Legislativo barrou antecipação da votação do projeto para custear estruturas temporárias
Logo após a Assembleia Legislativa barrar a antecipação da votação do projeto de lei, enviado para a Casa pelo Executivo garantindo isenções fiscais às empresas que custearem a construção das estruturas temporárias da Copa, o governador Tarso Genro declarou que o Estado corre o risco de perder a Copa do Mundo. “O risco é perdemos a Copa, acendemos o sinal amarelo. Nós respeitamos a decisão do Ministério Público (MP) e agora esperamos pela votação na Assembleia. Se eles votarem, nós faremos. Se não aprovarem, não faremos. E sem estas estruturas, eu tenho convicção de que provavelmente a Fifa vai dizer que a cidade não está apta para sediar os jogos da Copa do Mundo”, declarou.
O adiamento da votação do projeto no Legislativo foi decidido em reunião realizada entre os lideres das bancadas no final da manhã de hoje. Para Tarso Genro, além da posição do MP, uma eventual rejeição do projeto pelo Legislativo pode colocar em risco a realização da Copa do Mundo em Porto Alegre.
- Prefeitura prepara lista dos bens que irá comprar para estruturas temporárias
- Prefeitura garante verba para estruturas temporárias da Copa
Na segunda-feira, o MP declarou que o Inter e a Fifa devem ser os responsáveis pelo custos da estruturas temporárias da Copa, projetos que devem chegar a cerca de R$ 30 milhões. Para o procurador Nílson de Oliveira Rodrigues Filho, “o eventual uso de recursos públicos para este fim só será admitido como mecanismo para que Porto Alegre não perca o evento. Porém, isso não isenta o Inter e a Fifa das suas obrigações contratuais de financiar essas estruturas, indenizando o Poder Público. Apenas no caso daqueles bens que possam se tornar legado para o Estado ou Município é que a indenização deverá ser como uma forma de ‘aluguel’”, esclarece o procurador.
Categorias:COPA 2014
Existe algum lugar onde podemos verificar o que são estes itens temporários? DETALHADAMENTE
Pô 30 milhões é prêmio de mega sena. Vamos fazer um levantamento de preços.
O povo fica sentado ali no gasômetro no chão com lixo espalhado por todo lado, empilhado num canto da orla, não tem dinheiro nem para estruturas básicas e agora aparecem 30 milhões em caixa rapidinho.
Não sei por que fico lembrando toda hora das palavras do Romário…
Todo Brasil sabe que Porto Alegre foi o berço das protestos do ano passado, vão jogar gasolina no fogo…
CurtirCurtir
Eu até ia fazer um comentário mas desisti. Não vale a pena. É malhar em ferro frio.
CurtirCurtir
Risco de perder a Copa, hahahaha. Se Curitiba não perdeu…
CurtirCurtir
Agora tá todo mundo revoltado. Mas alguém realmente acreditava, em “legado da Copa”, se tratando de BRASIL SIL SIL SIL ??
Ninguém desconfiava que ia ser uma roubalheira danada ? Como acontece regularmente nesse país ? E que nada ia funcionar direito ? Como sempre acontece ?
Em 2006, o Governo começou a se ensaiar pra trazer a Copa. Em 2007, lá estavam Blatter, Ricardo Teixeira e Lula com toda a pompa. E todo mundo (com raras exceções) achando uma maravilha.
CurtirCurtir
Não querem gastar em estruturas que poderiam perfeitamente ser reaproveitadas após a copa………….. ok, e qual será o prejuízo financeiro da cidade e do estado por não sediar a copa?
ah, lembrando que o inter assinou o contrato, maaaaaaaaaaas, depois disso o governo do estado ou prefeitura assinou outro dizendo que ele se responsabilizariam pelas estruturas provisórias…………ou seja, se isso para em um tribunal quem pagará a multa será o estado/prefeitura………. não querem gastar 30 milhões que voltariam em consumo dos turistas mas vão correr o risco de pagar muito mais em um processo! “Jenios”
CurtirCurtir
Querem dinheiro federal. Deve ser isso
CurtirCurtir
Não existe dinheiro federal. É tudo dinheiro retirado do povo (aqui no Brasil são os pobres quem pagam mais).
Quando se gasta 600 milhões para fazer o estádio lá da Amazonia, somos nós gaúchos que estamos pagando uma parte.
CurtirCurtir
Que cumpram o contrato em vez de gastar meu dinheiro.
CurtirCurtir
Que percam então.
Essa “nobre preocupação” devia ser demonstrada e a 7 anos atrás, não a 4 meses da copa. Teve quase uma década e agora aos 45 do segundo tempo que solução??? Ora vá…..
CurtirCurtir
Marina!
Há 7 anos atrás muita gente era contra a copa, mas me recordo bem, haveria um grande “legado”, Lembram que ia ter metrô, BRTs, abertura de grandes avenidas, redes de hoteis, ampliação de aeroportos, mobilidade, bla-bla, etc. Muitos aceitaram por este motivo. Agora quando estamos aos 45 do segundo tempo verificamos que nada disso aconteceu e nem vai acontecer.
Para os politicos o que interessa é o circo e alienação, assim como foi ganhar o TRI, na ditadura (um belo alivio de tensões),
Para a Fifa o que interessa é faturar muito,
Para imprensa, principalmente esportiva, é um momento de ouro, pois vão faturar muito com seus patrocinadores.
A Fifa manda e desmanda, até liberar alcool, proibido a muito custo nos estadios, conseguiu. As vezes para dar uma guinada é preciso quebrar os pratos. Talvez a propria Fifa mereça um cheque-mate, para achar que não manda no mundo. O Brasil precisa acordar do “Pão e Circo”. O que envergonha uma nação é a alienação e baixar a cabeça.
CurtirCurtir
A copa que vá para as cucuias. Não estou nem aí para essa m…
CurtirCurtir
Que os deputados façam seu trabalho direito e rejeitem esse oba-oba de dinheiro público em obra privada!
CurtirCurtir
PURO BLEFE.O INTER TEM UM CONTRATO..SE NÃO CUMPRIR A MULTA SERA GIGANTESCA…E O FORUM É NA SUIÇA
CurtirCurtir
O inter (e todos outros clubes de futevol) não cumprem nem o óbvio que é pagar impostos.
Um clube de futebol não tem nenhum medo em não cumprir obrigações legais, pois não é uma empresa e não pode ser responsabilizado.
CurtirCurtir
A multa deveria ser o rebaixamento. Rebaixamento FIFA!
CurtirCurtir
Até o momento não entendi se os trinta milhões são de isenção ou é o custo total. De qualquer forma, sugiro ao governo que compre esse material e depois o ceda para a TVE. E que se use o Gigantinho como sede de tudo que for, aí barateia certamente esse preço absurdo.
CurtirCurtir
O custo original da estrutura temporária era de 80 milhões de reais. Foi feito um acordo com a FIFA cortando tudo que fosse possível para baixar o custo para 30 milhões. Estas estruturas são tendas, banheiros, centrais de transmissão, etc… Em fim, tudo o que é necessário para realizar um gigantesco evento. Para tu ter uma idéia, no beira rio são esperados 1000 repórteres do mundo todo.
CurtirCurtir
80 milhões para somente alguns jogos.
Enquanto isso a prefeitura não tem 6 milhões para gastar em educação/ciclovia conforme manda a lei.
CurtirCurtir
A FIFA é tão descarada que nem os gastos na organização do seu evento ela paga.
CurtirCurtir
Aí é que está, não se trata de isenção de impostos para as estruturas temporárias, mas de uma espécie de compensação tributária, no valor de até 25 milhões, para um investidor privado fazer as estruturas e usar esse crédito como e onde quiser.
CurtirCurtir
Se fosse isenção de impostos, digamos uns 5 milhões dos 25 milhões investidos, eu seria a favor, mas assim é uso integral de dinheiro público.
CurtirCurtir
Que novela. Podridao dos orgaos publicos. Nao tem como nada funcionar neste estado. Por essas e outras e que nao vou votar nesses candidatos por ai
CurtirCurtir
A prefeitura já tem o dinheiro, sequestrado com a redução do desconto de 20% para 12% do pagamento antecipado do IPTU…
CurtirCurtir
A prefeitura não está dizendo que não tem dinheiro. O problema é o fato do inter ter se negado a cumprir sua parte do acordo. Agora a prefeitura está de mãos amarradas e a fifa se nega a botar dinheiro.
CurtirCurtir