Restauro do Capitólio será apresentado nesta sexta-feira

Foto: João Fiorin/Arquivo PMPA

Foto: João Fiorin/Arquivo PMPA

O resultado do trabalho de restauro do prédio do antigo Cine Capitólio, que vai abrigar a Cinemateca Capitólio, será apresentado nesta sexta-feira, 4. A solenidade acontece a partir das 10h e contará com as presenças do prefeito José Fortunati, do secretário municipal da Cultura, Roque Jacoby, e do presidente da Fundacine, João Guilherme Barone.

Na ocasião, ocorrerá o descerramento da placa alusiva aos patrocinadores da obra de restauro do prédio, que nesta etapa foram o Ministério da Cultura, a Prefeitura e Porto Alegre, a Petrobras e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As obras iniciaram-se em 2004, a um custo total de R$ 6.753.865,80.

Capitólio – É um antigo cinema de rua que foi adquirido pela Prefeitura de Porto Alegre com o objetivo de se transformar na Cinemateca Capitólio, local destinado a preservar a memória do cinema gaúcho. Além de uma sala de cinema, o prédio foi adaptado para receber acervo constituído por filmes, cartazes, fotografias, livros, roteiros originais, entre outros.

O prédio será um centro de referência para pesquisadores da área do cinema. Além do acervo e da sala de cinema, a Cinemateca Capitólio contará com uma biblioteca especializada em cinema, um café e uma área de exposição. Atualmente, o prédio está recebendo mobiliário, equipamentos de projeção e adequações da obra ao novo plano de prevenção contra incêndios. Somente quando estiver tudo pronto é que será aberto ao público.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

6 respostas

  1. Achei muito colorido.
    Mas não ta feio.
    haha

    Espero que de tudo certo, e que mantenham o prédio.

    Curtir

  2. Está muito bonito, e finalmente pronto!

    Sobre as pichações, acho que botaram tinta anti-pichação.

    Essa obra ganhou mais datas de término e inauguração que a ciclovia da Ipiranga hehe.

    Curtir

  3. As cores novas ficaram muito bonitas, foram bem escolhidas. Só quero ver quanto tempo a parede sem tapumes dura sem pichações.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: