Inauguração do novo estádio Beira-Rio é realizada com sucesso

 Integração dos serviços permitiu movimentação tranquila do público   Foto: Evandro Oliveira/PMPA


Integração dos serviços permitiu movimentação tranquila do público   Foto: Evandro Oliveira/PMPA

A operação conjunta preparada pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre para a inauguração do novo Beira-Rio, estádio oficial da Copa do Mundo, foi concluída com sucesso neste final de semana. Com esquemas especiais de mobilidade, segurança, limpeza urbana, assistência social e fiscalização, o estádio, palco da Copa do Mundo 2014 na Capital, recebeu cerca de 50.000 nos dois eventos, o espetáculo “Os Protagonistas” na noite do sábado, 5, e o jogo amistoso contra o Peñarol, do Uruguai, na tarde deste domingo, 6.

O prefeito José Fortunati, que acompanhou as atividades, elogiou a integração dos serviços públicos, que planejaram a operação de forma conjunta. “A chegada antecipada dos torcedores facilitou o trabalho tanto da EPTC quanto da organização do próprio evento. Não se teve notícia de nenhum problema. A organização do trânsito no entorno também foi tranquila na saída do público. Então, acho que passamos bem por esse primeiro teste com o Beira-Rio lotado”, afirmou.

O Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) acompanhou os eventos através do sistema de videomonitoramento da cidade, assim como finalizou o planejamento integrado, que contou também com órgãos estaduais, como Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil. O objetivo da operação era compartilhar os planos de trabalho de cada envolvido, garantindo uma atuação integrada e com apoio mútuo, fundamentais para a pronta-resposta a qualquer ocorrência.

Obras no entorno

A Prefeitura Municipal de Porto Alegre está com mais de 80% das obras do entorno do estádio Beira-Rio concluídas. Atualmente estão prontos: os trechos 1 e 2 da avenida Beira-Rio (entre o velódromo e a Rótula das Cuias); a ponte sobre o Arroio Dilúvio e o trecho 3 da avenida Beira-Rio (entre o velódromo e a Pinheiro Borda). Estão em pleno andamento o trecho 4 da avenida Beira-Rio (entre a Rótula das Cuias e a Usina do Gasômetro), com obra avançando na avenida Loureiro da Silva; o corredor de ônibus da Padre Cacique; o pavimento no sentido bairro – centro e o Viaduto Pinheiro Borda. As Ruas A, B e C próximas ao Beira-Rio, estão concluídas. Todas as obras do entorno do estádio da Copa do Mundo apresentam cronograma de conclusão para maio de 2014.

A prefeitura concluiu na última segunda-feira, 31, o processo de licitação para execução da pavimentação, drenagem e iluminação na área pública do entorno do Estádio Beira-Rio, que receberá os jogos da Copa do Mundo em Porto Alegre. Sob a análise da comissão de licitação no critério de menor preço, abertos os envelopes, foi declarado vencedor o Consórcio Procon-Coesul, no valor de R$ 8.761.559,40.

A próxima etapa é elaborar o contrato e assinatura. A ordem de início para execução da obra deve ocorrer ainda na primeira quinzena de abril. A previsão de entrega tem prazo de 60 dias a partir do início da obra. O resultado final do processo de licitação foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre desta terça-feira, 1º.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:COPA 2014

Tags:

6 respostas

  1. Que cidade brasileira tem o privilégio de ter dois estádios magnificos como os nossos? Sem querer me enquadrar no bairrismo sulista, mas eu sou do Sul.

    Curtir

  2. Beleza, os dois estádios em condições normais de uso, agora podemos voltar a discutir a cidade de verdade 😉

    Curtir

  3. Infelizmente não se faz nada de bom por esta cidade. Porto alegre é linda, tem uma orla magnífica e ninguém se importa em melhorias para promover o turismo em nossa cidade….
    Nada de relevante é feito, juro que não entendo o que se passa na cabeça de quem tem o poder de dirigir esta cidade. Há muito tempo Porto Alegre esta esquecida pelos governos e por seu povo e termino com a mesma palavra, INFELIZMENTE…

    Curtir

  4. Agora Porto Alegre tem oficialmente e em funcionamento, dois dos mais grandiosos estádios do país! Seria tudo perfeito e todos estariam de parabéns não fosse pelos diversos problemas de mobilidade e etc nas cercanias do Gigante da Beira-Rio e da Arena Gremista. Fica aquela pontinha de tristeza em pensar tantas oportunidades de inovar que foram perdidas, mas esperamos que um dia consigam correr atrás do tempo perdido. Um bom início seria equipar ambas regiões com linha do Aeromóvel ligando Arena e pontos do bairro à estação farrapos e Beira-Rio ao centro e zona sul. Acredito que seriam viáveis até mesmo paradas do catamarã para ambos estádios. Enfim, vamos sonhando, talvez algum dia um governante que se importe com essa cidade chegue ao poder. Por enquanto… temos que aguentar.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: