Dmae inicia testes de operação na Estação de Tratamento Serraria

Estação de Tratamento de Esgoto da Serraria   Foto: Divulgação/PMPA

Estação de Tratamento de Esgoto da Serraria Foto: Divulgação/PMPA

A primeira etapa de operação da Estação de Tratamento de Esgotos Serraria do Programa Integrado Socioambiental (Pisa) teve início na quarta-feira, 12. Todas as providências que foram estabelecidas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em dezembro de 2013 foram implementadas pelo Dmae e, com a Autorização Geral emitida pela Fepam dia 10 deste mês, foi possível colocar os equipamentos de condução do esgoto para tratamento em operação.

A Operação inicial da ETE corresponde a 530 litros por segundo que se estenderá até junho e representa 12,5% da capacidade de tratamento da Estação. A partir de julho, está prevista operação com capacidades crescentes até a vazão de 2.500 litros por segundo representando 60% da capacidade de tratamento e se estenderá até março de 2015. A partir daí, cumpridas as exigências do TAC, a ETE Serraria estará liberada para operar com 4.130 L/s, 100% de sua plenitude, que permitirá chegar aos 80% de tratamento de esgotos em Porto Alegre.

O Programa Integrado Socioambiental é o maior conjunto de obras de saneamento da história da cidade. Ao todo, foi composto por 24 obras que incluem redes de esgoto, estações de bombeamento e a estação de tratamento de esgotos construída em uma área de 5,6 hectares.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Despoluição do Guaíba, Programa Sócio Ambiental

Tags:, , , ,

6 respostas

  1. Quem mora perto que se envolva! O FEDOR entranha nas nossas casas, sempre de madrugada quando não tem ninguém pra reclamar para os meios de comunicação, e as pessoas acham isso legal? Pelo amor de Deus, arrumem esse cheiro HOR-RÍ-VEL que esta ETE exala só nas madrugadas!

    Curtir

  2. Isso é o que um bom governo tem que fazer! Parabéns!
    Alguém sabe com detalhes quem iniciou esse projeto?

    Curtir

    • Que eu saiba foi pensando nos governos do PT mas o governo Fogaça que conseguiu o financiamento com o governo Federal.

      Curtir

    • A importancia de quem iniciou é pequena.Vale apenas para os “politicos” usarem como propaganda. Enquanto ficarmos pensando em quem fez, viveremos apenas de projetos de 4 anos. Precisamos pensar a longo prazo e com política menos eleitoreira e personificada.

      Curtir

  3. Uma das obras mais importantes te PoA em 50 anos! Parabéns.

    Curtir

  4. Maravilha!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: