Fan Fest terá simulado de segurança no Anfiteatro Pôr do Sol

Prefeitura participa do evento teste com serviços de trânsito e saúde   Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

Prefeitura participa do evento teste com serviços de trânsito e saúde Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

Na manhã deste sábado, 22, o trânsito na Capital terá esquema especial e bloqueios para a realização do simulado de segurança da Fan Fest no Anfiteatro Pôr do Sol – atração oficial durante a Copa do Mundo. O exercício para avaliar o planejamento será conduzido pela Secretaria da Segurança Pública do Estado. A prefeitura participa da programação na coordenação dos serviços de trânsito e atendimento nas urgências e emergências médicas e remoções, com a atuação das equipes das secretarias Extraordinária da Copa (Secopa), da Saúde e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

A programação deverá mobilizar cerca de 500 pessoas, com 170 figurantes envolvidos na simulação de ocorrências para testar as estratégias de atuação. As atividades têm duração prevista das 9h às 12h. Ao final dos trabalhos, as autoridades responsáveis concederão coletiva à imprensa para uma breve avaliação.

Esquema especial de trânsito

A EPTC mobilizará 50 agentes, além de 15 viaturas e 10 motocicletas para o evento teste. Trechos das avenidas Edvaldo Pereira Paiva, Ipiranga e Augusto de Carvalho ficarão bloqueados ao trânsito. Outro teste que será realizado envolve a Rota de Emergência em Saúde nos dias da Copa do Mundo, que abrange as avenidas Ipiranga, João Pessoa, Venâncio Aires e Hospital de Pronto Socorro.

Também será simulada a situação de pouso de emergência de helicóptero da Fan Fest ao Parque Ramiro Souto (Parque Farroupilha), incluindo o trajeto inverso. Para isso, serão bloqueados três pontos da av. Osvaldo Aranha: na saída do Parque Ramiro Souto e nos trechos com a Fernandes Vieira e av. Venâncio Aires. A sinalização será reforçada nas vias, indicando as intervenções.

Trechos bloqueados

• Av. Edvaldo Pereira Paiva, sentido Centro-Bairro (da Rótula das Cuias à Ipiranga), a partir das 6h;
• Av. Edvaldo Pereira Paiva, sentido Centro-Bairro (da Av. João Goulart até Av. Ipiranga) e sentido Bairro-Centro (da Av. Pe. Caciquei até Av. Ipiranga), ambos a partir das 9h;
• Av. Ipiranga, nos dois sentidos, (da Av. Borges de Medeiros até Av. Edvaldo P. Paiva), a partir das 9h – entrada somente acesso local;
• Av. Augusto de Carvalho, sentido Centro-Bairro (da Av. Loureiro da Silva até a “Rótula das Cuias”), a partir das 9h.

Cruzamentos bloqueados

• Av. João Goulart x Av. Edvaldo P. Paiva;
• Av. Loureiro da Silva x Av. Augusto de Carvalho;
• Av. Edvaldo P. Paiva (“Rótula das Cuias”);
• Av. Borges de Medeiros x Av. Ipiranga;
• Av. Ipiranga x Av. Edvaldo P. Paiva;
• Av. Edvaldo P. Paiva x Av. Pe. Cacique;
• Av. Edvaldo P. Paixa x Rua “A”.

Atendimento em Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde vai mobilizar a Coordenação Municipal de Urgências (CMU) para as operações de socorro médico. Serão cerca de 50 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio, incluindo as equipes do SAMU. A CMU será responsável pela gestão das operações de remoção de vítimas e pelo atendimento médico em uma Unidade de Pronto Atendimento Avançado, duas bases fixas com equipes de socorro (junto ao palco e área vip) e duas equipes com desfibriladores (Projeto Coração no Ritmo Certo). A CMU coordenará uma frota de 10 ambulâncias, dos SAMU municipal e metropolitano e privadas.

FAN FEST

Uma das grandes atrações oficiais da Copa do Mundo no Brasil serão as Fan Fests nas cidades-sede dos jogos. Depois do sucesso na Copa realizada na Alemanha em 2006, a FIFA tornou o evento parte permanente das Copas, caracterizados preferencialmente pela utilização de uma área pública e com acesso gratuito, onde serão exibidos através de telões as partidas da competição, com a possibilidade de serem ofertados shows e atrações artísticas.

Além de exibir os jogos da Copa em telões, o evento deve promover a cultura do rio Grande do Sul e a integração entre os visitantes e a comunidade local. A proposta é também destacar a tradicional hospitalidade gaúcha por meio de espaços e serviços que serão oferecidos. Haverá praça de alimentação com fácil acesso, brinquedos para crianças e atendimento especial para turistas e autoridades. As pessoas que não estarão no estádio Beira-Rio durante os jogos terão, assim, um ambiente privilegiado às margens do Guaíba para curtir a Copa do Mundo. Banda Eva, Dudu Nobre, Belo, Paulo Ricardo (ex-RPM), Nenhum de Nós, Papas da Língua, Kleiton & Kledir e Borghetinho são alguns dos shows que devem integrar a FIFA Fan Fest no Anfiteatro Pôr do sol, entre outras atrações que valorizem a cultura dos gaúchos.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:COPA 2014

Tags:, , , , , ,

2 respostas

  1. Banda Eva????????????? Dudu Nobre?????????????Belo???????????????Que &*%@$ é esta?

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: