
Sistema de aluguel de bicicletas já conta com 100 mil usuários cadastrados Foto: Lucas Barroso/Divulgação PMPA
Criado em setembro de 2012, o BikePoa celebra, neste final de semana, 500 mil viagens realizadas pelas ruas de Porto Alegre. Ao todo, o sistema oferece 39 estações, com 390 bicicletas à disposição dos usuários, já 100 mil pessoas cadastradas. A 39ª estação entrou em funcionamento recentemente, junto ao Shopping Total. O evento comemorativo, com ações educativas, ocorre a partir das 10h deste domingo, 30, nas imediações da Usina do Gasômetro, dentro da programação dos 242 anos de Porto Alegre.
A previsão da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) é oferecer mais um ponto para estação, junto ao Estádio Beira-Rio, em data a ser marcada conforme o andamento das obras para a Copa do Mundo. De acordo com avaliação do arquiteto Antônio Vigna, coordenador de Projetos Especiais da EPTC, o BikePoa representa sucesso absoluto no perfil desta mobilidade na Capital. “Neste período de um ano e seis meses do BikePoa, constatamos êxito absoluto na implantação desse sistema de deslocamento. São muitos os pedidos de ampliação, com avaliação positiva pela EPTC para novas instalações de estações e mais bicicletas para deslocamento dos usuários”.
Além do uso das “magrelas” do BikePoa, a cultura da utilização da bicicleta em Porto Alegre avança com mais de 20 km de ciclovias e ciclofaixas já implantadas, espaços espalhados em diversos pontos da cidade. A projeção é alcançar 50km até o final de 2014.
Categorias:Aluguel de biciletas, Bicicleta
Também me impressionei pelo número.
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Pena que o serviço anda fraco, muitas estações fora do ar e muitas bicis com pneu murcho, etc.
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Felipe X, concordo plenamente contigo. Nas últimas duas semanas, todas as vezes que tentei pegar bicicletas não consegui porque 1) a estação estava quebrada; 2) a estação estava vazia; 3) as únicas bicicletas disponíveis não tinham condições de uso (pneu murcho, banco quebrado…uma média de duas bicicletas nessas condições em cada estação); 4) A bicicleta estava disponível mas o sistema não registrava ou liberava ela; 5) o número de telefone pra ligar não estava no ar.
Gosto muito do projeto e do serviço, mas considerando todas essas notícias sobre ser a cidade do país em que o sistema é mais usado, sobre o grande número de usuários e viagens, tá faltando algum jornal perguntar porque é que, então, todas as estações prometidas ainda não foram instaladas (já perderam o prazo de entrega prometido no mínimo umas 3 vezes) e qual o percentual reinvestido em manutenção, porque está bem aquém do necessário.
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Já comentei algumas vezes aqui que a falta de confiabilidade desse sistema é frustrante…
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Impressionante e maravilhoso!!!
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E tem gente que jura que não vê os porto-alegrenses pedalando.
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Eu vejo maioritariamente 3 tipos de ciclista em Porto Alegre: 1) pessoas humildes sem outras possibilidades, principalmente perto de vilas, 2) pessoas passeando (transitando devagar e observando o passeio), 3) ativistas (reconhecidos por mim pelo investimento na bicicleta + roupas de ciclista + apetrechos)
Na Europa eu via maioritariamente pessoas vestidas normalmente, com bicicletas simples, transitando em velocidade média, que me passarem a impressão de que estavam usando a bicicleta simplesmente por ser o meio de transporte mais conveniente.
Penso que a grande maioria da população ainda não acha a bicicleta conveniente para uso cotidiano, ficando seu uso aqui restrito aos pequenos nichos descritos acima.
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Te enganas começando pela vestimenta. Muitos ativistas não usam uniforme, quem usa uniforme é que faz treino (em vez de apenas se transportar).
Fora isso faltou uma categoria, pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte no dia a dia e não são ativistas.
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“100 mil pessoas cadastradas”. Poxa, esse dado me surpreendeu positivamente…
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Nem a Prefeitura em seus maiores devaneios acreditava.
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