim algumas pessoas não vão ver que Porto Alegre é uma cidade grande, e que precisa de coisas novas?

    Curtir

  8. Acho tão bonito o formato de Porto Alegre. Pra não falar da localização incrível mas MUITO subaproveitada.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: