Anac deve vistoriar sistema antineblina do Salgado Filho até o fim da semana

Infaero mantém previsão de que equipamentos entrem em funcionamento até a Copa

Desde o início de 2012, o Salgado Filho ficou fechado para pousos e decolagens por mais de 200 horas  Crédito: Vinícius Carvalho/ Diário de Canoas / CP

Desde o início de 2012, o Salgado Filho ficou fechado para pousos e decolagens por mais de 200 horas
Crédito: Vinícius Carvalho/ Diário de Canoas / CP

Após o fechamento do Aeroporto Salgado Filho por quase quatro horas em função da neblina, na manhã desta segunda-feira, o terminal deve receber uma visita técnica até o fim da semana. Conforme a Secretaria da Aviação Civil, os técnicos da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) farão uma última vistoria para averiguar as instalações do sistema antineblina ILS II – e se foram finalizadas as modificações necessárias para que o equipamento entre em operação.

Para substituir o equipamento ILS I pelo ILS II é necessário ampliar a pista ou retirar obstáculos como árvores da região. A Infraero garante que as obras exigidas foram concluídas e os testes realizados. Se a Anac aprovar as modificações, um relatório vai ser emitido com a liberação do funcionamento do aparelho, que minimiza os problemas de visibilidade para pousos e decolagens.

A pasta ligada à Presidência da República confirmou que a expectativa é de operação do equipamento antes da Copa. A liberação de mapas e cartas de navegação também depende da vistoria, prevista para os próximos dias.

Desde o início de 2012, o Salgado Filho ficou fechado para pousos e decolagens por mais de 200 horas. Somente no ano passado foram 120 horas de terminal inoperante. Para que os pilotos pousem ou decolem no aeroporto, a visibilidade precisa ser de 800 metros e o teto, de 60. Já com o ILS II, é possível partir ou aterrissar com 350 metros de visibilidade horizontal e 30 metros de visão vertical.

Correio do Povo



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho

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2 respostas

  1. Um verdadeiro absurdo o que está acontecendo no caso do aeroporto que coisa complicada. Vejo muito despreparo e uma falta enorme de gestão por parte do Governo Federal, já, que a Infraero está ligada diretamente a União Federal. Tudo é muito demorado, tudo é muito complicado, tudo é resolvido de forma de gestão amadora e sem interesse qualquer de resolverem os projetos e problemas em andamentos nas obras do Salgado Filho. Aliás, esqueci: Tudo de acordo no verdadeiro Padrão FIFA.

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  2. Com mil c@r@lhos… a rádio falou que a instalação estava prevista para setembro, mas esta notícia diz que só basta a comprovação de reformas já realizadas para o funcionamento… que “organização” heim!

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