Comissão aprova ampliação dos shoppings Iguatemi e Praia de Belas (atualizado)

Expansão Iguatemi Porto Alegre. Crédito: Divulgação.

Expansão Iguatemi Porto Alegre. Crédito: Divulgação.

A Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento-Cauge, vinculada ao Escritório de Licenciamento e Regularização Fundiária-EdificaPOA, aprovou Estudos de Viabilidade Urbanísticas (EVU) que permitem a ampliação dos shopping Iguatemi e Praia de Belas.

No Iguatemi, além do aumento da área de lojas em 26 mil metros quadrados, foi aprovada a construção de três novas torres, que serão destinadas a escritórios. Os prédios serão construídos junto a área atualmente ocupada pelo estacionamento. Também foram aprovadas a ampliação do Bloco A, já existente, de escritórios, a criação de área para serviços e a criação de edificações destinadas a vagas de estacionamento. Várias obras viárias serão realizadas pelo empreendedor nas proximidades do shopping como medida mitigadora do impacto que a ampliação causará.

A Cauge aprovou também a ampliação do Shopping Praia de Belas em nove mil metros quadrados. Além da implantação do quarto pavimento, o shopping sofrerá ajustes nas áreas de lojas, mezaninos e áreas de circulação de público. A ampliação vai gerar a necessidade de 360 novas vagas de estacionamento que deverão ser criadas a uma distância máxima de 150 metros do centro de compras.

A aprovação do Praia de Belas foi condicionada a implantação do binário entre a Praia de Belas e a Borges de Medeiros, além da implantação de bicicletário e de ajustes na ciclovia no entorno.

Outro EVU aprovado pela comissão autoriza empreendimento comercial e de serviços com quatro torres, três para uso comercial e uma para flat, e edifício garagem na rua Santana, 902. A obra contará com mais de 400 vagas de estacionamento, além de centro clínico, salas comerciais e restaurante.

Prefeitura de Porto Alegre

___________________

Mais notícias de ampliações e empreendimentos:

Comissão aprova ampliações de shoppings e de hospital

A Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento-Cauge, vinculada ao Escritório de Licenciamento e Regularização Fundiária (EdificaPOA), aprovou a ampliação de três grandes empreendimentos em Porto Alegre: do Shopping Moinhos de Vento, do Barra Shopping Sul e do Hospital Ernesto Dornelles.

O projeto do Shopping Moinhos, localizado na rua Olavo Barreto Viana, prevê a ampliação do centro comercial na rua Doutor Timóteo. Serão sete novos pavimentos, somando um total de 10,5 mil metros quadrados de área construída, sendo que quatro deles no subsolo, criando 685 novas vagas de estacionamento. Os outros três novos andares, a partir do térreo, ampliam a área comercial e serão destinados a novas lojas. Para atender o plano diretor cicloviário, o projeto prevê a criação de bicicletário.

No Barra Shopping Sul, localizado na avenida Diário de Notícias, no bairro Cristal, foi aprovada a ampliação do shopping center em mais 80 mil metros quadrados, divididos em três pavimentos de lojas que vão ocupar a área onde está localizado o estacionamento externo no nível Jockey. O projeto aprovado contempla a construção de duas novas torres, sendo uma para um hotel, outra para um apart-hotel, além de um novo edifício empresarial. Todos com 23 pavimentos. Serão criadas ainda 3.253 novas vagas de estacionamento que estarão distribuídas em seis pavimentos junto a nova extensão destinada às lojas.

O hotel terá capacidade para 320 unidades de alojamento. O apart-hotel, que contará também com um centro de eventos terá capacidade para 260 apartamentos. Estes novos prédios serão construídos junto à área atualmente ocupada pelo estacionamento do hipermercado.

Já a ampliação do Hospital Ernesto Dornelles, localizado no número 1801 da avenida Ipiranga, consiste em dois novos pavimentos no prédio do centro clínico, ainda em construção. O 13º andar e um subsolo, onde vão funcionar os serviços de apoio hospital. O projeto aprovado prevê ainda a construção de uma passarela ligando o centro clínico ao prédio principal do hospital e a ampliação do andar térreo.

Esta notícia é um pouco mais velha (14/02/2014), também do site da Prefeitura, mas foi descoberta pelo nosso “correspondente” em Londres, Gerson Ibias.

_____________________

Mais notícias:

Comissão analisa pedido de novo empreendimento na Capital

Cauge analisa projeto do Shopping Belvedere, no bairro Petrópolis

Um novo grande empreendimento para Porto Alegre foi apresentado e submetido à apreciação dos técnicos da Comissão de Análise Urbanística (Cauge). Em reunião realizada no Escritório de Licenciamento e Regularização Fundiária (EdificaPOA), coordenado por Ana Pellini, foi apresentado o projeto do Shopping Belvedere, que será construído entre a avenida Tarso Dutra e a rua Antônio Carlos Tibiriçá, junto à terceira Perimetral. Com dois pórticos de acesso, o projeto prevê a construção de uma nova sede da Universidade Ritter dos Reis, quatro lojas âncoras, duas torres de serviços, uma galeria comercial, um hipermercado e um shopping.

Em tramitação na Prefeitura desde 2006, o empreendimento estava previsto, incialmente, para ocupar uma área de 15 hectares.O projeto, no entanto, sofreu restrições de uso e teve os limites ajustados para 8,5 hectares em função da existência de uma fonte de água mineral no local.

_____________________

  • Lembrando que esses dias postei essa imagem do BarraShoppingSul que havia conseguido com exclusividade e postado neste link:

https://portoimagem.wordpress.com/2014/01/02/imagem-barrashoppingsul-em-alguns-anos/

BarraShoppingSul-Torres-m

  • Já o empreendimento da Rua Santana, 902, não entendi bem onde será, mas conforme o Google Maps, é esta a localização do endereço. Provavelmente vai ser onde estão estes galpões da imagem:

santana-902



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Shopping Centers

Tags:,

23 respostas

  1. Muito bom.
    O barra vai ficar legal, vai perder aquele estacionamento aberto, só não entendi bem de onde vão tirar tantas vagas novas, vão fazer algum edf garagem?

    Como ja perguntaram, como vai ser com o Iguatemi?
    Apesar de eu raramente ir pra la, só de passar as vezes ja da pra ver que não tem vagas para tantos carros.

    Vai ser engraçado um grande shopping na av Tarso Dutra, acho que ele não vai gostar.
    hahaha

    E o praia de belas se puxando, tomara que salvem esse shopping, gostava dele nos anos 90.

    Curtir

  2. A cidade continua crescendo, novos empreendimentos vão surgindo. Arrecadação de tributos municipais sobem em consequência. Aí eu pergunto: “Cadê os projetos de mobilidade urbana da prefeitura?”. Trocar asfalto por concreto na Protásio Alves e chamar aquilo de BRT é um estelionato eleitoral.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: