Exclusivo: render de estação do projeto do Aeromóvel de Canoas

O Mapa das estações do trajeto inicial do aeromóvel de Canoas:

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O render de uma estação tipo:

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O esquema de uma estação, sendo possível observar a concepção interna, com a circulação vertical:

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Categorias:Aeromóvel, Arquitetura | Urbanismo, Meios de Transporte / Trânsito

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20 respostas

  1. Espero que não saia do papel, pelo menos não como aeromóvel. O que está instalado na aeroporto vem apresentando uma série de problemas de operação.

    • Não seja mentiroso Aderbal. Divulgar tal bobagem é um desserviço para a população em geral, que ainda não conhece o sucesso do aeromóvel.

      Em pouco mais de 1 ano, o aeromóvel bateu a marca de 1 milhão de passageiros transportados. Com alta eficiência e sem apertos.

  2. A ciclovia abaixo dos dutos do Aeromóvel é uma ótima ideia, protege o ciclista da chuva e do sol a pino.

  3. O ideal são estações ao estilo das da Trensurb, no qual os trilhos passam pelo meio, sempre retilíneos, e as plataformas nas extremidades, assim evitam-se curvas em cada estação pois isto com o tempo gera desgaste no material rodante e causa um certo desconforto aos passageiros devido a força cetrífuga nas curvas (apesar de que nestes pontos a velocidade do veículo é baixa).
    O fato é que quanto mais reta a pista de rodagem para trens, melhor será o desempenho.

    • A quantidade de plataformas e consequentemente, a localização delas deve ser pensado em relação à demanda da estação.

      Estações de baixa de manda podem usar apenas uma plataforma, com apenas uma escada fixa, uma rolante e um elevador, sai mais barato (e aparentemente é o caso das estações dessa linha).

      Estações com duas plataformas, com os trilhos no meio, são mais caras, pois já exigem 2 escadas fixas, 2 rolantes e 2 elevadores, porém, aguenta melhor o fluxo de passageiros, pois 2 trens podem desembarcar passageiros ao mesmo tempo sem grandes tumultos (imagino que deverá ser essa a disposição na estação Canoas depois que virar subterrânea).

      E para casos de fluxos altíssimos, há as estações com 3 plataformas, onde os passageiros embarcam na plataforma central e desembarcam nas laterais, ou vice-versa. Só que essa é mais cara, pois além de usar mais equipamentos, ainda requer espaço físico maior.

  4. No mapa se vê que a estação “Lee Rogers” se situa a próxima à ULBRA. Me pergunto: Pq não estender a linha até o acesso à Ulbra? Quem, assim como eu, estudou na ULBRA e ia às aulas utilizando metrô/ônibus, conhece a ineficiência do sistema para acessar a universidade.

    • A estação Lee Rogers vai ficar no fundo da Guajuviras, que fica no fundo da Ulbra. Realmente, as opções de transporte até a Ulbra são escassas, mas acho que seria melhor prolongar a linha que vai ir do centro até a Farroupilha, com uma estação na frente da Ulbra e do HU do que prolongar a linha da Guajuviras até os fundos da Ulbra.

  5. Mil vezes melhor ao menos aí no render do que aquelas estações da trensurb caquéticas podronas.

  6. Vão ter que tirar toda a fiação do trajeto, que é bastante (olhar no street view). Ou enterrar ou mudar de lugar os cabos.

  7. Alguem tem detalhes tecnicos do plano, quantos carros vao ter, quantos km de extensão vai ter, capacidade, velocidade media?

  8. Fantástico! Muito bom! Além de ser muito bonito é muito mais eficiente e prático do que os atuais ônibus com linhas sobrepostas.

    Por falar em ônibus, o BRT usa meio metro de concreto, não é? Veja o tapete verde dos VLTs: http://arquiteturasustentavel.org/bondes-deslizam-em-tapetes-de-grama-nas-cidades-europeias/

    • Aos engenheiros: seria possível fazer um corredor de ônibus com concreto só onde passam as rodas (e com grama no meio), como algumas garagens de residências? Não ficaria muito frágil? Para isso, é claro, o ônibus teria que parar de pingar óleo. Mas isso daria pra fazer com um trolleybus, que deve ser o futuro dos ônibus daqui a uns 50 anos.

      • Até acho que dá para fazer… Tem que ver também se o ônibus não irradia muito calor do motor para baixo. Isso mataria a grama.

        Quanto se tornar frágil, acho que dá para continuar sendo esse meio metro de concreto, mas com um rebaixamento no meio e furos para drenagem de água. Acho que isso solucionaria.

  9. Excelente. Apenas faço uma ressalva. Alguém já viu algum render de arquiteto que não envolva palmeiras? Até nisso conseguiram enfiar uma (2ª foto).

  10. Canoas ta dando um banho em Porto Alegre nos últimos tempos, fora que lá se encontra imoveis bons com o preço mais realistas, não tanto surreais como aqui, mas a questão do trensurb que divide a cidade ao meio precisa ser resolvida

    • Sou canoense e posso afirmar no que Canoas não esta dando banho algum em Poa. Nosso transporte público é sofrível, com 99% das linhas indo até o centro, nenhum veículo com ar-condicionado, suspensão dura, isolamento acústico inexistente. E mesmo com o render da linha do aeromóvel, Porto Alegre já está mais adiantada em relação ao metrô do que Canoas em relação ao aeromóvel, pois não vi um edital sequer sobre a linha.

  11. Grande oportunidade pra canoas! Imagina se eles enterram o trem e fazem as 3 linhas de aeromovel!

  12. Primeira vez que vejo algo de mais concreto em relação a essa linha. Segundo alguns amigos meus, já estão fazendo os estudos do solo na boqueirão. Quem sabe o sucesso dessa linha ajude a alavancar a linha da ZS.

    Ah, e pelo render, parece que as estações são grandes o suficiente para veículos com 4 carros, mesmo que segundo o que foi divulgado, nela circularão composições de 2 vagões.

  13. Queria que saísse o da Zona Sul em POA, e na Ipiranga…

  14. Excelente! O ideal ( e apenas ideal, pois duvido muito que algum dia saia) seria uma rede que atendesse toda a região metropolitana.

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