Prefeito reafirma que segurança do pedestre é prioridade

Fortunati adiantou que não sancionará a emenda dos 30 segundos nas sinaleiras

Fortunati adiantou que não sancionará a emenda dos 30 segundos nas sinaleiras.  Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

Fortunati adiantou que não sancionará a emenda dos 30 segundos nas sinaleiras. Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

O prefeito José Fortunati disse, na tarde desta terça-feira, 29, que, em função dos transtornos ocasionados no trânsito de Porto Alegre desde o início da manhã, será cancelado o teste que a EPTC faria até esta quarta-feira, 30, aumentando o tempo semafórico para pedestres para 30 segundos. Fortunati também adiantou que não será possível sancionar a emenda apresentada ao Estatuto do Pedestre. “Como gestor público, não poderia apenas vetar. Precisávamos desta comprovação para que a cidade entendesse da impossibilidade”, disse o prefeito. No entanto, Fortunati garantiu que manterá o diálogo tanto com as entidades quanto com vereadores, sempre considerando a segurança do pedestre.

Ao todo, foram feitos testes em 238 sinaleiras da cidade, sobretudo as da região central. “Caso o teste fosse feito em bairros mais distantes, os problemas seriam os mesmos, pois o transporte público foi um dos mais prejudicados”, avaliou, lembrando dos atrasos constatados em todas as linhas de ônibus da cidade.

Para o prefeito, a emenda não pode ser sancionada porque estabeleceu, de forma generalizada, os 30 segundos, não dando alternativas de tratar vias diferentes com uma gestão diferenciada. No entanto, os tempos semafóricos de diversas vias serão revisados. “Recebemos reclamações por e-mail e pelos telefones 156 e 118 de pontos importantes. Nestes trechos específicos, vamos rever, priorizando sempre o pedestre com prazos maiores”, garantiu. Nesta quarta-feira, o prefeito receberá a análise dos técnicos da EPTC e formará um grupo de trabalho para aprofundar o estudo, com o cruzamento do impacto do teste desta terça e as solicitações dos porto-alegrenses.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:, , , , ,

20 respostas

  1. Fortunati: o maior mentiroso de todos os tempos

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: