Exclusivo: render de estação do projeto do Aeromóvel de Canoas

O Mapa das estações do trajeto inicial do aeromóvel de Canoas:

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O render de uma estação tipo:

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O esquema de uma estação, sendo possível observar a concepção interna, com a circulação vertical:

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Categorias:Aeromóvel, Arquitetura | Urbanismo, Meios de Transporte / Trânsito

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20 respostas

  1. Espero que não saia do papel, pelo menos não como aeromóvel. O que está instalado na aeroporto vem apresentando uma série de problemas de operação.

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    • Não seja mentiroso Aderbal. Divulgar tal bobagem é um desserviço para a população em geral, que ainda não conhece o sucesso do aeromóvel.

      Em pouco mais de 1 ano, o aeromóvel bateu a marca de 1 milhão de passageiros transportados. Com alta eficiência e sem apertos.

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  2. A ciclovia abaixo dos dutos do Aeromóvel é uma ótima ideia, protege o ciclista da chuva e do sol a pino.

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  3. O ideal são estações ao estilo das da Trensurb, no qual os trilhos passam pelo meio, sempre retilíneos, e as plataformas nas extremidades, assim evitam-se curvas em cada estação pois isto com o tempo gera desgaste no material rodante e causa um certo desconforto aos passageiros devido a força cetrífuga nas curvas (apesar de que nestes pontos a velocidade do veículo é baixa).
    O fato é que quanto mais reta a pista de rodagem para trens, melhor será o desempenho.

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    • A quantidade de plataformas e consequentemente, a localização delas deve ser pensado em relação à demanda da estação.

      Estações de baixa de manda podem usar apenas uma plataforma, com apenas uma escada fixa, uma rolante e um elevador, sai mais barato (e aparentemente é o caso das estações dessa linha).

      Estações com duas plataformas, com os trilhos no meio, são mais caras, pois já exigem 2 escadas fixas, 2 rolantes e 2 elevadores, porém, aguenta melhor o fluxo de passageiros, pois 2 trens podem desembarcar passageiros ao mesmo tempo sem grandes tumultos (imagino que deverá ser essa a disposição na estação Canoas depois que virar subterrânea).

      E para casos de fluxos altíssimos, há as estações com 3 plataformas, onde os passageiros embarcam na plataforma central e desembarcam nas laterais, ou vice-versa. Só que essa é mais cara, pois além de usar mais equipamentos, ainda requer espaço físico maior.

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  4. No mapa se vê que a estação “Lee Rogers” se situa a próxima à ULBRA. Me pergunto: Pq não estender a linha até o acesso à Ulbra? Quem, assim como eu, estudou na ULBRA e ia às aulas utilizando metrô/ônibus, conhece a ineficiência do sistema para acessar a universidade.

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    • A estação Lee Rogers vai ficar no fundo da Guajuviras, que fica no fundo da Ulbra. Realmente, as opções de transporte até a Ulbra são escassas, mas acho que seria melhor prolongar a linha que vai ir do centro até a Farroupilha, com uma estação na frente da Ulbra e do HU do que prolongar a linha da Guajuviras até os fundos da Ulbra.

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  5. Mil vezes melhor ao menos aí no render do que aquelas estações da trensurb caquéticas podronas.

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  6. Vão ter que tirar toda a fiação do trajeto, que é bastante (olhar no street view). Ou enterrar ou mudar de lugar os cabos.

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  7. Alguem tem detalhes tecnicos do plano, quantos carros vao ter, quantos km de extensão vai ter, capacidade, velocidade media?

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  8. Fantástico! Muito bom! Além de ser muito bonito é muito mais eficiente e prático do que os atuais ônibus com linhas sobrepostas.

    Por falar em ônibus, o BRT usa meio metro de concreto, não é? Veja o tapete verde dos VLTs: http://arquiteturasustentavel.org/bondes-deslizam-em-tapetes-de-grama-nas-cidades-europeias/

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    • Aos engenheiros: seria possível fazer um corredor de ônibus com concreto só onde passam as rodas (e com grama no meio), como algumas garagens de residências? Não ficaria muito frágil? Para isso, é claro, o ônibus teria que parar de pingar óleo. Mas isso daria pra fazer com um trolleybus, que deve ser o futuro dos ônibus daqui a uns 50 anos.

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      • Até acho que dá para fazer… Tem que ver também se o ônibus não irradia muito calor do motor para baixo. Isso mataria a grama.

        Quanto se tornar frágil, acho que dá para continuar sendo esse meio metro de concreto, mas com um rebaixamento no meio e furos para drenagem de água. Acho que isso solucionaria.

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  9. Excelente. Apenas faço uma ressalva. Alguém já viu algum render de arquiteto que não envolva palmeiras? Até nisso conseguiram enfiar uma (2ª foto).

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  10. Canoas ta dando um banho em Porto Alegre nos últimos tempos, fora que lá se encontra imoveis bons com o preço mais realistas, não tanto surreais como aqui, mas a questão do trensurb que divide a cidade ao meio precisa ser resolvida

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    • Sou canoense e posso afirmar no que Canoas não esta dando banho algum em Poa. Nosso transporte público é sofrível, com 99% das linhas indo até o centro, nenhum veículo com ar-condicionado, suspensão dura, isolamento acústico inexistente. E mesmo com o render da linha do aeromóvel, Porto Alegre já está mais adiantada em relação ao metrô do que Canoas em relação ao aeromóvel, pois não vi um edital sequer sobre a linha.

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  11. Grande oportunidade pra canoas! Imagina se eles enterram o trem e fazem as 3 linhas de aeromovel!

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  12. Primeira vez que vejo algo de mais concreto em relação a essa linha. Segundo alguns amigos meus, já estão fazendo os estudos do solo na boqueirão. Quem sabe o sucesso dessa linha ajude a alavancar a linha da ZS.

    Ah, e pelo render, parece que as estações são grandes o suficiente para veículos com 4 carros, mesmo que segundo o que foi divulgado, nela circularão composições de 2 vagões.

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  13. Queria que saísse o da Zona Sul em POA, e na Ipiranga…

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  14. Excelente! O ideal ( e apenas ideal, pois duvido muito que algum dia saia) seria uma rede que atendesse toda a região metropolitana.

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