Complexo eólico no extremo sul do RS será o maior da América Latina

Obra garantirá ao Rio Grande do Sul a posição de maior complexo eólico da América Latina, perdido em 2012 para o complexo Alto Sertão I, na Bahia

Parque de Osório - Foto: Gilberto Simon - Porto Imagem

Parque de Osório – Foto: Gilberto Simon – Porto Imagem

Três parques eólicos que serão construídos em cidades do extremo sul do Rio Grande do Sul vão garantir novamente ao Estado a posição de maior complexo eólico da América Latina, perdido em 2012 para o complexo Alto Sertão I, na Bahia. O primeiro deles, na cidade de Chuí, teve a assinatura da ordem de serviço para o início das obras nesta segunda-feira (5). Os outros dois parques, na praia do Hermenegildo e em Santa Vitória do Palmar, se juntam ao parque do Chuí para formar o Complexo Eólico Campos Neutrais, com investimento total de R$ 3,5 bilhões. Capitaneado pela Eletrosul, o projeto prevê a instalação de 302 aerogeradores, com capacidade de 583 megawatts.

Revista Amanhã



Categorias:Energia, Energia Eólica, Formas alternativas de energia

Tags:, , , ,

7 respostas

  1. Tomara que a energia ficasse no RS, mas como não atrai empresas pelo contrário as afasta a todo custo, descuida a energia vai para São Paulo e não é difícil vejam o exemplo de Xangri-lá. O governo gaúcho trabalha mais para o partido dele do que para o estado gaúcho.

    • O sistema é interligado! A energia não vai garantidamente para São Paulo (pra industria automotiva da usina de Xangri-lá). A energia é produzida aqui e gera impostos aqui, onde é consumida não temos como saber pois é tudo interligado. O que a empresa fez foi dizer, vamos fazer uma industria que coloque no sistema interligado a mesma coisa que nós consumimos aqui na fábrica.

      • Corrigindo: O que a empresa fez foi dizer, vamos fazer uma usina que coloque no sistema interligado a mesma coisa que nós consumimos aqui na fábrica.

  2. Bom pro estado, pro mundo, e pro sul do RS.
    haha

  3. Será que vão vender parte da energia pro Uruguai?

    • É provável… O Uruguai também tem algumas turbinas, mas não são naquela região.

      Uma curiosidade, há menos de 50 anos aquela região era desconectada do restante do Brasil e dependia do Uruguai para ter energia e telefone.

  4. Finalmente algo para alavancar o desenvolvimento da metade sul.

Faça seu comentário aqui: