Fifa descreve brasileiros

fifaApós críticas relacionadas aos atrasos das obras e organização da Copa do Mundo, foi a vez do povo brasileiro ser atacado pela Fifa.

É uma cartilha publicada na Fifa Weekly, revista semanal da entidade, retirada do ar, após reclamações.

1. Sim nem sempre significa sim. Os brasileiros são otimistas e nunca começam uma frase com a palavra “não”. Para eles, “sim” significa na realidade ‘talvez”. Quando disserem “Sim, eu te ligo”, é melhor que não espere que o telefone toque nos próximos cinco minutos.

2. Horário flexível. A pontualidade é um conceito muito flexível no Brasil. Quando marcar com alguém, ninguém espera que estará no lugar combinado na hora exata. O normal é contar com uns 15 minutos de atraso.

3. Contato físico. Os brasileiros e as brasileiras não estão familiarizados! com o costume da Europa de manter distância como norma de cortesia e conduta. Eles falam com as mãos e não evitam de tocar o interlocutor. Isso pode facilmente se transformar em um beijo se a conversa estiver ocorrendo em uma discoteca, por exemplo.

4. Fazer fila. A paciência na hora de esperar não é uma das principais virtudes dos brasileiros. Por exemplo, não existe uma “fila mecânica” como na Inglaterra. Os brasileiros preferem ser inteligentes, sempre se arranjando para chegar na frente.

5. Moderação. Quem se animar a ir a uma churrascaria, deverá praticar jejum de 12 horas e maneirar na hora de comer, já que as melhores carnes chegam na parte final.

6. A lei do mais forte. A regra que dá direito à preferência dos carros no trânsito é simples: o veículo maior passa na frente.

7. Proibido fazer topless. A imagem das mulheres com pouca roupa, tão típica no carnaval, pode ser enganosa e é diferente da realidade. É certo que os biquínis brasileiros têm menos pano que os eu! ropeus, mas as brasileiras nunca os tiram na praia, onde fazer topless é proibido e pode resultar em prisão.

8. A língua espanhola não vale. Os turistas que tentarem se comunicar em espanhol terão a sensação de estar falando com as paredes. A língua nacional do país é o “brasileiro”, uma variável do português. Quem falar que Buenos Aires é a capital do Brasil, pode estar seguro de que será deportado imediatamente.

9. Experimentar o ‘açaí’. As bacias da Amazônia fazem maravilhas: previnem as rugas e têm o mesmo efeito de uma bebida energética. Algumas mordidas podem recuperar o jogador de futebol mais cansado.

10. Paciência. No Brasil é muito comum fazer as coisas no último minuto. A recomendação aos turistas é que tenham muita paciência. No final, tudo estará pronto. Isso pode ser aplicado aos estádios. A filosofia dos brasileiros na vida: “relaxa e aproveita.”

Affonso Ritter



Categorias:COPA 2014

Tags:, , ,

30 respostas

  1. O único ponto que devo discordar é quando se refere ao idioma “português brasileiro”. É certo que há certas variações do português falado no Brasil relativo ao que é falado em Portugal, contudo cabe ressaltar que todos os idiomas do mundo possuem variações dialéticas, no Brasil mesmo há essas variações, e o português continua o mesmo.

    Sempre achei desnecessário diferenciar o português do Brasil e o de Portugal, afinal nós brasileiros conseguiríamos perfeitamente entender os nativos daquele país.

    As demais afirmações, fora a forma jocosa de falar, não vi nenhuma mentira. O mais lastimante é o fato de não termos muita educação no trânsito enquanto o governo visa ao lucro em multas e mais multas.

  2. Eu sou do tempo que educação vinha do berço, ser caloteiro era coisa para envergonhar-se, hoje é virtude, assinar um contrato era sinonimo de cumprir, hoje as pessoas assinam usufruem e depois querem discutir os termos, fumar maconha era coisa de gente desclassificada, hoje chega a ser quase obrigatório, e outras coisas que não devo citar….

  3. A calma e a paciência precisam sempre andar, lado a lado, onde o teste é feito dia a dia. O negócio é relaxar e gozar.

  4. O Brazil é um país ridículo em todos os sentidos, mas já que, infelizmente, nascemos nesse c* de mundo, o jeito é relaxar e gozar.

  5. porém civilizados

  6. Só verdades.

    Agora, se fizessem um sobre os britânicos, franceses e espanhóis já começariam com: arrogantes.

    • Não seja ridículo. Tu sabes melhor que o europeu que ele é “mais educado” e que vive em uma sociedade infinitamente mais funcional que a tua. O que tu queres é que os europeus hajam como a Madre Teresa de Calcutá em relação aos outros povos, ao invés de hajirem como seres humanos normais. Quem nunca teve raiva de algum carioca, paulista, nordestino, alguém de outra classe social, ou detestaria a idéia de morar na Amazônia, QUE PENSE MELHOR.

  7. está faltando muito, e o jeitinho brasileiro, e a lei de Gérson? o caras foram educadissimos nesta matéria. se alguem não gostou é porque o chapéu lhe caiu muito bem.

  8. Eu acho os pontos apontados corretos, infelizmente é assim mesmo. Mas é uma falta de respeito, vão lucrar um monte aqui e ainda esculacham? Mas vão a m****.

    • Eu acho que o principal não foi traduzido – que é a manchete. “BRAZIL FOR BEGGINERS – … TEN TOP TIPS FOR ANY AVOIDING CULTURAL MISUNDERSTANDINGS”. Ou seja, dicas para evitar qualquer engano “cultural”. Você conhece algum americano? Já marcou alguma reunião com eles? Eu trabalho em uma multinacional onde, se uma reunião está marcada para as 12:00 e você chega as 12:01, você está atrasado (item 2). Essa é a cultura deles. Em Londres, ao subir nas escadas-rolantes, você vê todo mundo à direita, deixando um espaço vazio à esquerda para aqueles que estão em uma emergência ou com pressa para pegar algum vôo ou ônibus (item 4). Essa é a cultura deles. Fora a generalização (dizer que todos se atrasam ou que não temos paciência para fila, por exemplo), não discordo em nada do texto.

      • Você só esqueceu de dizer que na Europa essas escadas rolantes que ficam com a metade liberada são mais largas que a maioria das nossas. Temos alguns shoppings com escadas rolantes mais largas, mas a maioria é estreita.

        Sobre a pontualidade, realmente é um problema aqui no Brasil, mas não dá para considerar esse único ponto isoladamente. As jornadas de trabalho europeias em geral são mais baixas e há flexibilidade em uma série de coisas (chegar mais tarde, sair mais cedo, expediente de trabalho remoto). Aqui no Brasil, se o funcionário não cumprir as 8h diárias (de preferência um pouquinho mais para o empregador se sentir “no lucro”), o gerente já surta.

        Reuniões às vezes não começam porque algum incêndio está sendo apagado – por falta de planejamento ou porque o funcionário está sempre em modo “overdrive”, no nível máximo de saturação. É nesse contexto que ocorrem os atrasos.

        • Temos várias escadas largas em shoppings, metro, etc. O fato te ter poucas não é desculpa para não dar preferência ao menos nestas. Ao menos um aviso podia ter (como existe em diversas escadas rolantes na Europa), só isto já seria suficiente para várias pessoas respeitarem.

        • A grande maioria não faz isto por falta de conhecimento mesmo (nunca viajou para fora do país), nem tanto por falta de educação.

        • Desculpas sempre desculpas!!

  9. Por que não vão embora?

  10. Eu gostaria de ler a versão em inglês pois traduções podem ser sempre mal interpretadas mas, ao meu ver, fora as generalizações (como 1 e 2) e piada (como a 8), não falaram absolutamente nada de errado.

  11. “relaxa e aproveita” é uma tradução educadamente inteligente da famosa frase da Marta Suplicy.

  12. O ponto 10 é um recado direto ao gerente da Rodoviária, responsável pelo Remendão e a fantástica e inédita “integração público-privada” : http://cornetadorw.blogspot.com.br/2014/03/do-twitter.html

    • André, se o sr. está se referindo ao Giovani Luigi ele conseguiu organizar de forma competente a reforma do Gigante da Beira Rio para o Sport Club Internacional e talvez, quem sabe, para mundial. Além disso, a modernização do estádio foi realizada sem comprometer as finanças do clube, o que deve ser comemorado por todos os gaúchos. O resto, em relação às estruturas temporárias, é um problema das esferas públicas, ou seja, da prefeitura e da Assembléia Legislativa. A copa vai acontecer de qualquer forma. No mais, será, no contexto geral, de estrutura, modernização, localização, acessibilidade, história, o melhor estádio do sul do Brasil, e não é novo. Temos que comemorar!

  13. só li verdades

Faça seu comentário aqui: