FIFA e Coca-Cola organizaram a Tour da Taça da Copa neste final de semana

tour-da-taça-da-copa-fifa-2014-00Aconteceu neste final de semana, 26 e 27 de abril, em Porto Alegre, como um verdadeiro espetáculo, a Tour da Taça da Copa do Mundo FIFA™, no Centro de Eventos do BarraShoppingSul. A cidade viveu um momento especial.

A Taça da Copa do Mundo FIFA. Foto: Gilberto Simon - Porto Imagem

A Taça da Copa do Mundo FIFA. Foto: Gilberto Simon – Porto Imagem

A autêntica Taça da FIFA™, de valor inestimável, mede 36,8 centímetros de altura, pesa 6,175 Kg de ouro maciço e 18 quilates. Exposta numa redoma de vidro para que fosse apreciada pelos milhares de visitantes que tiveram a oportunidade inclusive de tirar fotos ao lado. De acordo com o regulamento a Taça pertence à FIFA™ e é entregue  ao país campeão, que leva para casa, uma réplica folheada a ouro, e não de ouro maciço como a original.

Somente campeões mundiais e chefes de estado tem o direito de segurar o cobiçado troféu que traz gravado, na parte inferior, o nome e o ano de cada ganhador da Copa do Mundo FIFA™ desde 1974.

Brasil (1994 e 2002), Alemanha (1974 e 1990), Argentina (1978 e 1986), Itália (1982 e 2006), França (1998) e Espanha (2010) são os países que, até o momento, tem seus nomes gravados. A atual taça foi criada pelo escultor milanês Silvio Gazzaniga e substituiu a Jules Rimet.

O primeiro troféu a contemplar o campeão da Copa do Mundo FIFA™ foi a Taça Jules Rimet, em 1930, criada pelo escultor francês Abel Lafleur. Recebeu este nome em homenagem ao idealizador do Mundial, o presidente da Federação Francesa de Futebol, Jules Rimet. O troféu durou 53 anos mas, em 1966, desapareceu enquanto era exibida antes da Copa da Inglaterra. Responsável por recuperá-lo, um cachorro chamado Pickles encontrou o troféu enterrado aos pés de uma árvore. Em 1983, a Taça foi novamente roubada, desta vez no Rio de Janeiro. Como nunca foi achada, provavelmente derretida, foi mandada fazer uma réplica pela CBF.

A aeronave MD-83 especialmente fretada para transportar a Taça da Copa do Mundo FIFA™. Foto: José Arthur Eidt

A aeronave MD-83 especialmente fretada para transportar a Taça da Copa do Mundo FIFA™ – no Aeroporto Internacional Salgado Filho. Foto: José Arthur Eidt

Curiosidades:

  • A Taça da FIFA™ viaja a bordo de um jato executivo especialmente decorado e mobiliado para transportar este valioso objeto (foto acima).
  • Ao ser concluído, no dia 1º de junho, em São paulo, o Tour da Taça por Coca-Cola terá visitado 90 países.
  • O Tour da Taça da Copa do Mundo da FIFA™ 2014 visitou todos os países campeões da Copa do Mundo.
  • São 41 dias ininterruptos de viagem pelas 27 capitais brasileiras, de Porto Alegre a Rio Branco.

A Tour da Taça da Copa do Mundo FIFA também contemplou uma sala especial com as bolas oficiais utilizadas nas últimas Copas, a partir da Copa do Mundo de 1970, no México.

tour-da-taça-da-copa-fifa-2014-08

 

kit-imprrensa-tour-taça-copa-2014-coca-colaO Blog Porto Imagem foi convidado, juntamente com outros blogs da cidade, a fazer a tour, neste domingo, a partir das 14h. Recebemos a release oficial do evento através da qual fizemos esta matéria e também a garrafa de Coca-Cola Especial da Tour como brinde.



Categorias:COPA 2014

Tags:, , , , ,

9 respostas

  1. Acho uma babaquice esse negócio exposição de uma taça que só as virgens de guadalupe podem encostar.

  2. Eu ja teria banido esse “doente” faz tempo…..

  3. Que palhaçada de post. Como é fácil comprar matéria pra divulgação da Copa do Mundo, basta dar uma migalhas que os blogueiros vão lá babar ovo.

  4. Sobre “estruturas temporárias” : VER 33 SEGUNDOS

    • Sem contar que esse João Bosco Vaz se candidatou a vereador, fez campanha, ganhou e no outro dia deixou o cargo para um suplente que nem sem quem é para assumir uma secretaria especial…

Trackbacks

  1. Blog Porto Imagem foi caluniado pelo Sr Marcelo, cujo e-mail é marcelo@libertar.se | Blog Porto Imagem

Faça seu comentário aqui: