A primeira etapa de operação da Estação de Tratamento de Esgotos Serraria do Programa Integrado Socioambiental (Pisa) teve início na quarta-feira, 12. Todas as providências que foram estabelecidas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em dezembro de 2013 foram implementadas pelo Dmae e, com a Autorização Geral emitida pela Fepam dia 10 deste mês, foi possível colocar os equipamentos de condução do esgoto para tratamento em operação.
A Operação inicial da ETE corresponde a 530 litros por segundo que se estenderá até junho e representa 12,5% da capacidade de tratamento da Estação. A partir de julho, está prevista operação com capacidades crescentes até a vazão de 2.500 litros por segundo representando 60% da capacidade de tratamento e se estenderá até março de 2015. A partir daí, cumpridas as exigências do TAC, a ETE Serraria estará liberada para operar com 4.130 L/s, 100% de sua plenitude, que permitirá chegar aos 80% de tratamento de esgotos em Porto Alegre.
O Programa Integrado Socioambiental é o maior conjunto de obras de saneamento da história da cidade. Ao todo, foi composto por 24 obras que incluem redes de esgoto, estações de bombeamento e a estação de tratamento de esgotos construída em uma área de 5,6 hectares.
Categorias:Despoluição do Guaíba, Programa Sócio Ambiental
Quem mora perto que se envolva! O FEDOR entranha nas nossas casas, sempre de madrugada quando não tem ninguém pra reclamar para os meios de comunicação, e as pessoas acham isso legal? Pelo amor de Deus, arrumem esse cheiro HOR-RÍ-VEL que esta ETE exala só nas madrugadas!
CurtirCurtir
Isso é o que um bom governo tem que fazer! Parabéns!
Alguém sabe com detalhes quem iniciou esse projeto?
CurtirCurtir
Que eu saiba foi pensando nos governos do PT mas o governo Fogaça que conseguiu o financiamento com o governo Federal.
CurtirCurtir
A importancia de quem iniciou é pequena.Vale apenas para os “politicos” usarem como propaganda. Enquanto ficarmos pensando em quem fez, viveremos apenas de projetos de 4 anos. Precisamos pensar a longo prazo e com política menos eleitoreira e personificada.
CurtirCurtir
Uma das obras mais importantes te PoA em 50 anos! Parabéns.
CurtirCurtir
Maravilha!
CurtirCurtir