O novo centro de eventos de Porto Alegre terá o triplo da capacidade do atual maior

Centro de Eventos e Exposições da FIERGS, na zona norte de Porto Alegre. Imagem: Fiergs

Centro de Eventos e Exposições da FIERGS, na zona norte de Porto Alegre. Imagem: Fiergs

Porto Alegre já figura como um dos principais destinos para o turismo de negócios e eventos do País e deve ampliar ainda mais a visibilidade nesse segmento com a construção de um novo centro de eventos.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, o espaço terá 27 mil metros quadrados e custo total estimado em R$ 120 milhões (pelo menos metade desse valor será repassada pelo PAC do Turismo, do governo federal).

O equipamento terá três vezes mais área do que o maior espaço hoje disponível (o Centro de Exposição da Fiergs), acomodando, na área de convenções, quatro mil pessoas sentadas ao mesmo tempo, detalha Moraes.

Atualmente, um grupo formado por diversas secretarias da administração municipal, entre elas a de Obras, Meio Ambiente e de Turismo, além da EPTC, estuda a criação do novo centro de convenções de Porto Alegre. O espaço será construído próximo à avenida Bento Gonçalves, nas imediações do hipermercado Carrefour, dentro de uma área de 27 hectares.

“Nossa meta para este ano, que é o que estamos começando a estruturar, é fazer licitação para elaborar todos os estudos necessários (impacto ambiental, mobilidade e social) para poder validar isso que temos como concepção”, explica Moraes.

O projeto deve estar pronto até o fim do ano, para cumprir com o calendário do PAC Turismo, e a previsão é de que as obras sejam iniciadas a partir de 2015.

Affonso Ritter



Categorias:Centro de Eventos do RS

Tags:,

9 respostas

  1. que bom q poderemos ter um centro de eventos maior. Mas tomara que, depois das pesquisas de impacto e estratégias serem definidas, seja feito concurso público de projeto de arquitetura, forma mais transparente e democrática para a escolha deste. E espero que a administração municipal entenda que é necessário incluir a secretaria de urbanismo, afinal, para que foi criada senão para comandar um projeto de grande escala?

    Curtir

  2. Outra vez vão construir lá na pqp? não basta já a Fiergs?

    Curtir

  3. Espero que tenha um design legal. Não precisa ser nada rebuscado demais, forma sem função. Mas dá pra fazer algo muito melhor do que simplesmente um (ou vários) caixotes de pré-moldado.

    Curtir

  4. Perto do Carrefour?
    Não tenho ideia de onde pode ser..

    Curtir

  5. Público para variar… mais um elefante branco para dar prejuízo no futuro.

    Curtir

    • Mais um lugar que vai ficar sucateado… Daqui a 30 vão falar sobre reforma disso.

      Curtir

    • Depende, Adriel. Se construírem algo que possa ser aproveitado como área de lazer quando não houver eventos, trará um grande benefício para a cidade.
      O problema é quando constroem um complexo enorme, fechado na maior parte do ano, sem qualquer projeto paisagístico e com aqueles estacionamentos imensos concretados sem arborização alguma.
      Mas como é exatamente assim que pensam nossos gestores (fazer algo bem tosco), vai virar um elefante branco para ser utilizado alguns dias por ano.

      Curtir

  6. Sem falar que a localização é melhor no final. A FIERGS é praticamente fora da cidade e o transporte público acaba lá as 22hs.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: