Empresas de transporte alertam: Estatuto do pedestre pode aumentar tarifa de ônibus

Alerta é por conta do aumento no tempo das sinaleiras

Alerta é das empresas do transporte coletivo por conta do aumento no tempo das sinaleiras  Crédito: Vinicius Roratto / CP Memória

Alerta é das empresas do transporte coletivo por conta do aumento no tempo das sinaleiras
Crédito: Vinicius Roratto / CP Memória

A sanção do Estatuto do Pedestre, confirmada pelo prefeito José Fortunati, deve causar impacto no trânsito da Capital. Ainda mais forte no transporte coletivo, inclusive com aumento da passagem dos ônibus. Caso haja necessidade de alterações no número de ônibus ou na tabela horária, com o consequente aumento nos custos para as empresas, pode ocorrer reajuste na tarifa, adverte o Sindicato das Empresas de Ônibus de Porto Alegre (Seopa).

O gerente-executivo Luiz Mario Magalhães Sá explica que o sindicato e a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) são contrários à obrigatoriedade de tempo mínimo de 30 segundos nas sinaleiras para travessia de pedestres. Segundo ele, a definição do tempo deve levar em conta estudos sobre o volume de pedestres e veículos no local. Sá pondera que, com a medida, o edital de licitação dos ônibus precisa ser modificado, já que os atrasos nos coletivos terão repercussão nos investimentos e na forma de operação dos vencedores.

O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, fala que simulações virtuais que estão sendo realizadas sugerem que vai ser grande o impacto no tempo de percurso das linhas de ônibus. Com isso, ele estima a necessidade de alterações no sistema de transporte, com aumento na frota ou redução da tabela horária.

Ele ressaltou que, com a ampliação, também deve ocorrer aumento no tempo das sinaleiras que já se mantêm abertas por mais de 30 segundos, devido à necessidade de adaptação. Hoje, o tempo varia de dez a 80 segundos. Em cerca de dez dias, Cappellari espera iniciar testes reais em áreas do Centro da Capital, para verificar o sincronismo das sinaleiras e conseguir mensurar efetivamente o impacto das alterações. A intenção é estar preparado para que as mudanças no tempo das sinaleiras sejam providenciadas assim que o projeto for sancionado nos 1.100 equipamentos da cidade.

O projeto do parlamentar Nereu D’Ávila (PDT) está na Câmara de Vereadores, que já o aprovou, e deve ser encaminhado à sanção do prefeito. Capellari alertou, após a aprovação pela Casa, que a aplicação literal da proposta teria o risco de “paralisar a cidade”.

Correio do Povo



Categorias:onibus

Tags:,

14 respostas

  1. Parece que a algo em gestação na Metroplan: https://www.youtube.com/watch?v=TmHMogy0iNc&feature=youtu.be
    No mínimo interessante!!

    Curtir

  2. Que falta de vergonha na cara.

    No que vai mudar essa espera?

    Vai atrasar poucos minutos para o bus chegar ao destino, quase nada.

    O gasto de combustível vai ser o mesmo, ja que o que faz consumir é a aceleração no anda e para.
    O ônibus vai seguir parando igual, o que vai mudar é o tempo parado.

    Ai ja vira palhaçada, por favor né…

    Curtir

  3. Otimizar linhas nem pensar né? Lembro de um cara que falou em implantar o BRT aos poucos. Não é nem um bicho de sete cabeças, a linha 2 do metrô do rio nasceu assim. Primeiro era um VLT sem segregação com a rua e passagens de nível, porém com as plataformas altas, e as estações prontas para receber o metrô. Em seguida, segregaram todo o trajeto, após isso trocaram a alimentação elétrica de catenária para terceiro trilho e enfim trocaram os pequenos VLT’s por trens de 6 carros. Quem quiser saber mais é só procurar “Pré-metrô Rio”.

    Aqui, o cronograma poderia ser algo assim.
    -Cria-se a linha que vai circular pelo corredor como linha troncal e reduz todas as outras à linhas alimentadoras, acabando com a sobreposição de linhas;

    -Implanta-se o sistema de priorização dos ônibus nos semáforos;

    -Troca-se os ônibus da linha tronco pelos veículos que já vão ser usados no BRT (nem precisa ser aquele bonitão da Marcopolo, nesse caso mais vale o chassi Mercedes-Benz que é usado no veículo e as portas maiores, porém ainda mantendo a roleta em um primeiro momento;

    -E após isso, começam com a implantação das estações e terminais de pagamento antecipado, para agilizar o sistema;

    Não sou engenheiro de tráfego ou de produção para dizer se isso vai dar certo, mas é uma ideia.

    Agora, a ATP ter a CARA DE PAU de falar que mais segundos vão encarecer a tarifa é o cúmulo. Nesta quarta, entre as 11 e 12h eu consegui ver uma fila enorme de ônibus parados no corredor da João Pessoa em frente à Ufrgs, sempre variando entre 25 e 30 ônibus, alguns lotados e outros vazios. Desse desperdício a ATP não fala nada né?

    Curtir

  4. E criar mais corredores de ônibus para acelerar as linhas nada né? Cadê o corredor danBorges, da Ipitanga, etc?

    Curtir

  5. não precisa ser muito inteligente para se concluir que com uma gestão realmente eficiente onde de fato ocorra uma sincronização do sistema de semáforos de uma forma global, isso seria resolvido. mas aquela tal palavra “planejamento” é algo que atormenta todos nossos órgãos públicos, principalmente a caça-níquel travestida de eptc. como em poa eles “resolvem” problemas pontuais, ajustando aqui e ali, jamais vão conseguir planejar a cidade de fato como ela é, e não como uma extensão de uma avenida como eles tentam fazer. aliás, se tentarem implantar um sistema de controle disso, parece que vão ser obrigados a aumentar o valor da passagem e alterar o edital da licitação dos ônibus. PIADA essa adm municipal. PIADA.

    Curtir

  6. Ate cantar “parabens pra vc” aumenta a passagem.
    Bando de sem-vergonhas.

    Curtir

  7. Tão querendo assustar a população isso sim. Que bando de mafiosos mesmo!

    Curtir

  8. Agora tudo é motivo para essa corja querer aumentar o preço da passagem!

    Curtir

  9. Um monte de obra fazendo com que os ônibus circulem fora do corredor ou façam desvios não aumenta a tarifa, mas 30s em sinaleiras sim… Depois reclamam que são chamados de mafiosos.

    Curtir

  10. Óbvio que vai aumentar o valor, mais do que justo. Po, 30 segundos como minimo das sinaleiras??? O efeito cascata é mais do que óbvio do caos que vai surgir, só aguardem.

    Curtir

  11. Põe no paredão e fuzila todos mafiosos .

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: