Licitação do transporte: consulta pública é considerada concluída!

Audiência pública ocorreria para discutir a licitação do transporte coletivo  Foto: Thalles Campos/PMPA

Audiência pública ocorreria para discutir a licitação do transporte coletivo Foto: Thalles Campos/PMPA

Para a Prefeitura de Porto Alegre a Audiência Pública desta segunda-feira,10, à noite, no Ginásio Tesourinha, sobre o edital do Transporte Coletivo, foi considerada válida. O encontro, com a participação de 617 pessoas cadastradas, iniciado às 19 horas, durou pouco mais de 30 minutos, e foi seqüência da audiência programada para a Câmara de Vereadores, que acabou suspensa no último dia 27 de fevereiro. Na audiência de hoje depoimentos de populares e representantes de entidades, inscritos previamente para as manifestações, foram interrompidos por atos de vandalismo praticados por um grupo de cerca de 40 pessoas, com bombas, pedras e com depredação das instalações.

Para o prefeito José Fortunati, “é inadmissível a postura de alguns grupos, que agem de forma arbitrária e antidemocrática em prejuízo da grande maioria que deseja contribuir para o processo. Porém, não nos impediram de cumprir a nossa parte e viabilizarmos a discussão com a sociedade”, afirmou. O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari garante que “foram tomadas todas as medidas de segurança, mas infelizmente um pequeno grupo de vândalos, com suas atitudes violentas interrompeu a continuidade do processo”

Ainda de acordo com o prefeito, a participação da população no processo foi legitimada pelas 23 reuniões realizadas anteriormente nas regiões do Orçamento Participativo (OP), onde compareceram mais de 1.700 pessoas. Nas reuniões, foram apresentadas e inseridas diversas contribuições no aperfeiçoamento do edital, a ser lançado dia 31 de março.

Prefeitura de Porto Alegre

_____________

Manchete do Correio do Povo

Prefeitura descarta nova audiência: “Não vamos correr risco de uma tragédia”

Vice-prefeito classificou ocorrido no Tesourinha de “selvageria”

Clique aqui para ler a matéria do Correio



Categorias:onibus

Tags:, , , , , , , , , , ,

50 respostas

  1. Tem mais é que cagar a pau esses marginais.
    Depois aparecem chorando dizendo que a policia é bobona e violenta, que eles estão mudando o mundo.

    Gente que tenta impor na força suas ideologias, por mim, não vale nada, e se aprontar assim, tem que apanhar.

    • Guilherme, você diz que deles: “gente que tenta impor na força suas ideologias” . E depois diz contra eles: “”tem mais é que cagar a pau”. Não entendi, um pouco contraditório não? Também não gosto do método do bloco de lutas, porém precisamos agir de força policial apenas quando for legalmente necessário. A própria população já rejeita o comportamento do bloco de lutas. Vamos aguardar nas urnas em outubro e tentar mudar a realidade de forma democrática.

      • Reli teu comentário e entendi de modo diferente. Você diz que devemos “cagar” eles a pau quando houve depredação do patrimônio. Isso?

    • Óbvio, violência sempre foi uma ótima solução para violência.

    • Na minha concepção a violência nunca, em hipótese alguma, deve partir do estado (polícia). Mas no momento que os manifestantes usarem da força para invadir espaços, depredar patrimônios e etc, a resposta deve ser enérgica.

  2. Perdemos uma grande oportunidade. Uma pena. Infelizmente o Bloco de Lutas esta perdendo o rumo.

  3. eu só quero que alguém, por favor, me explique, como a tarifa grátis vai ajudar a melhorar o transporte público da capital? Como farão esse milagre se hoje pegar um ônibus em horário de pico é uma luta por espaço dentro de um ônibus que cabe 5o pessoas e vai mais 100….?

    • A tese é que com o transporte público grátis, não precisa de cobrador, elimina-se o lucro e atraindo mais gente para o transporte coletivo pode-se economizar milhões em viadutos e túneis, pois o tráfego diminuiria.

      Na prática é uma ideia furada, pois as empresas de ônibus serão todas como a Carris que tem CC saindo pelo ladrão.

  4. Se não fosse pelo bloco de lutas estaríamos pagando R$ 3,00 a passagem.

    Audiência pública, plebiscito e essas merdas são farsas sim.
    Vide plebiscito do desarmamento (esse todos vão lembrar).

    • Não se questiona a atuação do Bloco de Lutas nos protestos que forçaram a redução da passagem, sem dúvida eles é que desencadearam a primeira redução de tarifa que houve na história do Brasil.

      Agora eu te pergunte se com essa atuação eles acabaram com a farsa? Seria muito mais inteligente jogar informação séria e bem fundamentada para confrontar a máfia da ATP/EPTC. O que é que conseguiram com o quebra-quebra?

  5. Essa idéia de transporte público gratuito é tão absurda que se fosse aprovado começaria com a demissão dos cobradores já que não teriam função a ser exercida. Essa esquerda que namora com idéias ditatoriais (Cuba, Venezuela e Equador) nunca vingará, assim espero.

  6. Bloco de Lutas = Desocupados e Baderneiros…
    Não lutam por um objetivo e sim por baderna…
    Se lutassem por algo não escondiam a cara, não iriam armados com bombas…
    Chega de tratar igualmente os que merecem um tratamento totalmente desigual…

  7. Já participei de diversas audiências públicas aqui em Porto Alegre e todas elas, sem exceção, serviram apenas para cumprir a exigência legal de realizar audiência pública. As autoridades não dão a menor bola para as reivindicações levadas pela população, ignoram completamente, e nem respondem às perguntas levantadas.

    O Bloco de Luta fez com que a AP fosse cancelada justamente para mostrar que é uma farsa. Com ela, ou sem ela, não muda nada.

    Não há democracia a ser atacada, como alguns disseram aqui, pois isso tudo é uma farsa.

    • Por que não filmam e não divulgam? Procurei no Face do Bloco de Lutas e não achei nada! Onde estão os argumentos, os fatos, as fotos, as imagens…? Só o que conseguiram é manter o muro que existe entre poder público e população.

    • Beleza, a Bloco de Lutas cancelou a farsa… e daí? Não existe mais a farsa? Melhorou agora?

    • Se queriam demonstrar uma farsa falharam miseralvemente. Ficou aparente que eles que avacalharam. É a verdade isso? Não sei, e pouco importa. A estratégia foi furada.

  8. Tem que cagar a Pau….
    O Brasil está virando uma verdadeira baderna causada por esses Desocupados de plantão…
    Esse tipo de manifestação não pode ser tratada com tanta parcimônia, tem que ter o mesmo tratamento…
    “Quem com ferro fere, com ferro será ferido”…
    Tem que sentar a borracha no lombo para aprender…

  9. Parabéns ao bloco e a todos outros que agiram exatamente como a prefeitura queria. Agora é aguardar uma licitação que só vai manter tudo como está, e quem não acompanha de perto o andamento das coisas vai achar que o executivo fez tudo que podia..

    • Tu tinha alguma ilusão que a audiência pública ia mudar alguma coisa, Felipe? Me dá um exemplo de audiência pública onde o governo deu respostas aos anseios da população.

      • Com o quebra-quebra que fizeram melhorou muito. Está uma beleza agora, não tem mais embuste e está tudo bem… Poha! Que usem o espaço do diálogo para mostrar a realidade, partindo para o quebra-quebra conseguiram o que? apoio? má vá…

        • Será mesmo que foi gente do Bloco de Lutas que fez a confusão?

        • Confesso que a forma como começou o quebra-quebra foi bem estranho… eu assisti a transmissão ao vivo da prefeitura e de início tinha uns 2 puxando a tela e a maioria olhando sem saber o que estava acontecendo. Depois foram uns 6 ou 8 que fizeram o quebra-quebra. De qualquer forma, o Bloco de Lutas deveria ter impedido na hora e controlado a situação. Veja que em todo site, blog e comentário do Face aparece gente do Bloco de Lutas justificando o quebra-quebra.

      • Não acho que resultaria em algo. Mas com o quebra quebra a mídia vai cair em cima dizendo que:
        1- Os ativistas não sabem dialogar
        2- Que não adianta fazer audiência mesmo.

      • O questionamento que faço é como tinham rojões lá com a super revista da guarda municipal.

        • É óbvio que não foi o bloco de lutas que decidiu ser antidemocrático, isso foi incitação dos lideres de PSTU e PSOL, que sempre começam a confusão e depois saem de fininho.

      • Poderia nao mudar, mas isso nao diminui o erro enorme e a falta de democracia demonstrada pelo bloco de luta.

      • o que a prefeitura queria mesmo é entrar calada e sair sem falar nada.

  10. Legalmente esta audiência seria para ouvir a população para produzir o edital da licitação.

    Conforme o próprio prefeito falou, este edital está pronto desde dezembro do ano passado.

    Logo é uma tremenda farsa da prefeitura dizer que é uma audiência para ouvir a população. Esta já devia ter sido feita a anos, antes mesmo de começar a pensar como seria o edital.

    Os porto-alegrenses continuarão nadando contra a maré. Rio de Janeiro, São Paulo e até mesmo nossa vizinha Florianópolis contrataram já colocando o subsídio (alias, qualquer cidade do mundo subsidia).

    Aqui nesta terra que a imprensa chamada “livre”, ninguém fala sobre subsídio. É normal deixar somente os que pagam a tarifa custar todo o transporte coletivo. Melhorou, vai melhorar (certamente para quem ainda usa ônibus é que não).

    • Que tipo de subsídio Floripa colocou na licitação? Não estou sabendo…

      • Pelo que li, como foi feito em Floripa é a melhor solução.

        Além das isenções atuais (estuante, idosos, etc), agora até quem é bem pobre paga menos (ou nada). Mas isso nada interfere na tarifa.

        O edital está a tarifa a ser cobrada (no caso diminui para R$ 2,60 – isto mesmo, mais barata que POA). No fim do ano, é feito a contabilidade, o chamado equilibrio financeiro. Se não chegar no patamares de lucro (ou tb qualidade) a prefeitura banca o que faltar.

        Lembrando, que isso é conceção pública. Ou seja, a empresa é obrigado a prestar o serviço, mas tb tem que ter retorno. Se não tiver o estado banca a diferença. Em Floripa esta diferença será bancada a cada ano. Possivelmente aqui, ou a tarifa vai ser bem alta que de muita margem, ou vai passar alguns anos no prejuizo (ou com menos de lucro) e POA vai quebrar pois não terá $ suficiente para pagar a indenização.

    • Isso mesmo, nada mais certo a fazer do que botar mais dinheiro publico nas coisas, criando mais despesa nas contas da prefeitura. Ainda mais legal isso vendo que o transporte publico absorveria facilmente um naco enorme de nossos impostos. E ainda mais legal isso do subsídio considerando que o valor da passagem impede os cidadãos de transitar pela cidade…

      SQN!!

      Só tem dois motivos para alguem querer subsidiar o transporte público nesse momento:
      1) Tem interesse no conflito político e por consequencia social que isso causará
      2) Acredita na dialética (dialética = argumentação em forma de debate) do pessoal do item 1

      • Mas é óbvio que o valor da passagem impede os cidadãos de trafegar na cidade, vide os dias de passe livre.

        Fora isso, sempre há subsídio se tu não paga por absolutamente tudo que faz no espaço público. Estacionar teu carro de graça na rua é um subsídio. Usar a rua/estrada sem pagar pedágio é subsídio (sim, esse subsídio o transporte público ganha também). A lista poderia seguir crescendo…

    • Exatamente. Falou tudo! Para que estão fazendo uma “consulta pública” se o edital está pronto? Essa tal democracia, bradada por muitos, é meramente formal, apenas para cumprir a lei!
      Acho apenas que o Bloco de Lutas errou a estratégia: deveria ter deixado o pessoal falar e, depois, demonstrar cabalmente a farsa da tal “consulta”.

  11. Essas audiências públicas poderiam dar certo se houvesse somente a participação de cidadão independentes e civilizados, mas assim virou um guerra de bugios. São grupos (ou ordas) que vão intencionalmente para avacalhar o processo.

  12. Cambada de marginais desocupados…..vao lavar uma trouxa de roupa!!

    • Ou rachar lenha.
      Impressionante come este pessoal não tem pudor em atacar a democracia. Acho que a sociedade deve se defender!!!

  13. Afastem estes inúteis do Bloco de Lutas das decisões que Porto Alegre deve tomar. Esse grupo radical quer impor uma ditadura de idéias extremistas. Não contribuem em nada para o avanço e o desenvolvimento da capital. Hoje, mais uma vez, a baderna foi provocada por eles.

Faça seu comentário aqui: