Ponte do Guaíba atual está cansada

A atual ponte sobre o Guaíba foi aberta em 1958, logo tem 56 anos e já parou várias vezes de cansaço, além de gerar congestionamentos diários para esperar a elevação do vão móvel para passagem de embarcações. A nova vai ser um pouco menor do que a atual: 7,3 quilômetros. A atual, tem 7,7 quilômetros, mas é composta de quatro pontes, entremeadas por trechos de rodovia em terra de ilhas, sobre as quais se apoiam.

Dois obstáculos a menos

O cronograma da nova ponte sobre o Guaíba prevê a assinatura do contrato com o consórcio vencedor nesta segunda (31) e início das obras em junho, com previsão de conclusão em três anos. O que é um pouco arriscado afirmar categoricamente, porque em geral obra pública atrasa. Mas esta da ponte já tem licença ambiental, conforme garantiu nesta quinta (27) de manhã ao Jornal Gente da Band o govenador Tarso Genro. E para o reassentamento de 850 famílias da Vila Areia, Vila Tio Zeca e Ilha dos Marinheiros Dilma anunciou que será implantada uma vila temporária ou de passagem, como aconteceu em Canoas na construção da Rodovia do Parque. Por isso, o anúncio da presidente em rede de rádios merece ser saudada como um grande avanço na infraestrutura do Estado, elogio também feito pelo president! e da Fiergs, Heitor Müller.

Affonso Ritter



Categorias:Nova ponte Guaíba

Tags:, , ,

7 respostas

  1. lucasfeijo é claro que a ponte esta cansada, a quantos anos ela esta lá servindo de passagem e com certeza com uma manutenção que não atende a todos os requisitos.
    Pensar, tem que pensar….

    Curtir

  2. Alguém tem um mapa de por onde essa ponte vai passar exatamente? Fiquei em dúvida porque 7 kilômetros me pareceu bastante.

    Curtir

  3. Para onde vai o dinheiro do pedágio da Concepa ? Não era para manter a ponte ?

    Curtir

    • Gozado que os jornalistas são os que mais deveriam investigar, ir atrás, são uns mosca-mortas.

      Curtir

  4. A ponte pode servir por mais 200 anos desde que seja feita manutenção correta. Nesse ponto a nova ponte deve ajudar pois a antiga pode ficar mais tempo fechada para manutenção com a alternativa da nova ponte.

    Curtir

  5. Vila Areia e Vila Tio Zeca??? Elas já não tinham sido reassentadas faz uns 5 anos???

    Curtir

  6. Coitadinha da ponte, tá cansada.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: